Por Gabriel Guimarães
Aproveitando a empolgação do público infanto-juvenil com o dia das crianças, comemorado ontem, a livraria FNAC, do Barrashopping, realizou o evento de lançamento de dois novos volumes da história "Amazon - Guerreiros da Amazônia", feitos pelos cariocas Ronaldo Barcelos e Ronaldo Santana. Com uma apresentação convidativa e participantes fantasiados para uma performance das aventuras dos personagens que protagonizam os livros, o evento atraiu muitas famílias e teve ótima recepção.
![]() |
A dupla de autores, Ronaldo Santana e Ronaldo Barcelos, respectivamente, no estande de lançamento na Bienal do Livro, de São Paulo, este ano |
Com um estilo de contar histórias similar aos tradicionais quadrinhos de heróis, mas apresentado em formato textual com ilustrações ocasionais, a história foca em questões como a preservação da mata e a conservação das espécies habitantes da Amazônia brasileira, a fim de gerar maior conscientização no leitor do seu papel em meio ao habitat do qual faz parte. Inicialmente um projeto organizado em parceria com o site do jornal "O Globo", em 2000, os criadores produziram uma série de 21 episódios de animação, com 10 minigames disponibilizados à parte para os internautas. Em janeiro de 2008, as animações foram exibidas no portal Amazon Sat, com duração em torno de 15 minutos por episódio. Hoje, infelizmente, o site que continha esse conteúdo não está mais acessível, porém, os autores decidiram levar o projeto além em uma trilogia de livros que poderia dar maior profundidade à trama, que gira em torno dos personagens Cynthia, Kleyton e Allan, que vão para a Amazônia como prêmio por um concurso do qual tinham participado, mas que, lá, descobrem que sua viagem representa muito mais do que apenas um passeio pelo grande patrimônio natural brasileiro.
![]() |
Promoção feita durante a Rio+20, neste ano, na estação rodoviária do Rio de Janeiro |
Em 2009, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, a editora Litteris lançou o primeiro volume dessa trilogia, introduzindo os personagens a toda uma nova leva de leitores, a fim de educar os mais jovens quanto à importância de realizar um desenvolvimento sustentável nas capitais nacionais e a atenção que a natureza carece para poder ser preservada. O projeto, entretanto, sofreu atrasos e acabou mudando de casa editorial. Em 2011, a produtora RJR realizou uma nova edição do material escrito por Ronaldo Barcelos, acrescentando um glossário que auxiliasse no uso do material em sala de aula pelos professores, e deu uma nova dimensão aos desenhos de Ronaldo Santana, produzindo um novo layout e acrescentando novas ilustrações. Para reforçar o objetivo da obra, os organizadores ainda confeccionaram o livro a partir de companhias de política responsável com o meio ambiente.

![]() |
O desenhista, Ronaldo Santana, posa para foto com os alegres visitantes que conferiram o lançamento |
Para o ano que vem, está previsto o lançamento do terceiro e último livro da série, sem, porém, com isso, dizer que as histórias dos personagens terão terminado. A RJR tem planos ainda de produzir além de uma série animada novamente com esses personagens, um filme de animação voltado para o cinema, mediante novas parcerias que podem vir a ser firmadas futuramente. O que podemos fazer, por enquanto, é desejar que tudo corra bem para a dupla de autores e para a produtora e aguardar, ansiosamente, que essa história possa representar um grande passo rumo a uma maior participação da própria mão de obra brasileira na constituição de conteúdo cultural a ser consumido pelo público brasileiro.
Para quem tiver interesse, a série de livros "Amazon - Os Guerreiros da Amazônia" possui um site próprio, que pode ser conferido aqui e uma página no Facebook, que pode ser acessada aqui. Uma matéria publicada na página virtual da revista "Época" com uma entrevista com o roteirista da série, que pode ser conferido aqui. O site "Overmundo" também produziu, em 2009, matéria sobre o andamento do projeto naquela época, porém, que acabou sofrendo mudanças ao longo do tempo. Ainda assim, é interessante conferir a matéria produzida, que pode ser conferida aqui. Outra produção feita para o projeto que vale a pena ser conferida pode ser encontrada no Youtube ou assistida, abaixo.
Um comentário:
Muito legal isso! Eu esbarrei com essas publicações outro dia, justamente na FNAC, e fiquei extremamente curioso pra ler. Tá na minha lista tb! rsrs Valeu pelos links! Adicionei o facebook deles aqui! Abraços!
Postar um comentário