quarta-feira, 9 de novembro de 2011

FIQ, MSP e HQ

Por Gabriel Guimarães


Hoje, teve início a Feira Internacional de Quadrinhos, evento realizado na cidade de Belo Horizonte de forma bienal e que é um pólo para todos os admiradores de quadrinhos de toda a América. Contando com muitos convidados internacionais e os principais profissionais do cenário brasileiro, o evento vêm se firmando cada vez mais como um ambiente com tudo que qualquer fã de quadrinhos poderia querer, com muitas oficinas, dicas de grandes editores, atividades para todas as idades e, acima de tudo, de muitos quadrinhos para onde quer que se olhe.

Acontecendo desde 1999, seguindo a linhagem do evento que ocorria na capital mineira antes dele, a Bienal de Quadrinhos,  a FIQ se tornou uma referência pela diversidade dos temas dispostos e a quantidade de profissionais que compareciam ao evento, transformando-lhe, dessa forma, em um momento único no calendário dos admiradores da arte sequencial. Tendo homenageado muitos grandes quadrinistas ao longo dos anos, como Angeli, Mozart Couto, Lourenço Mutarelli e Júlio Shimamoto, o evento deste ano aponta seu olhar para o padrinho dos quadrinhos brasileiros, o paulistano Maurício de Sousa, que vem entrando em destaque novamente com bastante frequência nos últimos tempos.

Após ser homenageado na trilogia de edições luxuosas do MSP50 por ter completado 50 anos de carreira (a trilogia foi comentada e sua forma de divulgação analisada aqui no blog já), Maurício e todos os seus talentosos companheiros de estúdio vinham trabalhando em segredo para preparar o próximo grande lançamento direto para as livrarias com os personagens da turminha da Mônica e demais criações do aniversariante de poucas semanas atrás (o blog fez uma matéria sobre o 76º aniversário de Maurício de Sousa que pode ser conferida aqui). Hoje, no primeiro dia da FIQ, já que o evento vai até domingo, aconteceu o tão aguardado anúncio, feito pelo editor Sidney Gusman.

Após ter seu logo divulgado pelo ilustrador e profissional do MSP, Bruno Honda Leite, em seu blog, o projeto  Graphic MSP enfim foi anunciado em detalhes, atraindo todas as atenções dos presentes. Com a proposta de serem publicadas histórias no formato graphic novel com os personagens que já são tão familiares para toda a cultura popular brasileira, a partir da visão de grandes quadrinistas da atualidade, os quatro volumes anunciados como pé de largada encheram os olhos e as expectativas de muitos, fosse presencialmente ou através das redes sociais, pois mais uma vez, tudo foi realizado simultaneamente, como forma de integrar todos os leitores que não puderam estar na cidade mineira durante o dia de hoje.

Os quatro volumes anunciados foram: "Astronauta", pelas mãos do paulista Danilo Beyruth, criador do personagem Necronauta e autor da aclamada história em quadrinhos "Bando de Dois"; "Chico Bento", no traço sutil e icônico do grande Gustavo Duarte; "Piteco", na arte impressionante e detalhada do grande ilustrador Shiko, que já participara do último volume do MSP50; e "Turma da Mônica", com a inconfundível narrativa sensível e apaixonante dos irmãos mineiros Vitor e Luciana Cafaggi (Vitor já foi tema de matéria aqui no blog antes também, e Luciana é uma das organizadoras do excelente site "Lady's Comics", já mencionado aqui no blog antes). Com previsão para serem todos lançados no ano que vem, a recomendação fica por conta da economia que será necessária para adquirir esses álbuns de extrema qualidade, uma vez sido lançados.

O evento trará ainda muitas atrações impressionantes, conversas com grandes nomes do mercado, avaliações de portfolio por alguns dos melhores profissionais das grandes editoras americanas de super-heróis, a Marvel e a DC, além de oferecer muitos momentos certamente especiais para quem tiver oportunidade de conferir toda essa festa.

O site da FIQ pode ser conferido aqui, a programação completa do evento aqui, e uma excelente matéria sobre o anúncio de hoje para os personagens de Maurício de Sousa, aqui, no blog "O X da Questão", bom parceiro nosso.





































Pode até parecer piegas, mas como eventos como esse falam ao mais profundo do nosso interior, há crédito para que momentos de espontaneidade e liberdade poética tenham lugar também: "Se é para o bem de todos e a alegria geral da Nação, digo-vos que FIQ."

2 comentários:

Mutante X disse...

Obrigado pela menção e pelo elogio - como se a sua matéria não falasse do assunto com propriedade e de forma muito mais completa, né?
Parabéns pela cobertura detalhada desses eventos de quadrinhos e também de todos os artigos que nos fazem ficar cada vez mais apaixonados pela nona arte.

Maria Clara Modesto disse...

As capas estão sensacionais! E o projeto gráfico tbm. Acho q é uma nova empreitada com grandes chances de dar certo, como sempre