sábado, 3 de setembro de 2011

Bienal: A Trilogia

Por Gabriel Guimarães


No primeiro sábado desde o início da 15ª edição da Bienal do Rio de Janeiro, a palavra do dia parece ser "especial". Muito agitada desde a manhã, com a presença de grandes nomes do mercado literário como Thalita Rebouças e Ferreira Goular, a feira atraiu muitas famílias e o clíma esteve mais leve do que no dia anterior. Com a imensa diversidade nos estandes, os gostos de todos puderam ser saciados, tornando o dia uma experiência bastante prazerosa.


Ziraldo esteve autografando
vários livros em vários estandes
Não foi, porém, apenas para o público de livros em geral, que grandes nomes estiveram presentes. A Bienal hoje contou com uma excelente safra de profissionais dos quadrinhos, que atenderam seu público com uma primazia que merece um destaque aqui no blog. Com nomes como Maurício de Sousa, Ziraldo, Fábio Moon, Gabriel Bá e Estevão Ribeiro, o dia foi bastante cheio e movimentado. O padrinho dos quadrinhos brasileiros e criador da turminha da Mônica esteve em uma quantidade impressionante de estandes, autografando e tirando fotos com centenas de seus leitores, que puderam sentir de perto a bondade desse profissional tão querido. Quase ininterruptamente, Maurício foi de um estande para o outro, sempre preocupado em não deixar as filas de fãs e admiradores sem resposta. Todo esse cotnato que ele tem com o público é talvez o maior diferencial na sua personalidade em relação a tantos que alcançam o sucesso e esquecem suas origens.


Estevão Ribeiro, em frente
a seu personagem, autografa
no estande da Saraiva
Os estandes estiveram também lotados de leitores ávidos pelas revistas e livros de arte sequencial e novamente o bom atendimento e a consideração com o público foi o grande diferencial. Por mais que isso tenha sido dito nas matérias anteriores, a sua importância requere que seja repetida, pois trata-se de um fator fundamental para um evento do porte que é a Bienal, que atrai milhares de pessoas todos os dias para os seus largos pavilhões.

Ao longo do dia, também aconteceram sessões de autógrafo que atraíram muito o público, como o do livro "O Livro dos Gatos" e a coletânea de tiras dos "Passarinhos", feitos pelo carioca Estevão Ribeiro, que atendeu a todos que compareceram de forma bastante receptiva no estande da Saraiva. No estande da Panini, que foi dominado hoje pelas imensas filas para os caixas, houve o lançamento da HQ "Daytripper", dos gêmeos Moon e Bá, que também causou uma movimentação bastante agitada por parte do público (e cuja presença hoje lá foi emocionalmente descrita pelos próprios, em seu blog 10 Pãezinhos).

Os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá
autografaram muitos exemplares
no estande da Panini
O dia foi muito especial, pela presença de grandes figuras do mercado editorial brasileira, e ainda acima disso, das grandes pessoas que são essas figuras. Para quem esteve lá, ficou o sentimento bom de um momento que valerá sempre a pena lembrar, e que conseguiu um espaço bastante especial nos nossos corações. O caloroso encontro com Sidney Gusman, grande responsável pela produção dos três volumes do MSP50 (cuja estratégia de divulgação para a terceira parte foi analisada aqui no blog), foi talvez um dos melhores momentos do dia, e refletiu o quão agradável tem se mostrado essa edição da Bienal.


Tem sido um imenso prazer para os presentes esse evento, e os dias por vir demonstram bastante potencial para repetirem esse sentimento. Desde já, fica uma nota para agradecer a todos os responsáveis por esses momentos tão importantes. Amanhã tem mais!

Nenhum comentário: