terça-feira, 3 de setembro de 2013

Bienal: Seis Volumes

Por Gabriel Guimarães
  
 
O sexto dia da 16ª edição da Bienal do Livro na cidade do Rio de Janeiro foi, no mínimo, movimentado. Com uma quantidade de visitantes provenientes de excursões colegiais extremamente grande, os estandes dos três Pavilhões do Rio Centro estiveram lotados, gerando filas e algumas dificuldades de locomoção, em determinados trechos. Apesar do volume de pessoas,  foi um dia bastante interessante e vários estandes obtiveram resultado positivo.
Grupos de escola na frente da Bienal
Fora dos pontos de maior concentração de pessoas, alguns estandes menores tiveram uma boa quantidade de visitas e puderam expor seu material de maneira mais atrativa. O Sebo Ronaldo Livreiro, no Pavilhão Laranja, foi um exemplo disso. Com um acervo de livros clássicos desde romances históricos a obras pouco conhecidas da ficção científica, seu estande teve um volume de visitantes muito positivo. Os interessados nas edições de “A Espada Selvagem de Conan” também foram bastante agraciados por isso, uma vez que o sebo dispunha de várias edições em formato maior, que haviam sido publicadas ao longo dos anos 1980, pela editora Abril.
 
Pouco ao lado, se encontrava o estande do Grupo 5W, composto por uma diversidade de selos editoriais, como Abecedário, Editora Baluarte, Verve e Editora Orago, dentre outros. Em compasso com o crescente interesse do público em histórias em quadrinhos produzidas por profissionais de dentro do país, o estande conta com uma série de títulos disponíveis de conteúdo instigante para o leitor da arte seqüencial. Indo desde obras como “O Instituto”, de Osmarco Valladão e Manoel Magalhães, à edição limitada e numerada do livro “Sketchbook Joe Bennet”, com obras originais produzidas pelo desenhista paraibano para editoras norte-americanas, o estande merece uma visita tanto quanto suas obras merecem o reconhecimento devido.
 
Nos demais Pavilhões, o movimento foi igualmente avassalador a maior parte do dia, mas a disponibilidade de títulos ainda não trazia nenhum material diferente daquele disposto nos dias anteriores. Amanhã, porém, o estande da editora Devir assegurou o recebimento de nova leva de títulos importados, que estarão disponíveis para compra. Vale ficar atento. O estande da editora L&PM também chama a atenção pelos múltiplos títulos de arte seqüencial que estão em suas bancadas, como a “Enciclopédia das Histórias em Quadrinhos”, produzida pela dupla Goida e André Kleinert, e as duas edições pocket de “Solanin”, do japonês Inio Asano (cuja resenha já foi feita aqui no blog). Infelizmente, este estande não oferece descontos, se limitando apenas àqueles relacionados aos professores, que têm direito a pagar 20% a menos.
 
Ainda assim, há muito ainda para se ver e fazer. Não deixem de conferir as novidades conosco, por aqui ou pessoalmente. Aguardamos você lá!

Nenhum comentário: