sábado, 9 de março de 2013

Konvenção Klássica

Por Gabriel Guimarães


Ontem teve início no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, a "Komikong 2", evento destinado aos leitores de histórias em quadrinhos e fãs da indústria de entretenimento como um todo. Organizado por João Calvet, que roteirizou a série "Twilight Girl', da editora Cross Plain Publishing, além de investir na criação de diversas gibiterias e eventos relacionados à nona arte, o evento é mais um a compor o quadro de programação do grupo "ComicMania", cuja página oficial no Facebook pode ser conferida aqui.
 
Ocupando o centro do clube Orfeão Português, na rua São Francisco Xavier, 363, das 10 horas da manhã às 20 horas, o evento é uma boa opção para todos os admiradores das edições clássicas que compõem o universo das revistas em quadrinhos, tanto internacionais quanto aquelas publicadas dentro do Brasil. Com estandes das lojas Gibilândia e Beco dos Quadrinhos, a disponibilidade de material das editoras Abril, Panini, RGE, EBAL e muitas outras é consideravelmente positiva. O fã-clube "Batmania Rio", que organizou no ano passado a exposição do herói da DC no Castelinho (que foi comentado aqui também), também está presente com muitos de seus materiais exclusivos, como uma réplica em tamanho real do traje utilizado por Batman na recente trilogia cinematográfica dirigida por Christopher Nolan.
 
 
Para os interessados pelo mercado de trabalho na indústria de quadrinhos, também está presente um estande da Pencil Blue Studio, de Marcelo Salaza, com pastas de portfolio dos artistas envolvidos além de edições independentes publicadas no Brasil e outras oficiais publicadas por editoras nos Estados Unidos. A Impacto Quadrinhos também confirmou presença para demonstrar seu trabalho e expandir o interesse dos aspirantes a profissionais do meio.
 
 
Durante o evento, estão sendo realizadas também rodadas de perguntas específicas sobre seriados clássicos, universo nerd e arte sequencial, valendo brindes disponibilizados pelos donos dos estandes presentes. A variedade de temas abordado é grande e a diversão é garantida aos participantes. A dificuldade das perguntas oscila entre o conhecimento comum e aquele extremamente especializado, mas ale muito a pena conferir.
 
 

O transporte para o evento é tranquilo, contando com metrô e ônibus próximos. A localização do Orfeão Português não é de grande destaque para quem está andando pela rua, mas os pôsteres colocados do lado de fora deste facilitam a identificação do mesmo. A divulgação, porém, fica mais a cargo das redes sociais do que de visitantes ocasionais. O preço da entrada, R$ 25,00, acaba sendo um tanto caro para os interessados em conferir o evento, entretanto, a boa notícia fica por conta de que amanhã, domingo dia 10/03, quem pagar essa taxa de entrada, receberá um cupom de desconto neste mesmo valor para os estandes de venda de revistas.
 
 
A possibilidade de encontrar revistas raras e material de qualidade inquestionável mas de difícil acesso torna o evento um grande chamariz para o público leitor de revistas. Os participantes também recebem o público de bom grado e os visitantes têm composto uma boa atmosfera para o evento, dadas as limitações em que ele ocorre.
 
Fica, portanto, a recomendação para os interessados que tiverem a oportunidade de conferir o Orfeão Português até amanhã, quando o evento será concluído com a possível participação de grupos de Cosplay no local.

3 comentários:

Unknown disse...

Cara, muito legal a matéria sobre o evento. Esse tipo de iniciativa vem sendo resgatada gradativamente no Rio, que jah foi palco de grandes acontecimentos desse universo quadrinísticonerdgeekpopcultural... Aguardamos ansiosos por mais e cada vez melhores!!!

CROSSOVER COLECIONÁVEIS disse...

Muito boa matéria. Um de nossos objetivos realmente é volta do Rio de Janeiro como palco de eventos NERD (que abrange uma gama ampla de colecionadores). Fica apenas uma retificação, a Gibilandia não existe mais, quem co-organizou e estava com estande agora é a CROSSOVER COLECIONÁVEIS.
http://www.facebook.com/CROSSOVERColecionaveis

Rocio disse...

Eu acho que é interessante, eu nunca realmente pensei sobre isso, eu espero que em algum momento de fazer as coisas como você, eu também estou trabalhando em um otica brasil