sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

ComiCon XPerience 2: Dia 2

Por Gabriel Guimarães


O segundo dia da ComiCon XPerience de 2015 foi marcado por alguns de seus convidados internacionais, que causaram grande comoção entre os milhares de fãs presentes. Enquanto o quadrinista Frank Miller levou alguns de seus admiradores às lágrimas, a atriz Evangeline Lilly reuniu extensas filas para autografar seu primeiro livro infantil, "Os Molambolengos", recém-lançado pela editora Aleph; o desenhista Esad Ribic e o roteirista Mark Waid provocaram grande movimento no Artist's Alley, e os atores de "Sense8", Alfonso Herrera, Jaime Clayton e Aml Ameen, e de "Jessica Jones", Krysten Ritter e David Tennant, participaram de um animado painel sobre a produção de conteúdo original pela Netflix.

O movimento dentro do pavilhão esteve bastante agitado, com muitas famílias presentes, uma vez que o evento apresentou opções para visitantes de todas as idades. A área infantil, montada com uma réplica menor do Palácio da Justiça e até uma miniatura proporcional do Batmóvel para as crianças tirarem fotos, oferece uma alternativa agradável para  que os pais possam conferir todos os estandes enquanto seus filhos se divertem em piscinas de bolinhas e brincadeiras especiais. No estande da Fox, ainda ocorreram diversas atividades para os mais jovens também, com animadores fantasiados dos personagens do filme "Alvin e os Esquilos", com um palco onde se realizavam novas interações com o público e era exibido o trailer da próxima continuação do filme. No mesmo estande, há uma estátua do antropomórfico Po, do filme "Kung Fu Panda", para promover a terceira aventura nos cinemas, em frente a uma área montada especificamente para oferecer macarrão instantâneo de forma grátis para o público numa proposta de divulgar o material licenciado com os personagens do filme.

Enquanto isso, os pais podiam aproveitar as muitas atividades oferecidas no estande da Fox televisiva, onde havia uma placa interativa com o futuro seriado "AHS Hotel", com temática adulta, onde o visitante poderia tirar fotos como personagem do seriado. Além disso, integrantes do estande se vestiram de Bart Simpson para tirar fotos com os visitantes. Na mesma pegada adulta, o canal Syfy apresentou atores maquiados de seres sobrenaturais com um nível de detalhamento capaz de provocar até pesadelos. Ademais, o canal ainda anunciou a confirmação de que será o responsável pela transmissão da nova temporada do Doctor Who no Brasil.

John Totleben assinou suas obras no
estande da Chiaroscuro
Atualmente interpretado pelo veterano Peter Capaldi, o papel de protagonista do seriado já foi interpretado pelo já mencionado David Tennant, o que contribuiu para que ele se tornasse a figura mais procurada pelos fàs presentes na CCXP sexta-feira, dividindo os holofotes maiores apenas com o lendário Frank Miller. Na área dedicada aos artistas de quadrinhos, alguns destaques foram as filas para o estande do estúdio Chiaroscuro, que contou com a presença do desenhista americano John Totleben, responsável por grande fase dos personagens Miracleman e Monstro do Pântano ao lado do britânico Alan Moore. Nos autores brasileiros, se destacaram Marcelo Quintanilla, autor de "Tungstênio" e "Talco de Vidro" pela editora Veneta; o querido roteirista Cadu Simões, com seu material de base mitológica "Nova Hélade" e algumas edições do seu personagem Homem-Gafanhoto (o autor está passando por um momento de saúde delicado e toda a comoção de amigos e parceiros da indústria de arte sequencial tem sido bem movimentada, conforme ressaltamos em matéria prévia aqui no blog); o desenhista Vencys Lao também apresentou alguns materiais autorais muito bacana, como "Astromini" e seu primeiro quadrinho publicado, "Dia do Porko", lançado ainda no FIQ de 2013; e o jornalista carioca Télio Navega também esteve presente assinando cópias de seu livro "Os Quadrinistas", lançado pouco menos de um mês atrás, pela editora Zarabatana.

Uma nota de rodapé sobre as atividades das mesas dos artistas ficou por conta de uma pomba tranquila que entrou pelo topo do pavilhão e que parecia estar conferindo calmamente as novidades dos artistas nacionais, parando em frente à bancada dos desenhistas Marcelo Braga e Rafael Albuquerque. Ela foi retirada depois de algum tempo por um bombeiro, que a conduziu calmamente para que voltasse ao espaço externo da convenção. O momento rendeu particularmente algumas boas risadas aos presentes.




O grande destaque para encerrar o dia foi o anúncio de algo inédito na indústria midiática relacionada  aos quadrinhos brasileiros. O quadrinista Maurício de Sousa anunciou que, em parceria com a produtora Quintal Digital, está sendo trabalhada uma adaptação para o cinema da graphic novel "Laços" live-action. A obra produzida pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi foi um dos títulos de maior sucesso da linha Graphic MSP, iniciada em 2012 sob a batuta do editor Sidney Gusman pelos estúdios MSP. O ineditismo é por conta de ser a primeira ocasião em que os principais personagens de Maurício vão ganhar uma versão de carne e osso na grande tela, ainda que eles já tenham mais de meio século de sua criação. Para homenagear o quadrinista paulista, a editora Panini ainda lançou em seu estande a edição inédita "Maurício de Sousa 80".

Há, ainda, um estande dedicado especificamente
dedicado aos 80 anos do quadrinista Maurício de Sousa

O dia foi de grande movimento mais uma vez e a tendência do final de semana é que seja ainda maior, dando definitivamente a garantia de que o evento #VaiSerÉpico!

Nenhum comentário: