terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dick Tracy - Agente da Lei e dos Quadrinhos

Por Gabriel Guimarães


Marcado pelo clíma das ruas na época em que foi lançado, Dick Tracy sempre viveu aventuras das mais emocionantes, enfrentando vilões deformados e estranhos e mantendo a paz em meio ao caos que eram as ruas de Chicago dos anos 1930. À frente de seu tempo, entretanto, Tracy sempre utilizava das novidades que surgiam ao longo dos anos no combate ao crime, desde técnicas forenses até o uso de aparelhos tecnológicos avançados.

Publicado ainda pelas mãos de seu criador, Chester Gould, até 1977, o detetive se tornou um sinônimo dos quadrinhos de mistério da Era de Ouro dos Quadrinhos norte-americanos, e hoje, dia 4 de outubro, completa 80 anos de existência, que merecem ser comemorados com a devida atenção. Com seu jeito confiante e a atenção sempre pronta para os detalhes e a ação, Tracy ficou muito popular, proporcionando a seus leitores o sentimento de um defensor lutando contra o mal que se alastrava pelas ruas e guetos depois da Grande Crise da Bolsa de 1929, e sua missão ficou para sempre marcada na memória de quem acompanhava suas aventuras nas tirinhas de jornal.


Tintin e Haddock na história escrita por Hergé, em que os
dois vão para a Lua

Tentando se adaptar a algumas tendências que os quadrinhos e a cultura popular foi adquirindo no decorrer das décadas, Chester Gould fez seu personagem passar por fases bastante marcantes, desde o combate à corrupção e ao abuso infantil, até uma breve estadia na Lua, resultado do crescente número de quadrinhos espaciais que faziam sucesso entre os leitores. Alguns anos antes dessa fase de Dick Tracy, inclusive, outro personagem característico dos quadrinhos de aventura, o belga Tintin, também viveu um momento bastante destacado fora do nosso planeta Terra, em suas histórias "Rumo À Lua" (1953) e "Explorando a Lua" (1954).


Disco do personagem lançado para
tocar na vitrola

Apesar da oscilação de cenários onde cumpriu sua função de detetive e combatente do crime, Tracy sempre esteve caracterizado por seu estilo durão de rua, que preencheu centenas de revistas, desde sua primeira publicação dentro e fora das tirinhas, este último formato que se iniciou numa revista própria do personagem produzida para ser dada junto com uma marca de cereal matinal, em 1947. Tendo sido publicado pelas editoras Dell, Harvey, Blackthorne Publishing e até a Disney, Tracy foi um dos grandes personagens de quadrinhos que escreveu seu nome na história desse meio de comunicação, sem dúvida.
    

Warren Beatty interpretando Dick Tracy
 na adaptação dos quadrinhos para
o cinema em 1990

Seu sucesso, em determinados momentos, foi tanto, que ele chegou a migrar para os demais formatos, se tornando personagem de uma rádio-novela entre 1934 e 1948, além de protagonista de filmes variados entre 1937 e 1941. Também encapou discos de vinil e se tornou elemento recorrente para os jovens leitores de muitas gerações. Sua aparição de maior destaque nos últimos tempos, foi no filme "Dick Tracy", feito em 1990, com grandes nomes da sétima arte, como Warren Beatty no papel do personagem principal, e no elenco nada mais, nada menos, do que Madonna, Al Pacino, Dustin Hoffman e Dick Van Dyke.


Para o futuro, há alguns meses atrás, Beatty deu a entender que planeja trabalhar numa sequência para o último longa de Dick Tracy, mas se isso vai se concretizar mesmo, apenas o tempo dirá. Enquanto isso, ficamos por aqui comemorando as oito décadas completadas nesta dara por esse personagem tão memorável, cujo queixo e nariz quadrados são inconfundíveis. Fiquemos de olho para ver que novas direções e rumos o sobre-tudo amarelo mais marcante dos quadrinhos de mistério seguirá.

Para quem tiver interesse em uma observação mais histórica do personagem, fica a recomendação deste bom artigo publicado no blog "As Leituras de Pedro" sobre o personagem.

Nenhum comentário: