domingo, 13 de setembro de 2015

XVII Bienal - Onze Linhas de uma Grande História

Por Gabriel Guimarães
 

A cidade do Rio de Janeiro, talvez alheia ao que o dia reservava ou até por causa desse conhecimento, amanheceu em prantos pelo fim de mais uma edicão da Bienal Internacional do Livro. Enquanto muitos habitantes da capital carioca tenham optado por descansar e ter um domingo de repouso, uma grande quantidade ainda se viu estimulada a visitar o Rio Centro para conferir ofertas de saldão  que as editoras e demais revendedoras poderiam estar disponibilizando em cima do material que haviam levado para o evento. E ninguém saiu de mãos vazias, ao menos no que diz respeito aos leitores de quadrinhos.

"Quem Matou João Ninguém"
foi um dos títulos interessantes
de quadrinhos da Draco
"Pílulas Azuis" foi um
dos títulos em promoção
na Nemo
Enquanto a editora Nemo, parte do Grupo Autêntica ofereceu 40% de desconto em todos os seus títulos, com destaque para a Coleção Moebius, a editora Draco disponibilizou uma promoção de 4 livros pelo preço de 3, estimulando a venda de seus muitos títulos de fantasia escritos por autores brasileiros, além de seus conteúdos de arte sequencial, como "Quem Matou João Ninguém", escrita por Zé Wellington e desenhado por uma grande equipe de profissionais, composta por Wagner Nogueira, Wagner de Souza, Cloves Rodrigues, Ed Silva, Alex Lei e Rob Leon.


Outro estande de destaque no dia foi o vizinho da Draco, ocupado pela empresa Copag, de jogos de cartas, que vêm se expandindo nos últimos anos e lançado vários conteúdos de entretenimento em formato portátil, como versões dos jogos de tabuleiro clássicos, como "Banco Imobiliário", além de alternativas mais novas, como "Convocados" e "Pingo no I". Outro destaque do estande fica por conta do jogo de cards colecionáveis Battle Scenes, que vem figurando os personagens da Marvel em disputas que buscam assemelhar as épicas disputas do clássico "Magic: The Gathering", segmento este que também esteve presente na Bienal no estande da Devir.

Artes originais de roteiros de histórias da Mônica
estiveram expostas no estande da Panini
O alvoroço, contudo, inviabilizou em vários momentos do dia uma visita calma aos estandes, em especial aqueles que dispunham de obras inéditas ou que estiveram com autores assinando seus  materiais, como foi o caso da Panini, que recebeu mais uma vez o quadrinista Maurício de Sousa e viu suas filas crescerem de forma impressionante. De forma muito solícita, o criador da Turma da Mônica atendeu a todos os visitantes, recebendo cada um com um grande sorriso no rosto e um aperto de mãos simpático e um olhar carinhoso. Até o público que conferiu o momento através das paredes transparentes da área onde o autor se encontrava foi agraciado com uma salva de aplauso do mestre, que até posou para fotos enquanto o fã seguinte entrava na cabine par pegar seu autógrafo.


O dia foi muito movimentado, mas extremamente proveitoso, e certamente os Pavilhões do Rio Centro foram palco de grandes momentos, tanto para o enriquecimento da literatura como campo, quanto de cada leitor como indivíduo e como comunidade. Quem teve a oportunidade de visitar a XVII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, com certeza pode sentir o quanto essa paixão vem conquistando novos leitores, e o quanto isso pode dar esperanças para o futuro de nossa sociedade, com gerações mais atentas e conscientes ao mundo que lhes cerca, e quanto ao seu papel em todo o grande contexto das coisas. Foi uma oportunidade de reencontrar amigos, criar novos laços e, principalmente, celebrar essa paixão que norteia nossos dias no mercado editorial brasileiro. Em 2017, haverá mais por se contar, mas, até lá, muitas histórias ainda hão de ser escritas. Vamos lá!

Nenhum comentário: