sexta-feira, 4 de setembro de 2015

XVII Bienal - Dois Novos Capítulos

Por Gabriel Guimarães


O segundo dia da XVII edição da Bienal Internacional do Livro na cidade do Rio de Janeiro foi de bastante movimento. As turmas de colégios em excursão lotaram os estandes na maior parte do dia, acompanhando em especial o movimento de figuras das novas mídias como o vlogger Christian Figueiredo, que lançou pela editora Novo Conceito dois livros da série "Eu fico Loko", com crônicas da vida adolescente atual. Com senhas para assinaturas que esgotaram em segundos, muitos jovens se reuniram próximo à região do Espaço Maracanã, onde era realizado  encontro com o autor. Essa proposta de contato do autor com o público em área anexa dos Pavilhões ao invés de dentro destes foi algo que se repetiu com o quadrinista Maurício de Sousa, que esteve assinando o "Caderno de Receitas da Magali", lançado pela editora SENAC. O desenhista, homenageado ontem pelos organizadores e pelo mercado, esteve na área da Praça Copacabana, localizada próxima à principal praça de alimentação do evento, e também atraiu a atenção de muitas crianças que por ali passavam. Essa nova proposta de interação reduz a aglomeração nos estandes que acabava causando transtornos e até situações de mal estar nos estandes vizinhos daqueles que sediavam a sessão de autógrafos, contudo, acaba por esfriar um pouco o contato direto do autor com o público, e a localização afastada dos locais destinados a essas atividades freia um pouco o interesse alheio que a presença no Pavilhão normalmente fomentava. É algo a ser avaliado para o futuro, com possíveis abordagens ainda por serem experimentadas com o tempo.

O estande da Sampa é muito recomendado
Dentro do Pavilhão Laranja, um dos destaques foram as ofertas de estandes como a Top Livros, que oferecia quadrinhos como "Terapia", do trio brasileiro Rob Gordon, Marina Kurcis e Mário Cau, e "Perramus", da dupla argentina Alberto Breccia e Juan Sasturain. No Pavilhão Verde, o estande da Nova Sampa foi um dos bastante procurados pelos preços convidativos em um amplo lote de mangás desde "Vagabond", de ,Takehiko Inoue, até "THERMÆ ROMÆ", de Mari Yamazaki. O estande contou, ainda, com encadernados da Panini e revistas-pôsteres lado a lado com álbuns de figurinhas e revistas de atividades e DVDs de  séries clássicas como "National Kid" e "Jaspion", proporcionando, dessa forma, uma experiência completa no universo nerd.

A loja Comix  também contou com novidades hoje, como a edição "O Outro Cão Que Guardava as Estrelas", sequência inédita do trabalho de Takashi Murakami trazida ao Brasil pela editora JBC. O estande também ofereceu desconto em encadernados da editora HQM, como "Harbinger" e "X-O Manowar", ambos da linha Valiant, "Concreto - Nas Profundezas", de Paul Chadwick, e o primeiro volume de "Bone" em cores, de Jeff Smith. Acima de R$100,00 em compras, o estande ainda oferece desconto no pagamento em dinheiro ou cartão de débito, além de oferecer parcelamento para crédito. A Devir também expôs descontos consideráveis em seus conteúdos de quadrinhos, como "Grendel - Preto, Branco e Vermelho", de Matt Wagner, os encadernados de "Tom Strong" e a graphic novel "Badlands - O Fim do Sonho Americano", de Steven Grant e Vince Giarrano. Vale a pena conferir!

Os estandes estão oferecendo bons descontos, em geral. Mesmo aqueles não necessariamente ligados à arte sequencial em si, o que é algo que vinha sendo motivo de reclamações nas edições anteriores e mais recentes da Bienal. Os funcionários também vem sendo muito atenciosos e solícitos, mas a sinalização de determinadas áreas, como aquela onde ocorreram as sessões de autógrafos, poderia ser mais clara e bem estabelecida. É uma transição natural que certamente será melhor implementada no futuro. O mesmo problema se deu com o serviço de aluguel para cadeiras de rodas e carrinhos de passeio para crianças pequenas, que trocou de lugar entre o primeiro dia de evento e hoje, mas não informou à administração para que ela repassasse a nova localização para os pontos de informação e subsequentemente ao público.

O evento vem sendo muito agradável, com menos concentração de visitantes nos corredores dos Pavilhões, mas agora a expectativa é de que o movimento seja bem maior no final de semana e no feriado que o emenda. Naturalmente, é esperado um número menor que na última edição, onde o feriado não foi emendado e, portanto, as pessoas não tinham tanto a opção de viajarem. Ainda assim, o evento promete excelentes momentos e um cenário muito confortável para as famílias e os leitores mais ávidos. #PartiuBienal

Nenhum comentário: