sábado, 12 de setembro de 2015

XVII Bienal - Dez Dias e Noites Literárias

Por Gabriel Guimarães




O último sábado e décimo dia da XVII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro foi de muito movimento pelos autores presentes e pelas promoções que começam a crescer. Com uma proposta de engajar ainda mais os visitantes, os organizadores do evento, inclusive, promoveram uma caça ao tesouro, por assim dizer. Escondendo vale-prêmios nas áreas comuns dos Pavilhões, que valiam desde edições autografadas e fotos com autores internacionais até iPads, a gerência da Bienal conseguiu cativar o público mais dedicado, que teve a oportunidade de vivenciar experiências inesquecíveis no cenário literário a que tanto estão acostumados.

Modelos de vales espalhados pelas áreas comuns dos Pavilhões do Rio Centro
As paredes da sala de autógrafos estava
completamente lotada dos post-its parabenizando
os 80 anos de Maurício de Sousa
Um dos principais destaques do dia ficou por conta do estande da editora Panini, que apresentou o lançamento oficial do novo volume da série Graphic MSP, com o titulo "Turma da Mata - Muralha", feita pelo trio Roger Cruz, Davi Calil e Artur Fujita. Os três estiveram presentes e assinaram as cópias de muitos ávidos leitores, dentro do espaço criado pela editora para homenagear os 80 anos do quadrinista Maurício de Sousa. Sentados à frente dos post-its com mensagens de congratulações dos visitantes e autores para o padrinho da arte sequencial brasileira, e assinando sua nova obra composta com os personagens criados pelo próprio Maurício em sua ampla carreira editorial, os autores realmente puderam se sentir parte do universo mágico construído no decorrer da carreira desse grande profissional, que é o grande homenageado dessa edição da Bienal.

O próprio Maurício, inclusive, esteve presente em vários estandes, autografando seus recentes lançamentos, pelas editoras Santuário e Boa Nova. A partir dos mais de 40 lançamentos com os seus personagens apenas neste evento, o quadrinista deu mais uma prova do seu amor pelo meio e do meio para com ele. As filas estiveram completamente ocupadas em cada ocasião e o carinho dos leitores foi algo fortemente sentido.

Autores de literatura fantástica urbana ainda estiveram presentes, também, no estande da editora Aquário Editorial, promovendo a antologia de contos "O Outro Lado da Cidade", que contou com a presença de alguns de seus autores, como Ana Cristina Rodrigues, Taíssa Reis, Lucas Rocha, Bárbara Morais, Vinícius Lisbôa e Mary C. Muller, que aproveitaram para autografar a edição nos respectivos contos que cada um escreveu. A escritora Ana Lúcia Merege também esteve presente assinando seus livros publicados pela editora Draco e recebeu muito bem o público, lado a lado com o roteirista Raphael Fernandes, que autografou sua história em quadrinhos "Apagão - Cidade Sem Lei Luz".


O evento foi bastante agitado e corrido hoje, com um misto de expectativa e um saudosismo prévio já em mente com o encerramento do evento amanhã. Contudo, o dia final será certamente memorável e grandes experiências ainda estão por vir. Então, uma vez mais, destacamos #PartiuBienal!

Nenhum comentário: