sábado, 21 de maio de 2011

O Amor Está nos Quadrinhos

Por Gabriel Guimarães

Desde a criação da Turma da Mônica há décadas, o desenhista paulistano Maurício de Sousa foi se consolidando no panorama nacional como o padrinho dos quadrinhos brasileiros, mostrando os usos possíveis para esse meio de comunicação que ainda se consolidava. Ao longo dos anos, os rostos de seus personagens estamparam campanhas a favor da alfabetização e do respeito às diferenças e contra atitudes de violência ou de bulying (tema hoje comum em qualquer discussão sobre a criação de crianças e jovens ao redor do mundo todo). Por mais tempo do que qualquer um poderia prever, sua criação se fez fator presente na formação de novas gerações de leitores, tornando-se parte do imaginário popular brasileiro quando associado às questões da juventude. Porém, como qualquer mercado de bem, as revistas desses personagens sofreram algumas quedas de vendas e de prestígio com o surgimento de novas mídias e a mudança na ênfase dada aos quadrinhos, ainda que os estúdios desse grande mestre tenham sempre se esforçado ao máximo para definir e adotar as mais recentes tendências que o público pudesse estar precisando.

Em 2008, ocorreu uma mudança de paradigma tão grande que poderia decretar o fim do sucesso caracterizado pela turminha de Cebolinha, Cascão e cia, ou então o seu renascimento para toda uma nova gama de leitores e admiradores da nona arte. Tomando como base algumas impressões que ele estava adquirindo nos últimos anos e informações sobre as mudanças de consumo de quadrinhos pelo público cuja faixa etária se desejava atingir, Maurício arriscou sua sorte no lançamento de uma versão repaginada dos seus clássicos e adorados personagens, no que veio a se tornar a Turma da Mônica Jovem.

Sei que já fiz uma matéria descrevendo o quanto esse evento representou para os quadrinhos na década aqui no blog antes, porém, o que venho a destacar neste dia é um acontecimento que trará muita repercussão para o futuro desses personagens. Por mais que tente se negar, todos os leitores sempre associaram os personagens da turma da Mônica em formas de casais, fosse devido à afinidade ou então a um relacionamento tão particular que não pode ser apenas mera amizade, e é dessa forma que o casal Mônica e Cebolinha teve sua concepção.

Nenhum garoto, por mais novo que seja, se esforçaria tanto para provocar uma garota se não houvesse por trás desse exterior de rivalidade um imenso sentimento de amor. Mesmo sendo surrado, ignorado e às vezes até tendo menos atenção do que os outros meninos da rua, Cebolinha sempre se manteve ao lado de Mônica, e sempre se dispôs a lutar quando fosse preciso, por ela. Sempre por ela.

Na edição número 4 da Turma da Mônica Jovem (diga-se de passagem, a edição que mais se vendeu na história do título), esse eterno romance platônico se consolidou na forma de um beijo, que preencheu a capa da edição e os corações e mentes dos leitores atuais e dos mais antigos da turminha. Entretanto, muito se passou depois disso e nada mais chegou a esse nível. Parecia que o amor tinha ficado em segundo plano e simplesmente fora deixado de lado. E é nesse panorama geral que, às vésperas do dia dos namorados, Maurício vem nos trazer a experiência máxima que tanto se esperou nos seus quadrinhos.

Na edição desse mês da revista, de número 34, que terá o lançamento antecipado por conta da enorme procura (dia 24 de maio sai em São Paulo, dia 25 no Rio de Janeiro e dia 26 nas demais partes do país), Cebolinha, depois de tanto sofrer nas mãos da garota de vestidinho vermelho e dentes "destacados", decide pedir Mônica em namoro, dando assim o próximo passo na relação dos dois e na forma do público se sentir conectado às histórias.

A procura pela edição, eu imagino, será colossal, e deve levar o título ao patamar de principal produto de quadrinhos vendido no bimestre maio/junho. Aos que admiram as histórias em quadrinhos tanto quanto eu, essa notícia não pode passar em branco, e merece um destaque imenso aqui no blog por tudo que a turma da Mônica já fez pela arte sequencial no Brasil e pela forma como a produção de quadrinhos brasileiros é vista no mundo, além, é claro, do quanto esses personagens significaram e ainda significam na vida de todos os leitores de quadrinhos no país. Portanto, fica aqui meu mais sincero agradecimento ao grande mestre que é Maurício de Sousa; minha mais pura admiração por toda a sua equipe de trabalho, que o auxilia todos os dias na produção das histórias da turminha, com destaque para o excelente editor e aficcionado da banda desenhada, Sidney Gusman; e um sentimento aqui para os leitores do meu blog: as crianças cresceram, tanto fisicamente (no caso, as filhas de Maurício que o motivaram a criar suas personagens) quanto ficcionalmente, e todos nós crescemos com elas. Hoje, elas dão mais um passo em direção ao futuro, à vida adulta que todos um dia passamos a ter, e momento este cuja transição nós jamais esquecemos pelo resto de nossas vidas quando se dá conosco. Agora, haverão dois momentos de transição a jamais serem esquecidos, duas vertentes, uma real e outra fantasiosa, a serem lembradas com todo carinho e admiração. Não deixe passar a oportunidade de guardar a sua edição desse momento antológico eternamente junto ao seu coração.

4 comentários:

Lucas Pimenta disse...

Olá Gabriel, como faço para entrar em contato com você?
Algum e-mail?
Grande abraço.

GG disse...

Lucas, você pode mandar um email para quadrinhospraquemgosta@ymail.com que assim que eu o ver, te respondo. Sinta-se livre para entrar em contato quando quiser. =)
Grande abraço!

Eduardo (Mutante X) disse...

Passei aqui pra agradecer seu comentário no X da Questão e, deparei-me com este belo texto e a excelente escolha das imagens para ilustrá-lo. Esta última, que encerra o texto me emocionou. Parabéns pela sensibilidade e pelas palavras a este grande mestre imortal, que é Mauricio de Sousa. Ah, sim: e obrigado pela visita ao "blox". Se curtiu, continue visitando sempre. Abraços!

GG disse...

Fico extremamente feliz de que sua opinião do site foi positiva, Eduardo. Sua matéria sobre a escolha do Maurício para tema da revista Mundo dos Super-Heróis também ficou ótima, com certeza acompanharei futuras publicações do seu site. Mais uma vez, obrigado pelo seu comentário, e espero que possamos manter contato. Qualquer matéria nova, é só você acompanhar meu twitter @GGMF, que ficará informado. =)