sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Bienal: Dois Volumes de Vasta Cultura

Por Gabriel Guimarães


No seu segundo dia, a 16ª edição da Bienal do Livro da cidade do Rio de Janeiro manteve o ritmo de sua abertura e contou com um volume de pessoas considerável, ainda que abaixo para uma prévia de final de semana. Uma vez que a divulgação do evento esteve um tanto defasada em relação às suas edições anteriores, muitas pessoas não tomaram ainda conhecimento da realização do evento nas instalações do Rio Centro. A tendência, porém, é que isso seja revertido nos próximos dias, que contarão com a participação de grandes autores do cenário nacional e internacional de literatura e arte sequencial.

Os grandes destaques junto ao público hoje, porém, foram de ordem estética, em função da apresentação com que foram montados. O estande da editora Leya, dentre outros, montou uma réplica em tamanho real do emblemático trono da série de ficção “Game of Thrones”, escrita pelo americano George R. R. Martin, adaptada nos últimos três anos para a televisão pela rede HBO. Os interessados pelos livros, série ou até pela cultura nerd em geral puderam tirar fotos sentados no trono, assumindo expressões de imponência e orgulho. A satisfação dos visitantes com essa atração foi extremamente positiva. Ao mesmo tempo, o estande do Grupo Editorial Record, localizado no mesmo corredor do Pavilhão Azul, ofereceu a chance das pessoas tirarem fotos com uma estátua do protagonista do game “Assassin’s Creed 3”. Aproveitando a grande popularidade que o jogo vem alcançando dentro do Brasil, a Record procurou promover a série de livros baseados nos games da Ubisoft, os quais ela vem publicando nos últimos anos.

No universo dos quadrinhos, fica o destaque para os muitos estandes que oferecem edições da “Turma da Mônica Jovem” e mangás como “One Piece”, “Vagabond” e “Battle Royale” com grande desconto, como é o caso da editora Sampa e a DPL Editora. Outra que se destaca é a Distribuidora Basques, que possui um acervo bastante diversificado, incluindo títulos da série francesa “Asterix” e a graphic novel brasileira “Independência ou Mortos” a preços muito convidativos. Sem dúvida, estes estandes merecem uma visita especial.

Entre as surpresas do evento, aparece a estratégia inovadora do Fluminense Football Club, que possui um estande particular dedicado aos livros publicados sobre o clube, contando com a presença de ex-jogadores importantes, como Assis, e de alguns dos autores cuja obra se encontra disponível nas prateleiras da Bienal, como o escritor e jornalista Valterson Botelho. Para os fãs de futebol, ainda é possível participar de palestras com grandes nomes da rádio e da ficção envolvendo o esporte da bola no pé. Trata-se do espaço Placar Literário, acessível a todos os visitantes no Pavilhão Azul.

Conforme recomendação do nosso parceiro e jornalista Heitor Pitombo, vale também a pena atentar para os estandes da Ática com sua diversidade de títulos produzidos a partir da adaptação de obras literárias para os quadrinhos, com 40% de desconto, e o estande da editora Cultrix, que conta com 30% de desconto em todos os seus livros, dentre os quais, se destaca a obra “O Fantasma de Anya”, de Vera Brosgol, sobre a vida de uma filha de imigrantes russos, que se mudam para os Estados Unidos, e a forma como ela tenta adequar-se cultural e pessoalmente ao seu novo ambiente.

Apesar de muitas experiências positivas até o momento, ainda há muito pela frente, e os próximos dias parecem trazer oportunidades ainda mais maravilhosas. Aguardem mais detalhes.

Nenhum comentário: