quarta-feira, 25 de maio de 2011

NÃO ENTRE EM PÂNICO!

Por Gabriel Guimarães


Se você viu ou é uma pessoa que carregou sua toalha fielmente sobre seus ombros ou enrolada em sua testa neste dia, você já sabe do que se trata essa matéria. Para os que não compartilham dessa tradição, gostaria de dar uma breve explicação sobre o porquê de tamanha comoção nas redes sociais como Twitter e Facebook para algo que muitos pensariam ser um detalhe irrelevante no dia-a-dia dos grandes centros urbanos: o dia internacional da toalha.

O dia da toalha nada mais é que um símbolo, uma homenagem póstuma a um dos autores que mais marcaram o imaginário popular de uma tribo social que hoje se expande a passos largos ao redor do globo inteiro: os nerds. Não é por acidente, então, que hoje seja também chamado de dia do orgulho nerd. Para explicar as origens dessa comemoração, é preciso recordar o escritor britânico Douglas Adams, autor da "trilogia de cinco livros" do Guia do Mochileiro das Galáxias, obra de ficção científica cujo humor ácido e irônico em cima da estrutura social com que os humanos organizam seu viver a tornou um clássico para todos aqueles que a leram.

No dia 11 de maio de 2001, Douglas Adams faleceu em decorrência de um ataque cardíaco, e os fãs e admiradores do autor e de sua criação decidiram prestar sua homenagem duas semanas após, no dia 25 de maio (data do lançamento nos cinemas do primeiro filme da série Star Wars, em 1977), instituindo o dia internacional da toalha como uma referência ao ítem que teve tanto destaque nas obras de Adams. Para ele, a toalha é o bem mais útil do universo, uma vez que pode: ser usada como agasalho quando se atravessa luas frias; quando molhada vira uma arma de combate corpo a corpo; enrolada em torno da cabeça, pode proteger a pessoa de emanações tóxicas; servir para enxugar o corpo, caso esteja limpa; e, mais importante, dá a sensação de segurança psicológica ao mochileiro. Se um mochileiro a leva com ele, tem tudo de que precisa, como escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, bússola, mapa, barbante, capa de chuva e traje espacial.

No ano passado, a UFRJ comemorou este dia com um evento especial que foi divulgado aqui no blog na época, porém, este ano, as comemorações se darão de forma mais organizada nos ambientes públicos ao redor do país. Para um cronograma preciso e bem detalhado de todas as festividades para o dia dos nerds, o site em inglês Towel Day é o lugar certo para você. Lá, você pode encontrar detalhes tanto de eventos acontecendo dentro do Brasil quanto de vários outros pontos no mundo, como Canadá, Austrália, Quênia e China. A organização é algo que me chamou muito a atenção.

Há ainda destaque para os concursos e promoções sendo feitas em cima da mitologia da série literária, principalmente o do grupo Jovem Nerd em parceria com a marca de informática CCE Info, que pode ser conferida aqui.

Portanto, deixo aqui meus mais sinceros desejos de um bom e feliz dia da toalha para todos os meus leitores e um profundo desejo de que seus sonhos possam se tornar realidade, contanto que não sejam ir almoçar no restaurante no fim do universo. Lá, está sempre lotado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mágico, cara... a referência final me levou longe, embora jamais tenha lido este livro, o modo como escreveu me fez recordar os lugares onde já estive em meus livros... Saudades de Macondo...

PS: Passarei a ler a obra em breve, sua recomendação valeu...

GG disse...

Que bom que gostou, Daniel! A obra de Adams é quase um ítem fundamental na lista de todo leitor afinco e tenho certeza que gostará bastante!