domingo, 4 de setembro de 2011

Bienal: Episódio 4 - Uma Nova Esperança

Por Gabriel Guimarães


Em meio ao dia de maior potencial de visitas até agora da 15ª edição da Bienal do Rio de Janeiro, muitas famílias e profissionais do meio aproveitaram seu domingo para caminhar pelos corredores do Rio Centro e conferir a grande feira literária que estava se dando. Por essa razão, os estandes hoje estiveram verdadeiramente lotados. A Comix precisou de fila para que houvesse apenas um número razoável de pessoas no seu interior por vez, e a Panini precisou fechar de tempos em tempos as entradas para que todos os clientes pudessem ser atendidos. Com tanta agitação assim, o dia parece ter sido difícil, mas não foi, nem um pouco.

Livro produzido pela
parceria inédita entre Ziraldo
e Maurício, lançado hoje

Hoje, para a alegria de seus milhares de leitores presentes, o padrinho dos quadrinhos brasileiros, Maurício de Sousa, esteve autografando quase ininterruptamente seus lançamentos em muitos estandes, como os das editoras Ave Maria, Panini e Melhoramentos. Fosse a edição "Minha Primeira Bíblia da Turma da Mônica", "MSPnovos50", ou então o livro que foi uma inédita parceira sua com o cartunista carioca Ziraldo, "O Maior Anão do Mundo", Maurício atendeu a todos os presentes que haviam recebido as senhas necessárias nos estandes antes do início das sessões, o que trouxe uma alegria sem medidas a cada um.



O pequeno Maurício,
atrás do grande Maurício

Mesmo com a presença de ilustres convidados, como a atriz e cantora americana Hillary Duff e os repórteres âncoras do Jornal Nacional, Fátima Bernardes e William Boner, o nome mais falado em quase todos os estandes foi o de Maurício de Sousa, o que ficou perceptível para qualquer um dos visitantes do evento. Uma vez que seu material pode ser encontrado em bancas de livros na maioria das editoras, como a L&PM ou a Globo, e suas revistas hoje representam 85% das vendas da editora Panini, esse reconhecimento e admiração são totalmente justificados. O público hoje teve chance de mostrar seu carinho por Maurício, e este, defnitivamente, mostrou seu imenso carinho por todos os seus leitores, proporcionando momentos inesquecíveis para muitos.

Entre os destaques do dia, também estão a editora Babel, que está com um material voltado para o público mais novo com personagens como o Capitão América e o Homem-Aranha em seu estande, e o volume de pessoas nas praças de alimentação do evento, que deram uma boa imagem geral do contingente de visitantes no dia.

O primeiro fim de semana dessa edição da Bienal chega ao fim, mas as memórias de seus acontecimentos marcantes ficará para sempre nas mentes e corações dos que puderam saboreá-lo. Ao longo dessa semana, haverá muito mais acontecendo, e novas oportunidades surgirão para aproveitar toda essa produção voltada à literatura, ensino e enriquecimento cultural. Cabe apenas a nós querermos aproveitá-las.

Nenhum comentário: