sábado, 5 de setembro de 2015

XVII Bienal - Três Volumes de Paixão Literária

Por Gabriel Guimarães



O público do terceiro dia da XVII Bienal Internacional do Livro na cidade do Rio de Janeiro foi compareceu em massa ao evento, gerando alguma demora em filas, contudo, o dia reservou grandes experiências e oportunidades àqueles que visitaram o Rio Centro nesta manhã/tarde/noite de condições climáticas desfavoráveis. Se, do lado de fora dos Pavilhões, o vento era implacável e tornava o uso de casacos e jaquetas obrigatório, do lado de dentro destes, o fator humano esquentou muito o dia dos autores e profissionais do mercado editorial brasileiro.

Edições da Mafalda vendidas
no estande da Martins Fontes
Contando com muitos escritores tupiniquins, como Ana Luisa Piras, Raphael Montes, Thalita Rebouças e Ana Lúcia Merege, os estandes promoveram muitas sessões de autógrafos, além de apresentarem grande acervo de obras importadas e ainda inéditas aqui no Brasil. A loja Saraiva, por exemplo, apresentou quatro estantes com prateleiras abarrotadas de encadernados norte-americanos das gigantes Marvel e DC, junto de obras que exploram o imaginário do leitor, como a clássica trilogia "Senhor dos Anéis", do escritor britânico John Ronald Reuel Tolkien. Coleção esta que encontra-se disponível também no estande da editora Martins Fontes, que conta com alguns grandes quadrinhos do país homenageado dessa edição da Bienal, como os dois volumes de "Eternauta", da dupla Hector Oesterheld e Francisco Solano López (este último que já foi homenageado aqui no blog), fora a coleção extraordinária e diversificada de tiras da personagem Mafalda, de Quino. Juntando-se a eles, encontra-se o lançamento da editora "Maurício - O Início", com os primeiros livros infantis produzidos pelo quadrinista Maurício de Sousa.

Show apresentado para as crianças no
O próprio quadrinista, inclusive, esteve presente na Bienal hoje, em atividades constantes nos estandes das editoras Sextante, Girassol e Panini. O público infantil e adulto ficou muito animado com a oportunidade de ver de perto o quadrinista, e ainda pode conferir um pequeno show dedicado às crianças, no palco onde poetas vinham declamando seus versos ao público nos dias anteriores.

As peças do xadrez Marvel tem alto
nível de acabamento
Algo, porém, que chamou a atenção dos visitantes dedicados à arte sequencial foi a ausência de material da editora Salvat. Com suas coleções de banca dos personagens da Marvel (a partir de outubro deste ano, - ainda vale ressaltar - a editora Eaglemoss anunciou que estará lançando o equivalente desta coleção referente aos personagens da DCno Brasil, segundo noticiado pelo blog "Mutante X", que pode ser conferido aqui), a editora foi procurada por colecionadores que haviam perdido algum dos volumes publicados quinzenalmente, entretanto, ela não montou estande e tampouco seu material foi disponibilizado em outros estandes de revenda. Em contrapartida, aproveitando este momento de coleções de banca para o mercado de nicho, a editora Planeta DeAgostini apresentou em seu estande uma coleção de peças de xadrez com os personagens da Casa das Ideias, com destaque para o conjunto dos Vingadores. Produzidas em boa quantidade de variações, as peças foram muito admiradas pelo público, que poderia fechar um pacote de assinatura da série no local. O mesmo também foi oferecido para iniciantes na coleção dos quadrinhos de Star Wars, já lançado em banca e com resultados muito positivos. Não há, porém, a opção de adquirir no estande volumes avulsos de quaisquer coleções, mas, ainda assim, vale uma visita para conferir a qualidade impressionante desse material.

Continuem ligados que ainda há muito a comentar sobre essa edição da Bienal, e podendo conferir pessoalmente, o façam. Nos vemos lá!

Nenhum comentário: