quinta-feira, 1 de setembro de 2011

E A Bienal Tem Início!

Por Gabriel Guimarães

Hoje, teve início a 15ª edição da Bienal literária na cidade do Rio de Janeiro, realizada nos três pavilhões do Rio Centro, localizado entre o bairro da Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. Focado na criação de um ambiente voltado para a leitura e o estímulo de evolução acadêmica, o evento está com uma quantidade considerável de estandes, ocupados desde editoras de renome internacional como Ediouro e Record até lojas de livrarias, como Saraiva e Livraria da Travessa, e pequenos sebos, localizados ao longo de vastas fileiras, com ofertas específicas que podem chamar a atenção dos visitantes.

Inaugurada na tarde da tarde, a imensa feira de livros passou por um momento de certa preocupação e tensão, uma vez que a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, ao estar presente para a abertura dos portões e para participar de debate no Espaço Mulher e Ponto do evento, foi ostilizada por estudantes descontentes com a situação da educação no país (questão que já foi discutida antes aqui no blog, também). O quadrinista Ziraldo, presente nesse momento da confusão, acabou se tornando personagem da polêmica, ao entrar em conflito com alguns dos jovens por estes não permitirem sua entrada no auditório onde Dilma estava.

Os ânimos, porém, se acalmaram com o passar do tempo, e o evento, enfim, pôde voltar ao seu foco inicial,: a leitura e o enriquecimento cultural. Com mesas de discussão, onde estavam presentes grandes nomes do meio editorial, como o autor, editor e professor da UFRJ, Paulo Roberto Pires, o evento abordou muitas questões importantes, como o papel da crítica e a o papel da literatura culinária nos dias atuais.

Para o público admirador da arte sequencial, há, também, uma série de fatores estimulantes e extremamente animadores. Os estandes das editoras Panini e Devir, e o da loja Comix, em especial, são excelentes pedidas capazes de levar qualquer leitor de quadrinhos ao êxtase. Em primeiro lugar, os novos lançamentos, que serão devidamente apresentados ao público pelos seus autores posteriormente, como o MSP novos 50 e o Daytripper, já estão disponíveis e com descontos convidativos. A Panini, inclusive, está com dois estandes extras ao seu principal com apenas o tema da turma da Mônica, um no primeiro pavilhão voltado para a venda de assinaturas das revistas da turminha e de sua versão teen (que já foi analisada aqui no blog antes), e outra mais para crianças, numa forma de estimular a leitura da juventude. Vale a pena conferir.

Ainda no estande da Panini, não há como ficar sem comentar das duas estátuas em tamanho real expostas, com os personagens Lanterna Verde e Homem de Ferro, muito bem detalhados e que atraem muitos olhares e flashes de câmeras. Outra boa notícia é que também já foi disponibilizada para venda os bonecos da série Go-gos da turma da Mônica, que será, com certeza, uma febre entre os mais novos, que estavam bastante excitados com a quantidade de revistas postas nas prateleiras.

No estande da Devir, há melhoras em relação à última Bienal, quando seus produtos possuíam um preço um tanto caro e, por essa razão, acabou afastando seu público-alvo em potencial. Este ano, os produtos importados ainda são o grande destaque da editora paulista, porém, o excesso na cobrança foi amenizado, e o atendimento dos representantes presentes no estande melhorou muito, a ponto de chamar a atenção de quem estava lá presente.

No estande da Comix, entretanto, é que se encontrava a maior diversidade de quadrinhos disponíveis para os aficcionados pela nona arte. Também contando com um ótimo tratamento ao visitante e com descontos espetaculares em alguns ítens, que recomendo muito para serem conferidos, a loja realmente surpreendeu, mantendo o nível da última edição do evento no Rio de Janeiro. Para encontrar livros teóricos e de estudo de quadrinhos, inclusive, aqui é o seu lugar.

O dia de abertura, por se tratar de um dia de meio de semana, acabou não atraindo tanto público quanto o fim de semana certamente trará, porém, o gostinho desse grande e maravilhoso evento literário já ficou na boca de quem esteve lá presente, sem querer fazer referência às dicussões sobre livros culinários que aconteceu ao longo do dia. Que venham mais dias assim e ótimos rendimentos em termos de cultura para todos que puderem conferir!

2 comentários:

Maria Clara Modesto disse...

Mt legal a matéria. Ajudou bastante o pessoal aqui de casa :)

* Andhora Silveira * disse...

Nossa, que lamentável essa manifestação estudantil. Eu concordo que se deve reivindicar por nossos direitos, mas fazer esse tipo de manifestação em um evento desse porte, com nomes tão importantes para a cultura do Brasil presentes, não se faz adequado.

Mas voltando a Bienal: Que emocionante deve ser topar com Ziraldo... Maurício de Sousa... Ver de pertinho as estátuas do Iron Man e do Lanterna Verde em tamanho real :D (se possível, posta uma imagem do Lanterna também?).