quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ComiCon XPerience: DIA 1

Por Gabriel Guimarães

 


Todos os organizadores do evento reunidos
na coletiva de imprensa

Teve início hoje o evento da indústria de entretenimento que era aguardado com mais expectativa nos últimos tempos no Brasil, a CCXP. Montada em porte impressionante na São Paulo Expo (também conhecida como Centro de Convenções dos Imigrantes)  em termos de espaço e diversidade de conteúdos apresentados, o evento ofereceu ao público uma proposta extremamente interessante, procurando atrair o olhar da sociedade em geral para a relevância que o conteúdo midiático possui na constituição do indivíduo nos dias de hoje. Com a ideia de proporcionar um espaço de troca de contato entre os admiradores dos diferentes formatos midiáticos, o evento oferece uma gama de programas para os mais diferentes interesses. Artistas como os americanos Don Rosa, Scott Snyder e Klaus Johnson, entre outros, e os brasileiros Ivan Reis, Dênis Melo e Vitor Cafaggi, também entre outros, compreendem uma ponta do montante impressionante de talentosos representantes do segmento da arte sequencial, enquanto o mexicano Edgar Vivár e o americano Sean Austin, além de estúdios como Paramount e Warner, representaram o escopo da televisão e do cinema. Ao mesmo tempo, a disposição de lojas especializadas em figuras de ação e estatuetas, como Iron Studios e Casa do Herói, é capaz de extasiar os mais exigentes admiradores desses modelos, e a recepção formidável aos praticantes de Cosplay foram elementos extremamente positivos neste primeiro dia.
 
Réplicas em tamanho real no estande da Marvel já podem apontar
o conflito entre o Cabeça de Lata e o Gigante Esmeralda, como
no último trailer liberado até o momento de "Vingadores 2 - A Era de Ultron"
Um elemento que foi destaque foi a quantidade de réplicas de personagens e veículos que se encontravam dispostas pelos estandes. Indo desde boa parte dos integrantes dos "Vingadores" no estande da Marvel (que ainda exibe o último trailer divulgado para o segundo filme de seu grupo de heróis em um grande televisor), até o Furgão do Mistério, clássico veículo do personagem Scooby Doo e seus amigos, no mesmo estande onde se encontra um Batmóvel modelo 1966 da série onde o vigilante de Gotham era interpretado pelo ator Adam West (período este que é tema de novo encadernado lançado pela Panini, que ainda trouxe ao público o novo título da série Graphic MSP, "Astronauta: Singularidade", produzido pela mesma dupla que lançou a graphic novel inaugural do selo, Danilo Beyruth e Cris Peter, ambos inclusive presentes no evento), o evento oferece oportunidades maravilhosas do público imergir no conteúdo que tanto admira. Vale ressaltar também os dinossauros no estande do Omelete (grupo inclusive responsável pela organização da CCXP junto do empreendedor Ivan Freitas da Costa), que acompanham réplicas do ET (do filme de Steven Spielberg), do sapo Caco (dos Muppets), o Pokémon Mew e o sábio Yoda. Todos disponíveis para se tirar fotos o dia inteiro.
 
Com painéis dedicados a homenagear grandes personagens como Batman, que está completando 75 anos em 2014, e ao Seu Barriga, homenagem esta reforçada diante do recente falecimento do brilhante roteirista e diretor Roberto Gomes Bolaños, o primeiro dia da ComiCon XPerience foi de muita emoção e palco de grandes momentos de um público equilibrado e tolerante aos diferentes interesses de todos os presentes. Tanto profissionais quanto aspirantes da indústria do entretenimento encontraram seu espaço, que ainda contou com muitas famílias reunidas em atividades que transcendiam idade, gênero ou origem. Apresentando conteúdo inédito e exclusivo, desde os bastidores do programa "Chaves", filmados pelo próprio ator mexicano Edgar Vivár em uma câmera Super 8 que possuía durante o período de turnê do elenco pela América Latina, ainda na década de 1970; até clipes da próxima série animada dos "Cavaleiros do Zodíaco" e do próximo filme do "Exterminador do Futuro", o evento reforçou o posicionamento que declarara em sua coletiva de imprensa acerca de não querer ser algo passageiro, mas fonte de boas experiências para todos os envolvidos e berço de uma nova forma do mercado encarar os eventos com essa temática.
 
 
Ainda que tenha pequenas questões que certamente se acertarão com o tempo, o evento foi extremamente agradável a todos que puderam estar presentes em seu primeiro dia, e a tendência é que melhore cada vez mais, atraindo visitantes e produtores de mídia dos mais diversos estados.
 
Uma impressão, contudo, já é certa. #VaiSerÉpico

Nenhum comentário: