quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Os Dez Acontecimentos Que Mais Marcaram as Histórias em Quadrinhos na Década

Por Gabriel Guimarães
Com a virada do ano, não só um número 0 se tornou um 1, como uma nova década teve início de fato. Uma década que nos vislumbra com a gama de possibilidades do por vir. Uma década onde os quadrinhos entram como um meio de comunicação e arte de forma imponente, ainda que não firmemente estabelecida, AINDA.

Porém, enquanto nos maravilhamos com o que pode surgir no amanhã, não devemos nos esquecer do ontem, pois foi devido ao que aconteceu ontem que o hoje e o amanhã são e serão possíveis. Sem o passado nos bairros mais pobres de Nova York onde moravam seus criadores, o Superman jamais teria se tornado o Homem do Amanhã. E assim, as coisas ainda acontecem.

Passamos por uma década em plena atividade, onde houve muitos altos e baixos, e um balanço geral se faz necessário. Para tal, estive e estarei trabalhando numa lista onde discorrirei sobre os 10 eventos / acontecimentos / ideias que mais revolucionaram as histórias em quadrinhos na década que passou. Não é uma lista das melhores histórias e nem de elementos absolutos, então, convido-os a debater comigo sobre possíveis fatos que eu não tenha tido conhecimento ou que eu possa ter diminuido sua noção de importância. Pelos próximos dias, postarei diariamente um dos membros dessa lista em que estou trabalhando, começando pelo décimo e indo até o primeiro colocado em termos de importância geral para a nona arte.

Nos vemos amanhã, caros leitores, com o 10º colocado, o qual só revelarei amanhã, tal qual ocorrerá com todos os pontos que selecionei como mais importantes da década. Que comecem as ponderações!

Um comentário:

Lucas Conrado disse...

Como tinha te dito, a invasão dos quadrinhos no cinema, o advento dos quadrinhos no Brasil, a compra da Marvel pela Disney, entre outros!