domingo, 13 de setembro de 2015

XVII Bienal - Onze Linhas de uma Grande História

Por Gabriel Guimarães
 

A cidade do Rio de Janeiro, talvez alheia ao que o dia reservava ou até por causa desse conhecimento, amanheceu em prantos pelo fim de mais uma edicão da Bienal Internacional do Livro. Enquanto muitos habitantes da capital carioca tenham optado por descansar e ter um domingo de repouso, uma grande quantidade ainda se viu estimulada a visitar o Rio Centro para conferir ofertas de saldão  que as editoras e demais revendedoras poderiam estar disponibilizando em cima do material que haviam levado para o evento. E ninguém saiu de mãos vazias, ao menos no que diz respeito aos leitores de quadrinhos.

"Quem Matou João Ninguém"
foi um dos títulos interessantes
de quadrinhos da Draco
"Pílulas Azuis" foi um
dos títulos em promoção
na Nemo
Enquanto a editora Nemo, parte do Grupo Autêntica ofereceu 40% de desconto em todos os seus títulos, com destaque para a Coleção Moebius, a editora Draco disponibilizou uma promoção de 4 livros pelo preço de 3, estimulando a venda de seus muitos títulos de fantasia escritos por autores brasileiros, além de seus conteúdos de arte sequencial, como "Quem Matou João Ninguém", escrita por Zé Wellington e desenhado por uma grande equipe de profissionais, composta por Wagner Nogueira, Wagner de Souza, Cloves Rodrigues, Ed Silva, Alex Lei e Rob Leon.


Outro estande de destaque no dia foi o vizinho da Draco, ocupado pela empresa Copag, de jogos de cartas, que vêm se expandindo nos últimos anos e lançado vários conteúdos de entretenimento em formato portátil, como versões dos jogos de tabuleiro clássicos, como "Banco Imobiliário", além de alternativas mais novas, como "Convocados" e "Pingo no I". Outro destaque do estande fica por conta do jogo de cards colecionáveis Battle Scenes, que vem figurando os personagens da Marvel em disputas que buscam assemelhar as épicas disputas do clássico "Magic: The Gathering", segmento este que também esteve presente na Bienal no estande da Devir.

Artes originais de roteiros de histórias da Mônica
estiveram expostas no estande da Panini
O alvoroço, contudo, inviabilizou em vários momentos do dia uma visita calma aos estandes, em especial aqueles que dispunham de obras inéditas ou que estiveram com autores assinando seus  materiais, como foi o caso da Panini, que recebeu mais uma vez o quadrinista Maurício de Sousa e viu suas filas crescerem de forma impressionante. De forma muito solícita, o criador da Turma da Mônica atendeu a todos os visitantes, recebendo cada um com um grande sorriso no rosto e um aperto de mãos simpático e um olhar carinhoso. Até o público que conferiu o momento através das paredes transparentes da área onde o autor se encontrava foi agraciado com uma salva de aplauso do mestre, que até posou para fotos enquanto o fã seguinte entrava na cabine par pegar seu autógrafo.


O dia foi muito movimentado, mas extremamente proveitoso, e certamente os Pavilhões do Rio Centro foram palco de grandes momentos, tanto para o enriquecimento da literatura como campo, quanto de cada leitor como indivíduo e como comunidade. Quem teve a oportunidade de visitar a XVII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, com certeza pode sentir o quanto essa paixão vem conquistando novos leitores, e o quanto isso pode dar esperanças para o futuro de nossa sociedade, com gerações mais atentas e conscientes ao mundo que lhes cerca, e quanto ao seu papel em todo o grande contexto das coisas. Foi uma oportunidade de reencontrar amigos, criar novos laços e, principalmente, celebrar essa paixão que norteia nossos dias no mercado editorial brasileiro. Em 2017, haverá mais por se contar, mas, até lá, muitas histórias ainda hão de ser escritas. Vamos lá!

sábado, 12 de setembro de 2015

XVII Bienal - Dez Dias e Noites Literárias

Por Gabriel Guimarães




O último sábado e décimo dia da XVII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro foi de muito movimento pelos autores presentes e pelas promoções que começam a crescer. Com uma proposta de engajar ainda mais os visitantes, os organizadores do evento, inclusive, promoveram uma caça ao tesouro, por assim dizer. Escondendo vale-prêmios nas áreas comuns dos Pavilhões, que valiam desde edições autografadas e fotos com autores internacionais até iPads, a gerência da Bienal conseguiu cativar o público mais dedicado, que teve a oportunidade de vivenciar experiências inesquecíveis no cenário literário a que tanto estão acostumados.

Modelos de vales espalhados pelas áreas comuns dos Pavilhões do Rio Centro
As paredes da sala de autógrafos estava
completamente lotada dos post-its parabenizando
os 80 anos de Maurício de Sousa
Um dos principais destaques do dia ficou por conta do estande da editora Panini, que apresentou o lançamento oficial do novo volume da série Graphic MSP, com o titulo "Turma da Mata - Muralha", feita pelo trio Roger Cruz, Davi Calil e Artur Fujita. Os três estiveram presentes e assinaram as cópias de muitos ávidos leitores, dentro do espaço criado pela editora para homenagear os 80 anos do quadrinista Maurício de Sousa. Sentados à frente dos post-its com mensagens de congratulações dos visitantes e autores para o padrinho da arte sequencial brasileira, e assinando sua nova obra composta com os personagens criados pelo próprio Maurício em sua ampla carreira editorial, os autores realmente puderam se sentir parte do universo mágico construído no decorrer da carreira desse grande profissional, que é o grande homenageado dessa edição da Bienal.

O próprio Maurício, inclusive, esteve presente em vários estandes, autografando seus recentes lançamentos, pelas editoras Santuário e Boa Nova. A partir dos mais de 40 lançamentos com os seus personagens apenas neste evento, o quadrinista deu mais uma prova do seu amor pelo meio e do meio para com ele. As filas estiveram completamente ocupadas em cada ocasião e o carinho dos leitores foi algo fortemente sentido.

Autores de literatura fantástica urbana ainda estiveram presentes, também, no estande da editora Aquário Editorial, promovendo a antologia de contos "O Outro Lado da Cidade", que contou com a presença de alguns de seus autores, como Ana Cristina Rodrigues, Taíssa Reis, Lucas Rocha, Bárbara Morais, Vinícius Lisbôa e Mary C. Muller, que aproveitaram para autografar a edição nos respectivos contos que cada um escreveu. A escritora Ana Lúcia Merege também esteve presente assinando seus livros publicados pela editora Draco e recebeu muito bem o público, lado a lado com o roteirista Raphael Fernandes, que autografou sua história em quadrinhos "Apagão - Cidade Sem Lei Luz".


O evento foi bastante agitado e corrido hoje, com um misto de expectativa e um saudosismo prévio já em mente com o encerramento do evento amanhã. Contudo, o dia final será certamente memorável e grandes experiências ainda estão por vir. Então, uma vez mais, destacamos #PartiuBienal!

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

XVII Bienal - Nove Capítulos de Ação e Emoção

Por Gabriel Guimarães


O nono dia da XVII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro  começou com destaque para bons descontos em estandes como o Grupo Autêntica, que dispôs algumas das graphic novels publicadas por seu selo Nemo com 40% a menos no seu preço normal. Obras como "O Muro", de Céline Fraipont e Pierre Bailly, e "Uma Metamorfose Iraniana", de Mana Neyestani, são alguns dos títulos que chamam bastante a atenção. O estande da editora Martins Fontes é outro que promoveu um corte dos preços de seus livros pela metade, com destaque para os títulos da "Mafalda", do argentino Quino, e a Novo Conceito também apresentou preços especiais em vários de seus exemplares, proposta similar às editoras PubliFolha, Leya e nos estandes de sebos como o PromoLivros e a Livraria São Marcos.

Árvore de livros no estande da Novo Conceito
oferece um bom local de repouso e convida a conferir os títulos
em promoção da editora

Jovem Nerd chegando ao espaço Cubovoxes
Com o último dia das turmas de colégios em excursão, muitos estudantes lotaram  os Pavilhões do Rio Centro, em especial o Verde, onde o estande da RedZero, curso de desenvolvimento de games e modelagem 3D, atraiu os visitantes para jogar partidas de futebol virtual e dançar para o Kinect ao som das músicas do momento. Para agregar a galera nerd, o estande ainda promoveu a vinda à Bienal dos blogueiros Alexandre "Jovem Nerd" Ottoni e Deivi "Azaghal" Pazos, donos de uma das produtoras de mídia mais reconhecidas no meio virtual. A multidão acompanhou os empreendedores até sua palestra no espaço Cubovoxes e acompanhou com grande afinco o depoimento da dupla sobre sua trajetória no mercado. Ao som da tradicional saudação do portal, o entorno do espaço foi bastante claro sobre o reconhecimento que a mídia alcança junto ao seu público. O site do curso que promoveu toda essa experiência pode ser conferido no link aqui.

O público tem comparecido em massa ao evento, mesmo no
meio de semana
O que chama a atenção é que essa edição da Bienal começou acertando em um ponto problemático das últimas edições: o preço dos livros.  Entretanto, o que parecia apontar para aprimorar a experiência do evento tornou a ser um desgaste no decorrer dos dias. No movimento agitado da semana, os preços dos estandes encontravam-se similares aos das lojas fora do evento, e isso gerou as mesmas críticas dos anos anteriores. Agora, na reta final da feira, parece que os responsáveis pela administração de cada estande torna a dar o braço a torcer, oferecendo descontos atraentes e convidativos.  Quem tiver a chance de visitar o Rio Centro este final de semana, certamente, encontrará boas promoções e, espera-se, tenha sua veia literária reacendida e inflamada por mais dois anos, pelo menos. Aguardemos para ver, e nos encontramos por lá!

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

XVII Bienal - Oito Capítulos de Paixão Literária

Por Gabriel Guimarães




"Quando Tudo Começou" é mais um livro entre os bons lançamentos
da Nemo em 2015 e que chegou ao mercado durante a Bienal
No oitavo dia da XVII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, o dia foi de movimento moderado, em essência. Fora das excursões escolares, o público mais dedicado que esteve presente nos Pavilhões do Rio Centro foram com objetivos previamente traçados, como conferir a sessão de autógrafos da autora Bruna Vieira e da quadrinista Lu Cafaggi no estande do Grupo Autêntica, pelo qual publicaram sua parceria, o livro recém-lançado "Quando Tudo Começou". Focando em experiências pessoais de Vieira durante sua juventude e ilustrado com a sensibilidade característica do trabalho da desenhista mineira, a obra apresenta com leveza certos dilemas vivenciados por muitas jovens durante sua fase de mocidade e é certamente um exemplar que vale a pena ser conferido.

Outro evento que atraiu muitos leitores foi o debate com os autores Eduardo Spohr e Bráulio Tavares acerca da narrativa no gênero da literatura fantástica, realizado no espaço Cubovoxes. Tal qual foi feito com o autor Jeff Kinney, o evento foi gravado e transmitido via Periscope ao vivo, e pode ser conferido ainda neste link aqui.

Bráulio Tavares e Eduardo Spohr no Cubovoxes
Alguns estandes, ainda, trouxeram material de arte sequencial interessante, como foi o caso da Livraria Francesa, que contou com peças de "Tintin", de Hergé, e "Asterix", de René Goscinny e Albert Uderzo, em sua língua original. O acabamento privilegiado, característica já do mercado de quadrinhos francês, só não foi mais admirado por conta do preço elevado do material em função da valorização do Euro diante da fase delicada da economia brasileira. O que poderia ser uma oportunidade de conferir artigos de grande qualidade e valor cultural acaba se tornando um luxo que precisa ser avaliado várias vezes antes de se adquirir, infelizmente. Ainda assim, uma visita ao estande recompensa por ver a bela forma como a bandé desinée é encarada nos mercados de além do oceano.

Em contrapartida, uma iniciativa muito bacana que tem rolado a Bienal toda foi a do estande da Sextante, que, em meio à moda recente dos livros de colorir, disponibilizou um espaço para visitantes de todas as idades saírem pintando imagens que vão desde as páginas de revistas às paredes de um quarto montado especificamente para o evento, com imagens dos personagens de Maurício de Sousa e elementos ornamentais. Com esse viés, a editora também lançou mais duas edições da Turma da Mônica e da Tina com essa proposta, que podem ser conferidos no estande.

Amanhã, começa, de fato, a reta final, de mais essa edição da Bienal, mas o evento ainda certamente reserva grandes experiências nos dias por vir. Nos vemos lá!

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

XVII Bienal - Sete Dias de Jornada

Por Gabriel Guimarães


O sétimo dia da XVII edição da Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro foi um dia majoritariamente dedicado aos alunos de colégios em excursão nos três Pavilhões do evento. Aproveitando muitas ofertas nos corredores e estandes laranjas, o público infantil se sentiu prestigiado, podendo ainda conferir a exposição em homenagem aos 80 anos do quadrinista Maurício de Sousa. Com exemplares de amostra dos lançamentos recentes protagonizados pelos personagens da Turma da Mônica, Astronauta, Horácio, entre as muitas criações do desenhista paulistano, a exposição ofereceu aos jovens a oportunidade de conhecer mais das raízes do desenhista e suas novas empreitadas no mercado, como a "Turma da Mônica Jovem" reinterpretando a clássica lenda de Troia, em volume trabalhado todo em cordel e publicado pela editora Melhoramentos.


Editoras, ainda, como a L&PM ofereceu títulos no formato pocket de personagens clássicos, como "Recruta Zero", de Mort Walker, "Hagar, O Terrível", de Dick Browne, e "Radicci", do brasileiro Iotti; e adaptações de clássicos da literatura para o estilo mangá, como "Os Irmãos Karamazov", de Fiódor Dostoiévski, e "A Interpretação de Sonhos", do psiquiatra Sigmund Freud; além de livros e mangás de forte apelo ao público de jovens adultos, como "Além do Tempo e Mais um Dia", da brasileira Lu Piras, e "Solanin", de Inio Asano (obra esta que já comentamos aqui no blog antes).

Outro estande interessante foi o da editora Zahar, disposto em um palanque de altura maior que os demais, com uma área interna para leitura, e com muitas obras de fantasia relançadas em formato mais cuidadoso, além de também contarem com versões pocket, como as clássicas obras de Alexandre Dumas e Edgar Rice Burroughs. Quase em frente a esse estande, a editora Leya disponibilizou o trono de ferro da série televisiva "Game of Thrones", baseada nos livros do escritor George R. R. Martin, o que cativou a atenção dos jovens estudantes, que fizeram fila para tirar fotos sentados na réplica.

Com o término da primeira semana de evento, a Bienal começa a se direcionar para o encerramento neste final de semana, mas certamente ainda há o que conferir no Rio Centro, palco dessas grandes experiências dos últimos dias. Até lá, #PartiuBienal!

terça-feira, 8 de setembro de 2015

XVII Bienal - Seis Epopeias Literárias

Por Gabriel Guimarães


O sexto dia da XVII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro foi menos lotado que os anteriores, porém, igualmente movimentado. Os maiores estandes do Pavilhão Azul receberam atenção, com destaque para o do Grupo Editorial Record, que levou seus títulos baseados no popular game "Assassin's Creed" e na HQ/série de televisão "The Walking Dead". Em algumas de suas prateleiras, dentro do estande, estiveram dispostos, ainda, os álbuns do personagem de quadrinhos "Asterix", de René Goscinny e Albert Uderzo, e manuais referentes ao universo ficcional de "Star Wars". Os descontos no estande eram condicionados pela compra de um determinado número de volumes, mas uma visita ao estande é recomendada.

Localizado no mesmo corredor central, o estande do selo Companhia das Letras é outro que vale uma visita. Com estantes dedicadas a cada um de seus respectivos selos editoriais, desde a Suma de Letras (que conta com grande acervo de obras do popular e aterrorizante escritor Stephen King) até a Quadrinhos na Companhia, com títulos clássicos do quadrinista norte-americano Will Eisner (que já foi homenageado em diversas ocasiões aqui, aqui e aqui no blog) e a adaptação para os quadrinhos do livro do amazonense Milton Hatoum, "Dois Irmãos", feita propositadamente pelos irmãos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá e lançada recentemente no mercado.


Contando com menos espaço que estes dois, mas ainda assim uma área bastante considerável, o Grupo Autêntica, do qual o selo Nemo faz parte, também se encontra no Pavilhão Azul, com clássicos europeus como a sua primorosa Coleção Moebius e volumes como "Companheiros do Crepúsculo", de François Bourgeon; conteúdo produzido primeiro na internet brasileira, como são os casos de "Bear", da quadrinista Bianca Pinheiro, e "Como Eu Realmente", ilustrado e escrito por Fernanda Nia; e novos títulos de questionamento e mudança de perspectiva cultural, como "O Mundo de Aisha", de Ugo Bertoti, "Uma Metamorfose Iraniana", de Mana Neyestani, e "Pílulas Azuis", do francês Frederik Peeters (este último, que, inclusive, já foi adaptado para o cinema ano passado, e cuja página no IMDB pode ser conferida aqui). O estande ainda conta com um grande lote de livros e quadrinhos a preços convidativos, valendo ressaltar a presença, entre estes, dos títulos de "Boule & Bill", criados pelo belga Jean Roba e atualmente produzidos pelo seu outrora assistente Laurent Verron, que conseguiu levar os personagens às telas de cinema e até para videogames.

Concluindo os destaques deste Pavilhão de hoje, o estande da PubliFolha, em meio aos seus temas principais de turismo e culinária, apresentou também 3 títulos interessantes de arte sequencial, publicados pelo seu selo Três Estrelas, "Trinity - A História da Primeira Bomba Atômica em Quadrinhos", de Jonathan Fetter-Vorm, "O Golpe de 64", dos brasileiros Oscar Dilagallo e Rafael Campos Rocha, e "A Morte de Stálin", da dupla Fabian Nury e Thierry Robin. Apesar de não haver desconto nesses itens, sua presença no estande aponta que a editora está começando a se aventurar na nona arte e um potencial crescimento nesse segmento poderia ser bastante interessante, principalmente levando em consideração a diversidade de fontes dos trabalhos publicados por eles até o momento. Que este seja apenas o início!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

XVII Bienal - Cinco Vogais de Uma Longa Jornada

Por Gabriel Guimarães



A Argentina foi o país homenageado nesta XVII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, com espaços especiais preparados para apresentar ao público no Pavilhão Verde a história de alguns dos autores de maior renome do país, como Adolfo Bioy Casares e Jorge Luis Borges. A fim de aproveitar também a forte cultura literária do nosso vizinho latino, os organizadores montaram uma área no Pavilhão Azul para realizar debates e palestras (onde, ontem, os cartunistas Ziraldo e 'Tute' estiveram presentes), com detalhes dos trabalhos de vários quadrinistas argentinos em cada banco disposto para que os visitantes que ali repunham suas energias ou sentavam para conferir a programação. Ao mesmo tempo, obras do país ganharam destaque nos estandes das editoras, como é o caso das antologias de contos urbanos fantásticos do pseudônimo Bustos Domeq na editora Globo; as coletâneas de Mafalda e os volumes do "Eternauta" na Martins Fontes; o livro "O Segredo dos seus Olhos", do escritor Eduardo Sacheri, pelo selo editorial Suma de Letras, da Companhia das Letras, entre muitos outros. A quem interessar conferir, o portal argentino AIM Digital comentou sobre o evento e sua postura quanto à cultura do país, e a matéria pode ser conferida aqui.
Entretanto, a quinta parte da Bienal não contou apenas com as boas notícias da parte do país homenageado. Em mais um dia de muito público, o estacionamento novamente deixou a desejar em termos de organização e o trânsito ao redor do Rio Centro apresentou mudanças que tornaram caótico o trajeto de quem chegava e saía do evento. Esperar em filas, tanto de carros quanto de pessoas, infelizmente, acabou sendo a ordem do dia.

Inteiramente alheios aos problemas externos, os estandes atenderam muito bem ao público, principalmente levando em consideração o fato de que o o limite dos espaços referentes a cada editora se encontrava excedido em sua grande maioria. Inspecionando mais a fundo, os estandes de maior sucesso no dia foram os pertencentes a sebos, como a Livraria São Marcos, a PromoLivros e o 'Feira de Livros', cada um com grandes ofertas em materiais da arte sequencial, indo desde encadernados importados de "Walking Dead", dos americanos Robert Kirkamn e Charles Adlard, passando por muitos qualificados livros teóricos da editora Criativo como "Eisner/Miller", chegando às edições nacionais da adaptação para os quadrinhos europeus da obra "Em Busca do Tempo Perdido", clássico escrito por Marcel Proust.

Outro destaque foi uma a área montada pela Coca-Cola no Pavilhão Verde que vendia garrafinhas pequenas personalizadas com o nome dos visitantes no ato da compra destas. O material, parte de promoções passadas da empresa, era vendido a R$6,00 e oferecia, ainda, a opção do comprador  adquirir, junto de quatro garrafinhas, uma miniatura do engradado onde os refrigerantes, de fato, são guardados em muitos restaurantes. O objeto foi bastante requisitado, em especial por famílias, que procuravam aproveitar a oportunidade de eternizarem nomes menos usuais nas garrafinhas para guardarem para si ou para presentearem amigos e conhecidos.

Um dia muito agitado, mas gratificante - assim, pode-se caracterizar mais este dia de Bienal. Ultimamente, pode parecer que ressaltamos os problemas estruturais do evento em detrimento de focar na experiência de dentro dos Pavilhões em si, contudo, visamos realizar uma análise integral do evento, e apenas pesando os prós e os contras, podemos ter uma consideração adequada de todos os fatores que constituem a Bienal em sua integralidade. Uma vez mais nos despedimos por aqui, ressaltando que o evento ainda reserva muito para os próximos dias desta semana, e esperamos poder encontrá-los lá!

domingo, 6 de setembro de 2015

XVII Bienal - Quatro Linhas de Prosa e Verso

Por Gabriel Guimarães
 

Ziraldo e 'Tute' falaram sobre quadrinhos
no estande da Argentina
O quarto e mais lotado dia da XVII edição da Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro foi marcado por muitas atividades para engajar o público. Além do comércio dos estandes, o dia foi marcado por duas palestras focadas na arte sequencial, a primeira realizada no estande da Argentina, país homenageado pelos organizadores do evento, com a participação do cartunista Ziraldo e do quadrinista argentino Juan 'Tute' Matías Loiseau; a segunda, ocupou o Café Literário, e teve participação dos gêmeos paulistas Fábio Moon e Gabriel Bá, Tiago 'Elcerdo' Lacerda, um dos organizadores da revista "Beleléu" e o cartunista Allan Sieber.

Na área Conexão Jovem, onde autores apresentam um pouco de sua trajetória pessoal com o público, o destaque ficou por conta do norte-americano Jeff Kinney, criador da série "Diário de um Banana", e o escritor Eduardo Spohr. Kinney apresentou sua raiz na nona arte e atendeu a muitos jovens leitores, proporcionando uma ótima experiência a todos que estiveram presentes (àqueles que não puderam conferir ou que queiram conferir mais a fundo como foi o papo, a página da Bienal no Facebook compartilhou um link de transmissão simultânea ao vivo via Periscope - a gravação pode ser conferida no link aqui).

Se, do lado de dentro dos Pavilhões do RioCentro, o ambiente era muito agradável e estimulante, o gerenciamento do estacionamento deixou muito a desejar, com confusão no direcionamento dos carros e falta de orientação dos funcionários sobre registro dos veículos deixados no local. Com o elevado gasto de cada visitante com o serviço, este poderia ser melhor organizado, principalmente levando em consideração as obras sendo feitas nas principais vias de acesso e as complicações decorrentes disso.

Os leitores ainda puderam se encontrar com alguns de seus autores favoritos hoje, como Maurício de Sousa em frente ao estande da Panini, Raphael Draccon no espaço Cubovoxes e Afonso Solano no estande da editora Leya, assinando seu livro "Espadachim de Carvão". Neste último estande, ainda, foi disponibilizado um fliperama temático para os visitantes poderem se divertir jogando um game de batalha espacial, em alusão ao lançamento da editora, "Armada", segundo livro do escritor norte-americano Ernest Cline, que teve também seu primeiro livro, "Jogador Nº1", relançado com novo design.


O dia foi o de maior movimento até agora nesta edição da Bienal
Para os fãs do gênero de terror, ainda ocorreu um debate aberto no estande do site de comércio online Submarino com os escritores Alexandre Callari e Cesar Bravo, que já foram publicados pela editora DarkSide, onde comentaram sobre suas origens e relação com o tema e as novas facetas desse gênero literário no Brasil e no mercado editorial.

O dia foi muito agitado, mas certamente recompensador para aqueles que estiveram presentes para vivenciá-lo. E você, o que está esperando? #PartiuBienal

sábado, 5 de setembro de 2015

XVII Bienal - Três Volumes de Paixão Literária

Por Gabriel Guimarães



O público do terceiro dia da XVII Bienal Internacional do Livro na cidade do Rio de Janeiro foi compareceu em massa ao evento, gerando alguma demora em filas, contudo, o dia reservou grandes experiências e oportunidades àqueles que visitaram o Rio Centro nesta manhã/tarde/noite de condições climáticas desfavoráveis. Se, do lado de fora dos Pavilhões, o vento era implacável e tornava o uso de casacos e jaquetas obrigatório, do lado de dentro destes, o fator humano esquentou muito o dia dos autores e profissionais do mercado editorial brasileiro.

Edições da Mafalda vendidas
no estande da Martins Fontes
Contando com muitos escritores tupiniquins, como Ana Luisa Piras, Raphael Montes, Thalita Rebouças e Ana Lúcia Merege, os estandes promoveram muitas sessões de autógrafos, além de apresentarem grande acervo de obras importadas e ainda inéditas aqui no Brasil. A loja Saraiva, por exemplo, apresentou quatro estantes com prateleiras abarrotadas de encadernados norte-americanos das gigantes Marvel e DC, junto de obras que exploram o imaginário do leitor, como a clássica trilogia "Senhor dos Anéis", do escritor britânico John Ronald Reuel Tolkien. Coleção esta que encontra-se disponível também no estande da editora Martins Fontes, que conta com alguns grandes quadrinhos do país homenageado dessa edição da Bienal, como os dois volumes de "Eternauta", da dupla Hector Oesterheld e Francisco Solano López (este último que já foi homenageado aqui no blog), fora a coleção extraordinária e diversificada de tiras da personagem Mafalda, de Quino. Juntando-se a eles, encontra-se o lançamento da editora "Maurício - O Início", com os primeiros livros infantis produzidos pelo quadrinista Maurício de Sousa.

Show apresentado para as crianças no
O próprio quadrinista, inclusive, esteve presente na Bienal hoje, em atividades constantes nos estandes das editoras Sextante, Girassol e Panini. O público infantil e adulto ficou muito animado com a oportunidade de ver de perto o quadrinista, e ainda pode conferir um pequeno show dedicado às crianças, no palco onde poetas vinham declamando seus versos ao público nos dias anteriores.

As peças do xadrez Marvel tem alto
nível de acabamento
Algo, porém, que chamou a atenção dos visitantes dedicados à arte sequencial foi a ausência de material da editora Salvat. Com suas coleções de banca dos personagens da Marvel (a partir de outubro deste ano, - ainda vale ressaltar - a editora Eaglemoss anunciou que estará lançando o equivalente desta coleção referente aos personagens da DCno Brasil, segundo noticiado pelo blog "Mutante X", que pode ser conferido aqui), a editora foi procurada por colecionadores que haviam perdido algum dos volumes publicados quinzenalmente, entretanto, ela não montou estande e tampouco seu material foi disponibilizado em outros estandes de revenda. Em contrapartida, aproveitando este momento de coleções de banca para o mercado de nicho, a editora Planeta DeAgostini apresentou em seu estande uma coleção de peças de xadrez com os personagens da Casa das Ideias, com destaque para o conjunto dos Vingadores. Produzidas em boa quantidade de variações, as peças foram muito admiradas pelo público, que poderia fechar um pacote de assinatura da série no local. O mesmo também foi oferecido para iniciantes na coleção dos quadrinhos de Star Wars, já lançado em banca e com resultados muito positivos. Não há, porém, a opção de adquirir no estande volumes avulsos de quaisquer coleções, mas, ainda assim, vale uma visita para conferir a qualidade impressionante desse material.

Continuem ligados que ainda há muito a comentar sobre essa edição da Bienal, e podendo conferir pessoalmente, o façam. Nos vemos lá!

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

XVII Bienal - Dois Novos Capítulos

Por Gabriel Guimarães


O segundo dia da XVII edição da Bienal Internacional do Livro na cidade do Rio de Janeiro foi de bastante movimento. As turmas de colégios em excursão lotaram os estandes na maior parte do dia, acompanhando em especial o movimento de figuras das novas mídias como o vlogger Christian Figueiredo, que lançou pela editora Novo Conceito dois livros da série "Eu fico Loko", com crônicas da vida adolescente atual. Com senhas para assinaturas que esgotaram em segundos, muitos jovens se reuniram próximo à região do Espaço Maracanã, onde era realizado  encontro com o autor. Essa proposta de contato do autor com o público em área anexa dos Pavilhões ao invés de dentro destes foi algo que se repetiu com o quadrinista Maurício de Sousa, que esteve assinando o "Caderno de Receitas da Magali", lançado pela editora SENAC. O desenhista, homenageado ontem pelos organizadores e pelo mercado, esteve na área da Praça Copacabana, localizada próxima à principal praça de alimentação do evento, e também atraiu a atenção de muitas crianças que por ali passavam. Essa nova proposta de interação reduz a aglomeração nos estandes que acabava causando transtornos e até situações de mal estar nos estandes vizinhos daqueles que sediavam a sessão de autógrafos, contudo, acaba por esfriar um pouco o contato direto do autor com o público, e a localização afastada dos locais destinados a essas atividades freia um pouco o interesse alheio que a presença no Pavilhão normalmente fomentava. É algo a ser avaliado para o futuro, com possíveis abordagens ainda por serem experimentadas com o tempo.

O estande da Sampa é muito recomendado
Dentro do Pavilhão Laranja, um dos destaques foram as ofertas de estandes como a Top Livros, que oferecia quadrinhos como "Terapia", do trio brasileiro Rob Gordon, Marina Kurcis e Mário Cau, e "Perramus", da dupla argentina Alberto Breccia e Juan Sasturain. No Pavilhão Verde, o estande da Nova Sampa foi um dos bastante procurados pelos preços convidativos em um amplo lote de mangás desde "Vagabond", de ,Takehiko Inoue, até "THERMÆ ROMÆ", de Mari Yamazaki. O estande contou, ainda, com encadernados da Panini e revistas-pôsteres lado a lado com álbuns de figurinhas e revistas de atividades e DVDs de  séries clássicas como "National Kid" e "Jaspion", proporcionando, dessa forma, uma experiência completa no universo nerd.

A loja Comix  também contou com novidades hoje, como a edição "O Outro Cão Que Guardava as Estrelas", sequência inédita do trabalho de Takashi Murakami trazida ao Brasil pela editora JBC. O estande também ofereceu desconto em encadernados da editora HQM, como "Harbinger" e "X-O Manowar", ambos da linha Valiant, "Concreto - Nas Profundezas", de Paul Chadwick, e o primeiro volume de "Bone" em cores, de Jeff Smith. Acima de R$100,00 em compras, o estande ainda oferece desconto no pagamento em dinheiro ou cartão de débito, além de oferecer parcelamento para crédito. A Devir também expôs descontos consideráveis em seus conteúdos de quadrinhos, como "Grendel - Preto, Branco e Vermelho", de Matt Wagner, os encadernados de "Tom Strong" e a graphic novel "Badlands - O Fim do Sonho Americano", de Steven Grant e Vince Giarrano. Vale a pena conferir!

Os estandes estão oferecendo bons descontos, em geral. Mesmo aqueles não necessariamente ligados à arte sequencial em si, o que é algo que vinha sendo motivo de reclamações nas edições anteriores e mais recentes da Bienal. Os funcionários também vem sendo muito atenciosos e solícitos, mas a sinalização de determinadas áreas, como aquela onde ocorreram as sessões de autógrafos, poderia ser mais clara e bem estabelecida. É uma transição natural que certamente será melhor implementada no futuro. O mesmo problema se deu com o serviço de aluguel para cadeiras de rodas e carrinhos de passeio para crianças pequenas, que trocou de lugar entre o primeiro dia de evento e hoje, mas não informou à administração para que ela repassasse a nova localização para os pontos de informação e subsequentemente ao público.

O evento vem sendo muito agradável, com menos concentração de visitantes nos corredores dos Pavilhões, mas agora a expectativa é de que o movimento seja bem maior no final de semana e no feriado que o emenda. Naturalmente, é esperado um número menor que na última edição, onde o feriado não foi emendado e, portanto, as pessoas não tinham tanto a opção de viajarem. Ainda assim, o evento promete excelentes momentos e um cenário muito confortável para as famílias e os leitores mais ávidos. #PartiuBienal

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

XVII Bienal - Um Alvorecer Literário

Por Gabriel Guimarães


A XVII edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro começou com uma grande homenagem ao quadrinista Maurício de Sousa, que recebeu o Prêmio José Olympio pelas suas colaborações ao mercado editorial brasileiro. Para honrar os 80 anos completados pelo autor paulistano, a Feira organizou uma exposição muito interessante com direito a uma estátua de sua principal personagem, a Mônica, dando as boas vindas ao setor do Pavilhão Verde onde materiais originais e réplicas de edições clássicas do autor estão expostas. Acompanhando a trajetória pelas décadas desde a criação de seus primeiros personagens, o visitante pode aprender um pouco mais da história da carreira desse grande profissional brasileiro, além de conferir uma imagem holográfica do próprio Maurício, projetada sobre um painel proporcional ao tamanho real do desenhista, ideal para se tirar fotos.

A exposição se localiza próxima ao estande da editora Panini, responsável pela maior parte dos títulos do autor sendo publicados no momento (considerando que a quantidade de parcerias do estúdio de Maurício com as mais diversas editoras, isso é um feito por si só impressionante). Diferente das edições anteriores, em que se encontrava no Pavilhão Azul, desta vez, a editora conta com um espaço razoável com segmentos diferentes dedicados a formatos diferentes de conteúdo. O grande destaque do estande fica por conta dos mangás e do material produzido pelo já mencionado MSP. Alguns dos lançamentos são a nova graphic novel "Turma da Mata - Muralha", produzida pelo trio Roger Cruz, Artur Fujita e Davi Calil; e a reedição atualizada da obra "Maurício de Sousa - Biografia em Quadrinhos". Vale ressaltar a bela capa deste último, com uma série de alusões à carreira do quadrinista, desde influência do clima saudosista das ilustrações do norte-americano Norman Rockwell até uma representação do autor em sua época de repórter policial. Algo, porém, que chamou a atenção foi a ausência de lançamentos programados para a Bienal pela editora, como os encadernados de títulos mensais da Marvel e DC (como "Fabulosos Vingadores" e "Lanterna Verde - A Ira dos Lanternas Vermelhos"), que, curiosamente, podiam ser encontradas disponíveis no estande da Comix, a poucos estandes de distância. Os descontos do estande da Panini mantém-se os mesmos, na casa dos 25%, contudo, o acervo disposto esteve um tanto aquém das expectativas neste primeiro dia.

Outra editora cujo estande aparenta destoar do tradicional nas últimas edições da Bienal foi a Devir, que investiu mais em material de RPG e o crescente fomento no mercado de jogos de tabuleiro alternativos. O conteúdo importado de arte sequencial não parece ter sido trazido desta vez, e as edições presentes no estande limitam-se, em sua maioria, a materiais publicados ao longo da última década. A tradicional editora, inclusive, aparenta dividir o espaço de seu estande com a novata Jambô, com bastante conteúdo no gênero da fantasia, como os quadrinhos do roteirista Marcelo Cássaro, marcado por sua brilhante saga na série "Holy Avenger" e que agora conta lá com as obras "Projeto Ayla" e "DBride - A Noiva do Dragão".

"Quack, do autor Kaji Pato, é outro destaque da Draco
Editoras com estandes mais modestos, ainda, apresentaram muito conteúdo fascinante, como foram os casos da Draco, com antologias de ficção científica e fantasia dividindo espaço com HQs como "Quem Matou João Ninguém?", de Zé Wellington e Wagner Nogueira, e "Apagão - Cidade sem Lei Luz", roteirizada por Raphael Fernandes e ilustrada pelo desenhista 'Camaleão'; da Autographica, que criou um clima muito agradável de descontração que tornou seus livros publicados sobre o meio esportivo e sobre relações entre história e  política bastante convidativos; e a Aquário Editorial, que contou com material de arte sequencial e ficção em geral produzido por profissionais aqui no Rio de Janeiro, como o roteirista capixaba Estevão Ribeiro e sua esposa, a escritora Ana Cristina Rodrigues, e o desenhista Carlos Ruas.

Outra editora com conteúdo interessante aos fãs da arte sequencial é a Ediouro, que relançou em seu selo Pixel os encadernados dos clássicos "Fantasma" e "Mandrake" em capa dura, além de novidades como o primeiro volume da adaptação dos games para os quadrinhos de "The Witcher", e uma antologia com 12 pequenas histórias do personagem "Tarzan" por vários profissionais da nona arte. O preço dessas edições está de excelente tamanho para atrair novos leitores e apresentar conteúdo de belo acabamento no mercado. Há, ainda, edições de personagens como "Popeye", "Recruta Zero", "Hagar"e "Mutts".

Ilustração da capa da adaptação do game "The Witcher" para as HQs

Um ponto negativo, ou talvez informativo, que é necessário ressaltar é que as obras nas vias de acesso ao Rio Centro, que pouco foram entrave hoje, podem complicar consideravelmente a vida dos visitantes nos dias de maior movimento. As alterações nas pistas tornaram o trajeto até o local, no mínimo, confuso e a falta de orientação dos guardas foi um problema. Dentro dos Pavilhões, ainda antes da entrada no evento, também ocorreram pequenos focos de desorientação do público pela ausência de sinalização das entradas. Os funcionários de dentro do evento, contudo, foram extremamente solícitos, e os profissionais dos estandes também receberam a todo o público com sincera dedicação.

O evento já foi muito interessante neste primeiro dia, e a tendência é que grandes momentos ainda estejam por vir, com talentosos profissionais do ramo literário e das artes gráficas tendo espaço junto ao grande público e um ambiente agradável de solicitude entre os gêneros literários que dividem espaço nas estantes dos estandes e nas sacolas de aquisições dos visitantes.