domingo, 1 de setembro de 2013

Bienal: Quatro Estações

Por Gabriel Guimarães
 

O quarto dia da 16ª edição da Bienal do Livro na cidade do Rio de Janeiro começou com muita movimentação, principalmente para os admiradores da nona arte. Com os consagrados autores Maurício de Sousa e Ziraldo se alternando entre diversos estandes ao longo do dia, o público teve a oportunidade de conhecer pessoalmente os responsáveis por muitos dos conteúdos infantis que compunham o primeiro contato deles com a leitura. Indo desde a editora Globo Livros até a editora Ave Maria, passando ainda pelos estandes da Leya e da Melhoramentos, os dois quadrinistas conseguiram alcançar uma quantidade bastante abrangente de leitores, das mais diferentes idades, gêneros e origens. Para complementar as sessões de autógrafo, Maurício ainda participou de uma sessão de Encontro com os Autores, atividade programada pelos organizadores do evento no salão Rachel de Queiróz. Em companhia de sua filha, Mônica Spada e Sousa (que foi entrevistada algum tempo atrás aqui no blog), foi comentado o feito de sua personagem Mônica ter completado 50 anos em 2013, e os projetos provenientes dessa comemoração.
 
Pouco antes, o mesmo salão fora ocupado pelos membros do canal Porta dos Fundos, que recebeu o público e fez a divulgação do livro “Porta dos Fundos”, da editora Sextante, composto pelo texto de alguns dos esquetes que viraram vídeos no Youtube. Além disso, eles comentaram sobre o planejamento minucioso feito antes do lançamento oficial do grupo online e também aproveitaram para falar de seus próximos projetos. Apesar de o grupo não estar em sua totalidade, vários dos principais humoristas do canal estiveram presentes, como Fábio Porchat, Antonio Pedro Tarbet (criador também do site “Kibeloco”), Letícia Lima, Julia Rabello, Marcus Majella, Gabriel Totoro e Luis Lobianco.
 
Kleist autografa "O Bozeador"
 No estande da Alemanha, foi realizado o lançamento da nova obra do quadrinista Reinhard Kleist, “O Boxeador”, publicado aqui pela editora 8Inverso. Acostumado a produzir graphic novels de teor biográfico, Kleist é o autor de belas obras como “Cash – Uma Biografia” e “Castro”, além de ter organizado a obra “Elvis”. Partindo para uma figura não tão conhecida como aquelas com que trabalhara antes, Kleist apresenta, em sua nova obra, a vida do boxeador polonês Hertzko Haft, que foi obrigado a lutar para entreter os nazistas no campo de concentração onde era prisioneiro. Superando as limitações que a própria cultura alemã tinha de evitar tocar em assuntos relativos ao holocausto, Kleist realizou uma pesquisa minuciosa junto aos herdeiros de Haft e compôs essa obra, que ganhou, no começo do ano, um prêmio no Festival de Quadrinhos de Lyon, um dos mais respeitados da França. O autor se disponibilizou a autografar todos os volumes que haviam sido adquiridos pelo público com uma bela arte do protagonista da história, além da sua assinatura. Planejando já seus próximos passos, Kleist deve trabalhar em seguida com outras duas obras biográficas antes de investir em um material ficcional em si.
 
Bancada do estande da SUR
Próximo ao estande da Alemanha, também, fica um ponto de considerável interesse para os fãs da arte seqüencial. O estande da SUR – Distribuidora de Livros, Jornais e Revistas em Espanhol possui uma diversidade de títulos bastante interessante de nossos vizinhos argentinos. Indo desde a tradicional “Mafalda” e a série “Macanudo”, de Quino e Liniers, respectivamente, até títulos menos conhecidos, como “Bife Angosto”, do cartunista Gustavo Sala, a área é certamente interessante e vale dedicar uma visita a ela, tanto quanto à sua vizinha da esquerda, onde fica o estande conjunto da Livraria Francesa e do Pavillon France, com títulos como “Sibylline”, de Raymond Macherot, “Les Malheurs De Sophie”, de Mathieu Sapin, e “Le Serment dês Cinq Lords”, da dupla Yves Sente e André Juillard, todas em seu idioma original. Há, também, uma boa diversidade em títulos mais conhecidos, como os da série “Asterix”, de René Goscinny e Albert Uderzo. Portanto, dentro do Pavilhão Azul é possível fazer uma jornada bastante instigante a uma pequena amostra do mercado de quadrinhos ocidental, além do tradicional referencial norte-americano.
 
O estande da editora Novo Século ainda contou hoje com uma sessão de autógrafos interessante do livro “A Última Nota”, escrito por Ana Luísa Piras e Felipe Colbert, às vésperas do lançamento do segundo livro da série Equinócio, “Polaris – O Norte”, também escrito por Ana Luísa, que estará de volta ao evento a partir de quarta-feira, dia 4 de setembro. O estande ainda contou com um cartaz de larga escala referenciando ao seriado Walking Dead, baseada na série de histórias em quadrinhos com mesmo nome. A editora publicou, há pouco tempo, um livro contando os bastidores da produção, e pretende atrair o olhar dos visitantes que estejam acompanhando o desenrolar dos personagens dessa realidade pós-apocalíptica. Vale a pena conferir.
 
O primeiro final de semana da Bienal do Livro chegou ao fim, mas ainda há muitas histórias para contar e vivenciar nos três Pavilhões do Rio Centro, onde tudo está se desenrolando. Então, caso você ainda não tenha conferido pessoalmente tudo que está acontecendo, o que está esperando? Nos vemos lá!

Nenhum comentário: