segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

21 Anos de Casa

Por Gabriel Guimarães


Hoje, vivemos numa era em que o fluxo de informações acelera a cada novo avanço tecnológico e, com ele, nossas vidas acabam tornando-se mais dependentes de uma corrente ininterrupta de dados, fatos e metas. Em tempos assim, as pessoas têm se mudado com mais frequência, numa tentativa de adaptarem-se às necessidades conforme estas vão surgindo, e assim, a identidade de todos parece estar em uma transição tão rápida quanto a dos veículos midiáticos.

Relacionamentos duradouros são um dos elementos que mais se tornaram raros nessa nova realidade, dentre os quais, inclusive, os de natureza profissional. Pessoas trocam de emprego, estágio, faculdade, como se trocassem de roupas, à procura de algo que lhes encaixe bem, que revele a estas quem de fato elas são. Nesse turbilhão de dúvidas e busca de jornada pessoal, é admirável alguém alcançar marcas de dois digitos no que tange às suas carreiras e aos seus laços afetivos com aqueles que estão ao seu redor e é, portanto, por essa razão que a matéria de hoje se presta a homenagear o roteirista Flávio Teixeira de Jesus, que completou, há cerca de uma semana e meia, 21 anos de trabalho para os estúdios MSP, casa dos principais personagens de quadrinhos do Brasil e lar de muitos dos grandes nomes da arte sequencial nacional da atualidade, dentre os quais, Flávio certamente faz parte. Tal marca é prova máxima da paixão e dedicação prestadas por esse grande roteirista pelo material com o qual trabalha, e sua postura, sempre atenta e atenciosa aos demais, o torna alguém muito especial para todos que o conhecem, portanto, jamais uma data com tamanha importância para esse grande profissional dos quadrinhos poderia passar em branco.

Flávio, em 1990, quando começou a trabalhar no MSP

Sidney Gusman e Flávio Jesus, respectivamente

Sempre com seu jeito leve e amigável, Flávio embarcou no grupo de profissionais que trabalham diretamente para o padrinho dos quadrinhos brasileiros, Maurício de Sousa, em 1990. Responsável por constantes referências ao universo dos super-heróis nas histórias que escreveu, como o "Quarteto Fantásmico" e os "X-Monstros", feitos ambos com a turma do Penadinho, e por trazer profissionais do meio de quadrinhos para dentro das histórias da personagem Tina, Flávio marcou sua presença dentro do estúdio, e se tornou uma figura muito querida por todos.


Parque da Mônica
Em janeiro de 1993, esteve presente na inauguração do Parque da Mônica em São Paulo, e dali em diante, marcou presença sempre que pôde nos eventos junto ao público da turminha. Com seu nome sempre mencionado nos títulos do estúdio, conforme foi ocorrendo a mudança de editora, Flávio se tornou um dos principais roteiristas da casa, e por essa razão, alcançou a marca tão merecida que motivou essa matéria. Indo além dos quadrinhos, ele também roteirizou "O Caça Sansão" (que pode ser conferido no vídeo abaixo), animação que fez parte do filme "CineGibi", em 2004.


Para comemorar essa data tão especial, Flávio decidiu iniciar um blog, onde postou fotos de seus 21 de anos de MSP, abrangendo momentos descontraídos e simbólicos dentro do estúdio e com seus companheiros de equipe. O nome do blog é "Aquarium Nerd", e fica desde já a recomendação para conhecerem tanto esse material histórico, quanto a grande pessoa que o desenvolveu. Fica aqui, também, os mais sinceros desejos de sucesso para o nosso companheiro de nona arte, e o desejo para que ouçamos mais e mais dele por suas excelentes histórias.

4 comentários:

MatsumotoX MX disse...

Gostaria de compartilhar com vcs um trabalho que eu produz com meus desenhos.

obrigado pela atenção
http://www.youtube.com/watch?v=o6w629e-p1o&feature=youtu.be

Luciana Cristian disse...

O Flávio é realmente incrível! E o mais legal que eu estava pensando hoje (coincidentemente) é que quando eu era mais nova e via as aparições do Flávio junto à turminha nas HQs, ficava pensando: Nossa, que legal, queria conhecer esse pessoal que trabalha com o Maurício. E esse ano, quando o conheci no FIQ, foi meio irreal, uma pessoa que eu só tinha visto nas HQs (e conversado no twitter - Viva a tecnologia!) ali na minha frente, de uma simpatia tremenda... Enfim, só queria dizer ao Flávio: Parabéns por todos esses anos criando HQs que me fizeram rir e gostar cada vez mais de quadrinhos (junto a todo pessoal da MSP rsrs), e que você continue sendo essa pessoa tão simpática que eu conheci... Ah, e que escreva histórias cada vez mais divertidas rs. :D

Rafael Neves disse...

Parabéns pela matéria, cara!! É bom conhecer mais os bastidores dos gibis que marcaram minha pré-adolescência!

GG disse...

Flávio é uma grande pessoa, que merece esse destaque todo, e a matéria serve apenas para celebrar essa sua marca pessoal tão impressionante.