sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz 2012!

Por Gabriel Guimarães
 
Pequim, já comemorando a virada do ano

O ano de 2011 foi cenário de muitas alegrias e conquistas para o ramo das histórias em quadrinhos. Vivemos emoções intensas, muitos encontros e pudemos observar grandes parcerias sendo firmadas que deram novo fôlego ao mercado editorial brasileiro. Conforme foi destacado nas últimas matérias do blog aqui, aqui e aqui, o ano foi muito especial, e seu papel desempenhado na luta pelo reconhecimento da arte sequencial enquanto meio de comunicação e objeto de arte, imprecindível.

Em 2012, haverá ainda muito que se prestar atenção no mercado de quadrinhos. Seja nas futuras publicações, já confirmadas pelas editoras, como são o caso do lançamento da história "Habibi", do americano Craig Thompson, que ficou conhecido pela sua bela graphic novel "Retalhos", pelo selo Quadrinhos na Cia., da editora Companhia das Letras, ou então a enfim publicação no território brasileiro de uma das HQs argentinas de maior sucesso, "El Eternauta", da dupla Francisco Solano López (que já foi tema de matéria aqui no blog) e Hector German Oesterheld, pela editora Martins Fontes. Lançado originalmente entre 1957 e 1959, a criação da dupla argentina era uma forma de crítica ao regime político que assolava o país na época, e a figura do personagem principal da trama acabou se tornando uma referência para movimentos sociais, sendo possível até hoje encontrar algumas representações do protagonista em pichações ao redor de Buenos Aires. O material levou mais tempo do que deveria para ser lançado aqui, e apesar do atraso deste, que deveria ter sido feito ainda este ano, ano que vem promete chamar a atenção dos leitores brasileiros de quadrinhos.
  
No campo do cinema, estarão disponíveis diversas opções, como o aguardado longa do belga "Tintin", que já foi lançado na Europa e nos Estados Unidos, mas aqui só estará em exibição nas salas de cinema a partir da segunda metade de janeiro. Haverá também filmes que estão gerando burburinho constante da comunidade de leitores há algum tempo, como é o caso dos "Vingadores"; a terceira e final parte da trilogia do Batman sob a batuta do diretor Christopher Nolan; a reformulação do "Espetacular Homem-Aranha" nos cinemas; além de animações muito interessante, como "Brave", da Disney/Pixar, a quarta parte da série "Era do Gelo", dos estúdios Fox, além de muitas outras. Tal qual esse ano nos trouxe boas experiências no quesito de adaptações, 2012 nos reserva muito mais.


Para o ano que vem, há muita expectativa para uma continuidade do apoio aos quadrinhos no Brasil, então, cabe a nós realizarmos nossos papéis com o máximo de empenho que pudermos, enquanto manter a atenção aos incentivos dados pelos governos estaduais para a produção de mais material de qualidade com o cunho da identidade verdadeiramente brasileira em quadrinhos. Fica aqui, portanto, um desejo sincero a todos os bons leitores do blog Quadrinhos Pra Quem Gosta para que todos tenham uim 2012 repleto de emoções e grandes vitórias! Que haja maior atenção a programas como o ProAc e ao apoio governamental para organização de eventos sobre quadrinhos, como foi a FIQ, em Belo Horizonte. Por fim,:

FELIZ 2012!

Um comentário:

The FreExpressioNanquin disse...

Estou aguardando ancioso pelo lançamento de Habibi... As prévias que pude ver me deixaram com "água nos olhos" de vontade de ler...