segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Bienal: O Quinto Elemento

Por Gabriel Guimarães


A Bienal hoje viveu um pouco de calma após o final de semana tão agitado. Houve mais tempo para que os profissionais lá empregados tomassem o fôlego necessário para manter a atenção nos visitantes e, assim, poderem ajuda-los em suas jornadas.


Estande grande da editora V&R
dedicado ao "Diário de um Banana"

Estandes como o da editora Vergara & Riba (mais popularmente conhecida como V&R Editores), focado na obra "Diário de um Banana", que já foi premiado com o Eisner Award, chamaram muito a atenção, e produziram bons comentários por parte do público, tanto dos jovens quanto dos recorrentes leitores da série de livros. Inclusive, quanto à história, já está sendo finalizada a produção do segundo longa metragem baseado nela e, em breve, estará disponível nos cinemas ao redor do Brasil.

Entre os demais destaques do dia, fica uma observação para a carência que o ambiente do Rio Centro tem, em relação à conectividade dos aparelhos eletrônicos. Para um evento do porte internacional que a Bienal é, mostra-se absolutamente necessário que exista uma rede wireless disponível para os usuários utilizarem nos pavilhões, assim podem trocar informações sobre o evento e pedir ou receber informações sobre o que está acontecendo nos estandes de seu interesse. Os setores das editoras voltados para a distribuição de informação e por criar uma via de comunicação com os leitores deveriam tomar alguma providência quanto a isso, que tem sido um incômodo considerável para muitos.

Ademais, o dia teve o lançamento do terceiro volume da série de livros "Como Treinar Seu Dragão", pela editora Intrínseca, que foi algo bastante interessante para os que estiveram presentes. Uma vez que foi adaptado pela Dreamworks para um filme de animação em 2010, a história ganhou muitos admiradores, e tem gerado bons rendimentos para os responsáveis por sua publicação.

Versão Go-go da pequena Mônica
Outro material que tem rendido ótimo retorno é a nova série de bonecos Go-gos da Turma da Mônica, que já estão sendo colecionados por crianças de todas as idades, dos 8 aos 80 anos, e tem praticamente voado para fora do estande da Panini e das bancas de jornal que já estão com esse material disponível para venda.

O ambiente continua muito interessante e demonstra estar se preparando para o dia em que deve receber o maior número de visitas de todos os dias do evento, a quarta-feira, dia 7 de setembro, no feriado do Dia de Indepência do Brasil. Muitos dos que não foram até o momento para conferir as atividades nessa 15ª edição da Bienal no Rio de Janeiro estão apenas aguardando a chegada do grande feriado para fazê-lo, e esse dia, meus caros leitores, promete ser o mais agitado de todos. Aguardemos para ver.

5 comentários:

Maria Clara Modesto disse...

Gostei mt de saber sobre as novidades. Li o Diário de um Banana e adorei. E já estou colecionando os gogo's da Turma da Mônica. Acho que foi uma excelente iniciativa explorar esse nicho. Como vc mesmo falou, os gogo's agradam a pessoas de qlq idade. Aqui em casa todos estão colecionando!

Anônimo disse...

Ótimo post. Queria poder acompanhar a Bienal de perto, mas infelizmente não posso. Tem alguma informação sobre A Esperança (Mockingjay), o último livro da saga Jogos Vorazes por lá? :P

Danitrix disse...

Nem wireless tem, nem nosso próprio sinal funciona. Aí fica complicado mesmo. Gabriel, sabe me dizer quanto o stand da panini tá cobrando o MSPNovos50 e se ainda tem...ou esgotou?

GG disse...

Fico feliz que estejam gostando da matéria, com certeza, é graças ao reconhecimento que consigo renovar minha motivação e energia para novas matérias.

Danitrix, não sei o preço exato do MSPnovos50, porém, o estande da Panini está oferecendo 20% de desconto nas suas revistas que já não estiverem com preço promocional. O terceiro volume dessa homenagem ao Maurício existe em dois modelos diferentes, o de capa cartonada e o de capa dura, porém, o cutso exato de cada um eu não sei te dizer com precisão. Amanhã, tentarei passar no estande e saber essas informações e te passo.

Danitrix disse...

Obrigada! Devo voltar lá sábado e pegar o MSP lançamento cartonado. Mas não sabia se eles ainda tem, se é o preço de livraria...enfim. Se souber, agradeço que me avise. Um abraço!