sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Considerações sobre 2011

Por Gabriel Guimarães


Conforme tem sido possível observar a partir dos dados divulgados aqui e aqui no blog nesta última semana, o ano de 2011 foi um ano extremamente marcanta para a arte sequencial, em especial, para o mercado brasileiro. Presentes em todos os setores do entretenimento, os elementos das histórias em quadrinhos ganharam ainda mais força ao longo deste ano, e com isso, teve uma procura recorde pelo público leitor. Conforme muitos especialistas do meio puderam notar, o ano trouxe de volta os quadrinhos brasileiros para a pauta de debate, gerando um acalorado interesse de novos aspirantes a quadrinistas de se arriscarem através do setor independente. Com a melhoria crescente do material disposto para a produção desse conteúdo, esses novos produtores conseguiram melhorar suas características de concorrência com as publicações feitas pelas editoras, e isso só fez o mercado crescer neste ano.

Os circuitos principais e alternativos da nona arte se movimentaram muito e renderam centenas de frutos para o ávido e novamente motivado círculo de leitores, que vinham ainda se reestabelecendo após um período de  construção de bases para o setor editorial no novo século. Conforme o blog destacou no começo deste ano, na série de matérias especiais sobre os 10 acontecimentos que mais marcaram as HQs na década passada, a virada para o século XXI trouxe uma série de mudanças estruturais e temáticas acerca das possibilidades do uso, acesso e constituição dos quadrinhos. A comunidade de admiradores da arte sequencial ainda estava se adaptando a toda a nova realidade que estes novos ares traziam, e ainda estão, mesmo agora. 2011 foi um ano importantíssimo para o mercado editorial brasileiro, e os quadrinhos passaram a ganhar uma evidência que não lhe era comum antigamente. No ano onde o número de eventos organizados ao redor desta arte foi recorde e a quantidade de publicações feitas no formato caracterizado por Eisner de arte sequencial ultrapassou todas as expectativas, tudo que temos a fazer é agradecer a Deus e continuar batalhando para que este empenho dos organizadores de tais eventos e produtores de tal material continue com toda força no futuro.

Com as redes sociais sevindo de ponte de acesso para que os leitores pudessem ter verdadeiro contato com seus autores favoritos, o ano evoluiu para toda uma nova forma de interação no setor dos meios de comunicação. Os portais de notícias procuraram se aprofundar um pouco mais no real interesse dos internautas, os blogs especializados conseguiram encontrar maior facilidade para consolidar seu público, os aplicativos para os dispositivos eletrônicos novos facilitaram uma globalização maior no que tange à troca de informações e conteúdos, gerando até mudanças estruturais no conteúdo interno dos quadrinhos para se adaptar a este mercado, como a nova DC. Enfim, muito mudou, ainda que tenha sido pouco percebido. Isso se deve ao fato de que todos nós mudamos junto com o mundo.

Hoje, não somos os mesmos que éramos quando 2011 começou. Passamos por muitos desafios, dificuldades, perdas, obstáculos, e isso nos mudou intrinsecamente. Entretanto, também vivemos novas alegrias, vimos a Mônica e o Cebolinha ficarem juntos de verdade pela primeira vez, experimentamos novas sensações e tivemos memórias das quais jamais poderíamos nos imaginar sem, atualmente. 2011 foi um ano espetacular, e isso se deve ao esforço de todos. Não apenas àqueles ligados aos quadrinhos, mas também àqueles com os quais dividimos nossa jornada. Muitas vezes, não olhamos para o lado para agradecer pelo que temos, pensando sempre naquilo que precisaríamos conquistar. Porém, lutar por algo de grande importância, como a titularização das histórias em quadrinhos enquanto meio de comunicação e objeto de arte, não quer dizer que não devemos ou não podemos saborear as pequenas vitórias que surgem pelo caminho. Muito pelo contrário, é preciso saber a importância de cada dia de luta, e jamais esquecer o porquê de lutar.

Então, gostaríamos de agradecer a todos pelo papel que todos vocês, leitores e quadrinitas, desempenharam nessa luta, e reforçar que sem a presença e participação de cada um de vocês, singularmente, nada disso teria sido possível. Muito obrigado a todos, sinceramente. Que todos possam ter vivido dias de muita alegria neste ano que passou,e  que o futuro lhes reserve muito mais.

2 comentários:

luiz_modesto disse...

Que oa no que vem seja de muita alegria a todos e sucesso em sua caminhada, GG!

João Ferreira disse...

Ótimo artigo. Tô nessa esperança também! Abraços!