Por Gabriel Guimarães
Na noite desta quinta-feira, dia 15 de outubro de 2015, ocorreu, na livraria FNAC do Rio de Janeiro, o lançamento da história em quadrinhos "Aurora", criada pela dupla Felipe Folgosi e Klebs Júnior, e produzida a partir do financiamento colaborativo no Catarse. Após ter sido lançada inicialmente em São Paulo na semana passada com grande pompa, o evento em terras cariocas foi mais modesto e se restringiu a um seleto grupo de visitantes.


O público carioca, talvez desanimado com o trânsito caótico do fim de tarde ou, então, alheio ao evento por um desaviso nos meios de comunicação de maior circulação, esteve escasso, para dizer o mínimo. Apenas alguns poucos colaboradores do processo de financiamento compareceram, junto de alguns conhecidos e convidados dos autores. O site "Terra Zero" ainda esteve presente, também, para fazer uma matéria com os autores, tendo entrevistado Folgosi, o que deve ser disponibilizado nos próximos dias no site deles, que pode ser acessado aqui, contudo o saldo final do evento foi bem abaixo do seu potencial.
![]() |
A divulgação do evento, majoritariamente realizada pelas mídias sociais, acabou não surtindo o efeito esperado |
A obra estará disponível na livraria FNAC em seu catálogo de títulos da nona arte e deve chegar ainda a algumas bancas de jornal ao redor do Brasil, seguindo o interesse dos autores em veicular o material nos pontos de venda mais marcantes da arte sequencial no mercado editorial brasileiro. Quem não teve como conferir o evento hoje, a oportunidade de conhecer a obra continua viva e, para quem quiser pegar o autógrafo dos autores na edição, já está confirmada a presença de ambos na Feira Internacional de Quadrinhos, de Belo Horizonte, que ocorrerá no final de segunda semana de novembro (e que nós, do Quadrinhos Pra Quem Gosta, temos o orgulho de anunciar, desde já, que estaremos lá para fazer a cobertura do evento deste ano). O que nos resta, então, é prezar pela bela aurora que os quadrinhos nacionais vêm vivendo, e torcer, em especial no espaço carioca, para que não sejam mais esquecidas.
5 comentários:
Na verdade quem desenhou e criou os conceitos foi Leno Carvalho ( e o projeto teve participação de artistas iniciantes na arte final de parte da revista.)
https://m.facebook.com/ljdecarvalho/
Muito bem acrescentado, Narciso! O Klebs Jr a quem foi creditada a execução do trabalho é o editor do Instituto dos Quadrinhos, empreendimento sediado em São Paulo, que conta com um grande número de artistas profissionais e em treinamento para produzir conteúdo de qualidade para o mercado nacional e estrangeiro. A arte, de fato, a colorização e as demais etapas subsequentes foram realizadas por pessoas agenciadas pelo Instituto, e isso realmente é importante ressaltar.
Agradecemos mais uma vez por compartilhar conosco sua consideração, e esperamos que continue acompanhando as postagens aqui do blog, sempre realizadas na medida do possível!
Mano Gabriel, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-lo a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.
Bom, abraços e até mais então!
Já possuo em minha coleção o n°. 1 de Pátria Armada e Aurora, pena que eu não consegui mais contato com o Klebs Junior e Felipe Folgosi após adquiri-las!
Obrigado, Sávio! Iremos conferir sua página, com certeza!
Certamente, haverá outras oportunidades para você confraternizar com o Klebs e o Felipe, eles são bastante solícitos. =)
Postar um comentário