sábado, 31 de agosto de 2013

Bienal: Três Doses de Arte

Por Gabriel Guimarães
 

O terceiro dia da Bienal do Livro, na cidade do Rio de Janeiro, foi bastante movimentado. Contando com um público extremamente numeroso, o evento teve o dia marcado pelas longas filas de entrada e saída de vários de seus estandes, dentre os quais se destacam os da editora Saraiva e da Livraria São Marcos, esta última sendo considerada, talvez, um dos grandes pontos de desconto e diversidade de títulos no Pavilhão Verde. A espera, porém, era compensada, uma vez que muitos autores estiveram presentes nos estandes de suas editoras ao longo do dia. Começando o dia com o americano Nicholas Sparks e atravessando a tarde com a brasileira Thalita Rebouças, o público adolescente foi, em geral, o principal privilegiado pelos organizadores do evento. Entretanto, o dia reservou grandes e maravilhosas surpresas para os fãs da arte sequencial também.
 
Gustavo Duarte assinando
"Pavor Espaciar"
Apresentando um movimento considerável, o estande da editora Melhoramentos chamou muita atenção no começo da tarde, graças à presença do quadrinista Maurício de Sousa, que esteve autografando livros lá, ao mesmo tempo em que, no estande da Panini, era realizada a sessão de lançamento oficial do terceiro volume da série Graphic MSP, “Pavor Espaciar”, com a presença do autor da obra, Gustavo Duarte. O ânimo do público foi recompensado com uma recepção calorosa do desenhista e do editor que vem sendo o responsável por essa coleção em particular e por muitos dos recentes lançamentos dos estúdios MSP, Sidney Gusman. Passado um primeiro momento de confusão com relação a aspectos de organização, o fluxo de leitores tendo sua nova aquisição autografada gerou uma grande satisfação e o reconhecimento do trabalho de Duarte foi inquestionável.
 
Kleist durante o worksop
Pouco depois, no estande do país homenageado da edição de 2013 da Bienal, a Alemanha, aconteceu uma série de atividades que atraiu muitos visitantes que passavam por ali. Primeiramente, o quadrinista alemão Reinhard Kleist realizou, em parceria com a ONG C4 – Biblioteca do Parque da Rocinha, um workshop sobre narrativa das histórias em quadrinhos para alunos do Instituto Wark Rocinha, organização sem fins lucrativos que procura oferecer a crianças e jovens do morro da Rocinha a oportunidade de se envolver em projetos envolvendo a criação artística. Organizado pelo editor da 8Inverso Cássio Pantaleoni e o tradutor Eduardo Paim, o workshop foi muito interessante e contou com várias dicas de Kleist a partir de suas experiências pessoais. Logo em seguida, o artista alemão fez um panorama das histórias em quadrinhos na Alemanha, fazendo uma breve introdução sobre os novos nomes do mercado editorial do país, como o cartunista Flix (cujo livro “Quando lá tinha o Muro”, contando pequenos episódios da vida dos alemães antes e depois da queda do Muro de Berlim com um traço cartunesco, foi publicado aqui no Brasil ano passado pela editora Tinta Negra), Ulli Lust (autora cuja obra é, em sua maior parte, baseada em momentos de sua juventude punk, e que esteve no Brasil recentemente), Barbara Yelin (cuja parceria com o Instituto Göethe permitiu que ela viajasse até o Cairo para produzir quadrinhos voltados para a cobertura das revoluções políticas pelas quais passava o Egito nos últimos anos), Arne Bellstorf (cuja obra “Baby’s In Black” aborda a história real do suposto “quinto Beatle”, Stuart Sutcliff, que acompanhou a banda nos seus primeiros anos de existência na década de 1960; foi publicada aqui no Brasil pela editora 8Inverso), dentre muitos outros. Comentando, ainda, sobre as diferenças do estilo de narrativa gráfica germânico para os do resto da Europa, Kleist destacou a referência francesa que a indústria européia carrega e apontou como a arte italiana se concentrava na beleza do traço, no refino dos detalhes, enquanto o processo alemão se focava em estabelecimentos históricos, embasamentos factíveis. Aberto a perguntas, Kleist ainda comentou sobre as mudanças que notara no mercado editorial de quadrinhos na América do Sul, em comparação com a sua última visita anterior, anos antes; as quais ele apontou para uma maior independência do padrão norte-americano, que era, de certa forma, soberano nas prateleiras da nona arte, para uma disponibilidade mais diversificada, adotando muitos títulos europeus e asiáticos nos últimos tempos.
 
Kleist no meio dos alunos do Instituto Wark Rocinha
Ao final do dia, no estande da Devir, ocorreu o aguardado lançamento da edição especial “Combo Rangers – Somos Heróis”, resultado do financiamento colaborativo mais bem sucedido no país até o momento. Escrito por Fábio Yabu e desenhado por Michel Borges, a história traz de volta os personagens que Yabu criara no começo dos anos 2000 (conforme comentamos já em matéria anterior aqui no blog), repaginados para o novo cenário jovem de atualmente. Publicado em parceria com a editora JBC, a edição possui um acabamento bem montado e obteve bons resultados com o público. A meta até o presente momento, é que os personagens protagonizem mais um ou dois volumes a serem publicados em formato graphic novel, mas cujos detalhes ainda não são esclarecidos.

O público teve um dia cheio, sem dúvida, porém, há muito mais ainda pela frente. Continuem nos acompanhando para maiores informações nos próximos dias.

Nenhum comentário: