quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Prelúdio de Uma Nova Bienal

Por Gabriel Guimarães


Amanhã, dia 29 de agosto de 2013, terá início a 16ª edição da Bienal do Livro, na cidade do Rio de Janeiro. Tendo obtido grande sucesso em 2009, com particular destaque para os resultados positivos das atividades envolvendo a arte sequencial, o evento comemora também seu 30º aniversário. Tendo tido início nos salões do Hotel Copacabana Palace, em 1983, a Bienal foi gradativamente ganhando atenção, vindo a ocupar os galpões do Rio Centro, que compreendem 55 mil metros quadrados, há mais de uma década. Com o número de visitantes crescendo volumosamente no decorrer do tempo, crescendo de 100 mil, em 2005, para mais de 640 mil, em 2011, o evento proporciona um olhar mais atento para a literatura e as atividades culturais brasileiras e internacionais.

Tendo o costume de homenagear um país diferente em cada uma de suas edições, o protagonista deste ano será a Alemanha, que contará com um estande especializado e diversos autores dos mais variados gêneros. Entre os que estarão presentes, o destaque fica por conta do quadrinista  Reinhard Kleist, que estará fazendo o lançamento oficial de sua mais recente graphic novel lançada no Brasil pela editora 8Inverso, "O Boxeador". Contando ainda com número recorde de autores estrangeiros, o evento trará nomes como o americano Corey May, roteirista da série "Assassin's Creed" para os consoles, o moçambicano Mia Couto, pseudônimo do biólogo António Emilio Leite Couto, e do crítico artístico britânico Will Gompertz.

Outro elemento de destaque na edição deste ano é a relação da literatura com o futebol, para aproveitar o momento prévio ao acontecimento da Copa do Mundo no Brasil ano que vem. Para debater o assunto, haverá uma série de autores renomados no meio como os jornalistas Juca Kfouri e José Trajano, o professor da UFRJ e escritor Muniz Sodré, dentre tantos outros grandes profissionais do mercado livreiro e futebolístico.

Outro ponto importante é a confirmação da primeira versão do Salão de Negócios, espaço dedicado exclusivamente àqueles que trabalham com o livro enquanto objeto de produção. Elemento comum em feiras literárias internacionais, a Bienal deste ano contará com representantes de editoras internacionais e agentes literários renomados para discutir os rumos do mercado editorial e proporcionar um melhor ambiente para o relacionamento entre empresas. Países como Chile, Gana, Alemanha, Canadá e Estados Unidos estarão presentes, além de muitas editoras do cenário tupiniquim.

Portanto, o evento parece guardar grandes novidades e ainda mais oportunidades de saborear a experiência do livro que em suas edições anteriores. Nos dias seguintes, faremos aqui, no Quadrinhos Pra Quem Gosta, a cobertura completa da XVI Bienal do Livro e convidamos você, leitor, a aproveitar todas as nuances oferecidas pelos organizadores do evento de perto, ao nosso lado. Nos vemos por lá!

Nenhum comentário: