quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bienal e Quadrinhos

Por Gabriel Guimarães


A cada dois anos, acontece, no Rio de Janeiro, um dos grandes eventos literários do cenário brasileiro, reunindo grandes nomes tanto entre os autores quanto entre os profissionais do livro,: a 15ª edição da Bienal. Sempre pondo os holofotes nessa questão que o país ainda não presta devida atenção, a educação (como expus em matéria antes aqui no blog), o evento é uma referência para as novas gerações de leitores, que se renovam continuamente com toda a produção realizada pelas editoras, ao montarem seus estandes e estimularem leitores a conhecerem os responsáveis por escrever e publicar o material que tanto lhes influenciou e maravilhou.

A cada biênio, o evento cedeu mais espaço para o meio de comunicação que tanto nos fascina, os quadrinhos, e, para este ano, não será diferente. Se, na última edição do evento, os gêmeos Fabio Moon e Gabriel Bá, Maurício de Sousa, Ziraldo e o autor da história "Umbigo Sem Fundo", o americano Dash Shaw, estiveram presentes, este ano, teremos muito em que prestar atenção.


Na última Bienal, o estande da editora Panini teve
até uma estátua em tamanho real do Hulk

Com os lançamentos agendados do terceiro volume da homenagem ao grande padrinho dos quadrinhos no Brasil, o "MSPnovos50" (que teve uma matéria já antes aqui no blog, analisando sua estratégia de divulgação), da premiada HQ "Daytripper", dos gêmeos (que chegou a  ser matéria aqui no blog quando foi indicada ao Eisner Award, que ganhou), e da antologia de tiras de "Os Passarinhos", de Estevão Ribeiro, pela Balão Editorial (cujo editor Guilherme Kroll já foi entrevistado antes aqui no blog), a Bienal deste ano promete ser bastante movimentada e estimulante. 


Com previsão inicial de 640 mil visitantes e uma venda de livros estimada em 2,5 milhões de exemplares, os pavilhões do Rio Centro receberão muito ansiosos todo esse ávido público admirador da leitura em geral e da nossa querida arte sequencial. A cobertura do evento poderá ser conferida aqui no blog, ao longo de matérias especiais que serão publicadas ao longo dos dias 1º a 11 de setembro. Aos que pretendem ir conferir a Bienal em algum desses dias, fica desde já o desejo para que aproveitem o máximo possível tudo do evento e que tenham experiências inesquecíveis e positivas. Quem sabe não nos esbarramos por lá?

3 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Nossa! Como eu gostaria de ir! =/

Mas como você irá fazer uma cobertura completa, ficarei aqui atenta :D

luiz_modesto disse...

Você sabe se "Corto Maltese - A Juventude" (Ed. Nemo/Autêntica) estará disponível já na Bienal?
Abraços!

GG disse...

Farei o meu melhor, Andhora!
Quanto ao lançamento da obra do Corto, a resposta está na matéria do segundo dia do evento, Luiz.
Aproveitem!