quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Bienal: Um Novo Capítulo

Por Gabriel Guimarães
 

Hoje teve início na cidade do Rio de Janeiro a 16ª edição da Bienal do Livro. Após meses de preparo, os estandes das editoras estiveram cheios de novidades e ofertas, o que atraiu muito a atenção dos primeiros visitantes do evento, provenientes, em grande parte, de excursões escolares. Contando com áreas dedicadas às atividades onde serão realizadas palestras e sessões de autógrafos com autores dos mais diversos países, a Bienal pareceu ganhar uma dimensão nova em termos de tamanho. Um desses destaques fica por conta do espaço Mundo Ziraldo, dedicado a apresentar para os mais jovens uma porta de entrada no mundo da leitura nas obras do cartunista mineiro. Com uma área específica para apresentações teatrais e outra ala cujo projeto visa a imersão na obra de Ziraldo, “Flicts”, o espaço realmente cativa visitantes das mais diferentes idades.
 
No Pavilhão Verde, porém, é que se encontram alguns dos principais estandes para os leitores de quadrinhos e admiradores da arte sequencial. Imediatamente em frente a uma de suas portas de entrada, a Comix se tornou referência nas últimas edições do evento por sua diversidade de títulos e oportunidade de encontrar itens das mais diversas vertentes do universo nerd. Este ano, a Comix traz ainda títulos que não possuem tanta circulação no mercado tradicional, como “#Sobreontem”, fanzine preparado pelos quadrinistas que se envolveram com os protestos sociais realizados ao redor de todo o Brasil nas primeiras semanas do mês de julho. Além disso, conta com várias obras de temática instrutiva para quem deseja aprender mais do processo artístico realizado pelos desenhistas das histórias em quadrinhos, dentre os quais se destaca a bela edição “Black White – O Processo Criativo de Eduardo Risso”.
 
Foto do espaço da Devir
Igualmente interessante para os aspirantes a desenhistas e admiradores da boa arte, existe a disponibilidade do livro “Frank Frazetta – Icons”, no estande da Devir, que apresenta um pouco da vida e obra do artistas cujas capas produzidas para a revista “Conan” o consolidaram como um dos mais talentosos ilustradores de sua época. O estande ainda oferece uma boa quantidade de títulos importados de arte sequencial, com destaque para as gigantes Marvel e DC, que valem a pena ser conferidos. Há, também, duas áreas específicas em seu espaço destinadas àqueles que desejarem participar de torneios do jogo de cartas “Magic: The Gathering” ou, até comprarem seus primeiros itens deste segmento.
 
Outro grande destaque fica por conta da editora Nemo, parte do Grupo Autêntica. Contando com descontos que chegam a 25% em seus títulos da série Moebius, o estande tende a se tornar uma área consideravelmente concorrida pelos leitores de quadrinhos europeus. Além disso, a editora ainda oferece outros títulos em quadrinhos bastante interessantes, como adaptações das obras de Shakespeare, em grande parte realizadas por artistas brasileiros, e obras voltadas para públicos mais jovens, como “Força Animal”, da dupla tupiniquim Wellington Srbek e Kris Zullo.
 
No Pavilhão Azul, porém, o grande centro das atenções não ficou com o estande da Panini, como poderia se prever diante dos resultados da última edição da Bienal. O tamanho do estande parece ter sido afetado pela sua organização, e ele parece menor que em 2011. Ainda assim, ele conta com muitos títulos, de vários gêneros, contando, inclusive, com lançamentos como o terceiro título da série Graphic MSP, “Pavor Espaciar”, de Gustavo Duarte. O estande, igualmente, mantém sua tradição de ostentas modelos em tamanho real de alguns de seus personagens publicados. Os escolhidos deste ano foram Ben10, para o público infanto-juvenil, e o Super-Homem, em alusão à sua recente produção para os cinemas. O volume de pessoas que deve preencher esse estande, porém, deve dificultar um pouco a mobilidade e aumentar o tempo de espera nas filas, mas a qualidade do material posto nas prateleiras certamente compensa. Vale ressaltar títulos inéditos até então, como “Tropa dos Lanternas Verdes: O Lado Negro do Verde” e a nova série “Chico Bento Jovem”.
 
Portanto, foi um dia de muitas novidades, que, certamente, serão desdobradas ao longo do evento, mas que, desde já, oferecem oportunidades incríveis para os fãs mais diversos da nona arte. Aguardamos vocês lá!

Um comentário:

Gabriel Machado disse...

Como sempre, escrevendo muito bem ;)
Vou domingo à Bienar – imitando o Chico Bento :P