segunda-feira, 7 de maio de 2012

Agradecimento ao Mundo dos Super Heróis

Por Gabriel Guimarães

Edição do mês de abril da revista "Mundo dos Super Heróis"
Sendo publicada desde agosto de 2006 pela editora Europa, a revista "Mundo dos Super Heróis" se tornou rapidamente uma das referências para os admiradores de arte sequencial dentro das bancas de jornal. Originalmente bimestral e produzido a partir do trabalho de um pequeno grupo de profissionais talentosos e com ávido interesse por histórias em quadrinhos, hoje, a revista possui um plantel de colaboradores de grande quantidade, além de ter se tornado um material mensal, em virtude da grande procura por conteúdo dessa natureza e a escassez de material capaz de oferecê-lo.

Há algum tempo atrás, porém, outra mudança aconteceu na revista no que diz respeito à sua temática. Uma vez centrada única e exclusivamente na nona arte, ela passou a explorar o universo da cultura pop como um todo, sem, entretanto, jamais de tratar os quadrinhos como seu principal assunto. Através dessa mudança, que nada mais é que uma necessidade mercadológica natural para viabilizar custos e balançar rendimento dentro das editoras, muitos dos leitores da revista se sentiram traídos, como se a revista perdesse seu tom original para esse público tão dedicado. É um erro considerar que a revista perdeu com essas mudanças estruturais. Muito pelo contrário, ela ganhou todo um universo capaz de ser explorado e intrinsecamente interligado com a vida de cada um dos seus leitores. As capas, outrora obras de arte produzidas especficamente para a publicação por talentos do mercado nacional de quadrinhos, hoje, acabam por ser padronizadas para agilizar o processo de produção da edição, mas isso de forma alguma representa um abandono por parte da dedicação dos envolvidos com a confecção do material. Basta observar as matérias André Morelli, Eduardo Marchiori, Maurício Muniz, Jota Silvestre, e a organização e conhecimentos profundos do editor Manoel de Souza, que a qualidade da revista não tem como ser negada. 
A editora Europa acertou em cheio
ao investir na publicação da revista sobre
o mundo dos quadrinhos e da cultura pop

Premiada duas vezes com o Prêmio HQmix, em 2007 e 2008, como melhor publicação sobre quadrinhos feita dentro do Brasil, e chegando ao mercado digital em dezembro de 2010, a publicação ganhou respeito merecido dos muitos leitores de quadrinhos ao redor do país e se tornou um manual de consulta no que tange ao universo dos quadrinhos de super-heróis, aproveitando, ao mesmo tempo, para, sempre que possível, inserir matérias que destacassem o papel de quadrinistas nacionais que construíram carreira dentro do país e que nem sempre são conhecidos do grande público, como Gedeone Malagola, e produções nacionais, como o "Capitão 7".

Além da revista em si, os responsáveis conseguiram, ainda, apoio junto à editora para a publicação de três livros da história da cultura pop, centrados nos heróis no cinema, nos desenhos animados para a televisão e na participação da figura do mitológico ser "vampiro" nas mais diversas mídias, desde cinema aos quadrinhos, que obtiveram um bom retorno, tanto para os produtores quanto para os leitores. Fáceis de encontrar nas livrarias e eventos em torno da arte sequencial, os três livros apresentam o mesmo nível de empenho das edições da revista, porém, com a devida profundidade e especificidade dos temas característicos de cada um.

Na última edição chegada às bancas, do mês de abril, a revista "Mundo dos Super Heróis", citou nosso blog "Quadrinhos Pra Quem Gosta" na sessão de recomendações do mês. Uma vez que a revista sempre foi uma grande fonte de referência para nossa própria produção e o mérito da qualidade comum aos textos que são publicados em seu interior é indiscutível, gostaríamos de agradecer sinceramente o apoio e a divulgação. Sem dúvida, é através de parceiros assim que conseguimos ir cada vez mais longe, rompendo barreiras que muitas vezes encontramos no caminho, e somos imensamente gratos pela menção. Desejamos todo sucesso para a publicação e todos os envolvidos nela, e que a revista, agora mensal, possa ter cada vez mais procura nos seus pontos de venda tradicionais.

No site da própria editora Europa, é possível observar um modelo de leitura online disponibilizado para os leitores da revista de edições mais antigas, que pode ser conferido no link aqui, bastando clicar em cima da imagem da capa da edição. Também é possível assistir um vídeo do grupo responsável pela revista recebendo o primeiro prêmio HQmix que a publicação ganhou, em 2007, aqui. Não deixem de conferir a já confirmada edição de maio da "Mundo dos Super Heróis", que apresentará uma matéria específica sobre os "Vingadores", da Marvel, em virtude do filme em cartaz nos cinemas.


5 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei conhecendo o blog graças à MSH. E realmente é muito bom, trata os assuntos com maior profundidade! Gostei e já recomendei para outras pessoas, abç! - Jefferson

GG disse...

Muito obrigado mesmo, Jefferson! É por você e todos os leitores de quadrinhos que procuramos sempre manter um alto nível de discussão sobre a arte sequencial aqui no blog, o que sempre vi como objetivo da "Mundo dos Super Heróis" também. Mais uma vez, agradeço a eles pela menção e a você pela visita! Espero que aproveite bastante o espaço! =D

leandromd disse...

Eu achei essa revista nas bancas logo em 2006, acho que a número 2. Gostei tanto que comprei depois a número 1 e, logo em seguida, comecei a assinar a revista (até hoje recebo a edição em casa -- com atraso em relação às bancas -- mas sempre é uma boa surpresa recebê-la em casa).

Confesso que quando entrou a tal da "cultura pop", não gostei muito, não acho necessário falar de certas coisas. Mas, como o post diz, a parte de quadrinhos ainda continua muito boa!

Parabéns à revista e parabéns ao blog!

[]s
M.D.

GG disse...

Muitas vezes, para que uma publicação como a Mundo dos Super Heróis se sustente em termos financeiros, é necessário ampliar a ótica do público-alvo, daí a necessidade de expandir para o restante da cultura pop, mas trabalhando bem como eles vêm fazendo, não creio que a qualidade da revista tenha descrescido em nada, pelo contrário, tem atingido uma parcela cada vez maior e estimulado a leitura de quadrinhos em quem compra as revistas por conta das demais matérias sobre cinema, animação, entre outros. Obrigado mesmo pelo comentário, Leandro!

João Ferreira disse...

Já esbarrei com essa revista nas bancas várias vezes, mas nunca me interessei por ela. Achava que era mais "boba" (tudo bem... erro meu... nem folheei direito pra saber... rsrs). Afirmo que fiquei interessado em dar uma olhada melhor, após esse seu post. Quanto às mudanças de acordo com as necessidades mercadológicas, é assim mesmo que funciona. Melhor a revista passar por essa mudança e continuar a ser editada do que sumir por falta de verna, como já ocorreu com várias outras que consumi. Sobre o seu blog ser citado na revista, PARABÉNS! Reconhecimento do seu trabalho. Eu curto muito, vc sabe disso. hehe Abraços!