sexta-feira, 11 de setembro de 2015

XVII Bienal - Nove Capítulos de Ação e Emoção

Por Gabriel Guimarães


O nono dia da XVII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro  começou com destaque para bons descontos em estandes como o Grupo Autêntica, que dispôs algumas das graphic novels publicadas por seu selo Nemo com 40% a menos no seu preço normal. Obras como "O Muro", de Céline Fraipont e Pierre Bailly, e "Uma Metamorfose Iraniana", de Mana Neyestani, são alguns dos títulos que chamam bastante a atenção. O estande da editora Martins Fontes é outro que promoveu um corte dos preços de seus livros pela metade, com destaque para os títulos da "Mafalda", do argentino Quino, e a Novo Conceito também apresentou preços especiais em vários de seus exemplares, proposta similar às editoras PubliFolha, Leya e nos estandes de sebos como o PromoLivros e a Livraria São Marcos.

Árvore de livros no estande da Novo Conceito
oferece um bom local de repouso e convida a conferir os títulos
em promoção da editora

Jovem Nerd chegando ao espaço Cubovoxes
Com o último dia das turmas de colégios em excursão, muitos estudantes lotaram  os Pavilhões do Rio Centro, em especial o Verde, onde o estande da RedZero, curso de desenvolvimento de games e modelagem 3D, atraiu os visitantes para jogar partidas de futebol virtual e dançar para o Kinect ao som das músicas do momento. Para agregar a galera nerd, o estande ainda promoveu a vinda à Bienal dos blogueiros Alexandre "Jovem Nerd" Ottoni e Deivi "Azaghal" Pazos, donos de uma das produtoras de mídia mais reconhecidas no meio virtual. A multidão acompanhou os empreendedores até sua palestra no espaço Cubovoxes e acompanhou com grande afinco o depoimento da dupla sobre sua trajetória no mercado. Ao som da tradicional saudação do portal, o entorno do espaço foi bastante claro sobre o reconhecimento que a mídia alcança junto ao seu público. O site do curso que promoveu toda essa experiência pode ser conferido no link aqui.

O público tem comparecido em massa ao evento, mesmo no
meio de semana
O que chama a atenção é que essa edição da Bienal começou acertando em um ponto problemático das últimas edições: o preço dos livros.  Entretanto, o que parecia apontar para aprimorar a experiência do evento tornou a ser um desgaste no decorrer dos dias. No movimento agitado da semana, os preços dos estandes encontravam-se similares aos das lojas fora do evento, e isso gerou as mesmas críticas dos anos anteriores. Agora, na reta final da feira, parece que os responsáveis pela administração de cada estande torna a dar o braço a torcer, oferecendo descontos atraentes e convidativos.  Quem tiver a chance de visitar o Rio Centro este final de semana, certamente, encontrará boas promoções e, espera-se, tenha sua veia literária reacendida e inflamada por mais dois anos, pelo menos. Aguardemos para ver, e nos encontramos por lá!

Nenhum comentário: