domingo, 26 de fevereiro de 2012

Encenando Grandes Quadrinhos

Por Gabriel Guimarães



Nesta noite de fevereiro, acontece na glamouroso estado norte-americano da Califórnia a 84ª edição da entrega dos prêmios máximos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, os Oscars. Fundada no ano de 1927 por indicação do então presidente dos estúdios da Metro-Goldwin Mayer, Louis B. Mayer, com o intuito de estimular a produção cinematográfica, que começava a atrair a atenção do público, a Academia realizou sua primeira edição em 1929, dentro do Hotel Rossevelt, de Los Angeles. Formada originalmente por 36 diretores e atores, atualmente, a apuração de votos compreende mais de 4 mil votos por parte de diversos profissionais do meio, dentre todas as funções envolvidas na produção de um filme, desde o responsável pela confecção de roteiro até os músicos, cujo papel para transpassar a intensidade da trama do filme é imprecindível.

Em virtude dessa grande premiação, os estúdios passaram a reorganizar a forma como a seleção de roteiros para virar filme era feita. Hoje, a possibilidade de disputar uma estatueta é capaz de qualificar um filme o suficiente para ser produzido, independente de sua temática. Estúdios procuram por fórmulas de produzir conteúdo de acordo com os padrões da Academia onde podem, a partir de livros consagrados histórica e culturalmente, roteiros inteiramente originais, ou mesmo nas histórias em quadrinhos.

Paul Newman concorreu ao Oscar
por sua atuação na adaptação
de "Estrada para Perdição"
Ainda que não haja uma grande quantidade de premiações para filmes baseados em quadrinhos por parte da Academia, isso não quer dizer nada acerca da qualidade dos que alcançaram esse patamar. Seja por categorias consagradas ou por questões relativas aos bastidores, filmes adaptados dos quadrinhos já alcançaram grande destaque na maior premiação do gênero cinematográfico do mundo. Enquanto o primeiro filme do "Superman" concorreu a 3 estatuetas, por melhor edição, música original e melhor mixagem de som, em 1978, a adaptação da história em quadrinhos dramática "Estrada para Perdição" concorreu em nada menos que 5 categorias (ator coadjuvante para Paul Newman, melhor direção de arte, melhor trilha sonora, melhor som e melhor efeitos sonoros), além de ter ganho o Oscar por melhor fotografia, em 2003 (essa obra especificamente já foi comentada aqui no blog antes).

Responsáveis pelos efeitos especiais do filme "Homem-Aranha 2",
John Dykstra, Scott Stokdyk, Anthony LaMolinara e John Frazier,
respectivamente, após receberem as estatuetas
Independente de seu gênero, os quadrinhos já estiveram presentes de forma destacada nesse grande cenário da sétima arte, revelando faceta de atores que jamais haviam sido contempladas antes em nível tão particular, como foi a surpreendente interpretação do americano Heath Ledger em seu papel como o vilão Coringa, no filme "Batman - The Dark Knight", de 2008, vencedor de um merecido Oscar póstumo de melhor ator coadjuvante. Igualmente importante foi a relevância dos filmes de quadrinhos para as premiações de aspectos técnicos, relacionados a efeitos especiais e a designs gráficos espantosos para a produção de filmes. "Homem-Aranha 2", vencedor do Oscar de melhores efeitos especiais, em 2005, é um exemplo disso. Indicado também a outras duas categorias (melhor mixagem de som e melhor som), a sequência para as histórias do personagem mais carismático da editora Marvel chamou muito a atenção por sua riqueza visual em termos de composição e de cenas de tirar o fôlego.

O cinema e os quadrinhos possuem muito que oferecer um ao outro ainda, e esperamos sinceramente que essa relação seja ainda muito trabalhada, nas mais diferentes vertentes e maneiras imagináveis. Seja em IMAX ou em 3D, ou ainda no formato tradicional com o qual o cinema se consolidou, que o futuro nos reserve ainda muitos frutos dessa boa fusão de linguagens expressivas.

Arte para a divulgação do Oscar, feita pelo
desenhista de quadrinhos Alex Ross, em 2002

2 comentários:

João Ferreira disse...

Não acredito muito no Oscar não, acho que tem muita "marmelada" nisso aí. rsrs Mas como fanático por cinemas, curto as apresentações, o show, o evento em si... É como assistir um "Super-Catch". rsrs Vc sabe que as "porradas" são encenadas, mas a exibição é maneira pacas. rsrs

WESLEY CHAVES disse...

eu vibrei quando o HOMEM-ARANHA 2 ganhou o oscar, muito merecido