sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pequena Lulu, Grandes Quadrinhos

Por Gabriel Guimarães


No Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, está sendo realizada uma exposição em homenagem à personagem de quadrinhos infantis Luluzinha, que voltará a ter suas histórias clássicas publicadas pela editora Ediouro no seu selo de quadrinhos Pixel Media, já responsável pela publicação da versão teen da personagem (a qual, quando surgiu, gerou uma enorme polêmica sobre a fidelidade com as origens que tinha, e por se tratar de uma versão brasileira de uma personagem americana).

Criada pela americana Marjorie Henderson Buell em 1935, Luluzinha fez um estrondoso sucesso entre as tiras cômicas, sendo publicada por dez anos no Saturday Evening Post, para então ganhar uma revista própria pela Dell Editora, já sob a batuta de John Stanley, tanto na arte quanto nos roteiros. Tendo figurado em revistas, séries de TV, bonecos, adesivos, etc, Lulu virou uma referência muito conhecida e querida pelo público e foi somente em 1984 que deixou de ser editada nos Estados Unidos. No Brasil, a última edição publicada com as histórias da jovem Lulu e do seu melhor amigo Bolinha saiu apenas em 1996, pela editora Abril.

Aqui dentro, inclusive, a série fez tanto sucesso que ganhou ainda uma homenagem na canção de Roberto e Erasmo Carlos, "A Festa do Bolinha", que conta uma história entre os seus protagonistas, Lulu e Bolinha.


Em 2009, seguindo o sucesso alcançado pela versão teen da Turma da Mônica (o que já analisei antes aqui no blog), Luluzinha ganhou uma aparência e personalidade adolescente pela Pixel, e voltou a ser lembrada pelo público leitor. Agora, recebe essa justa homenagem que merece ser conferida de perto, na rua José Antônio Coelho, 879 no bairro de Vila Mariana, São Paulo / SP. A exposição estará disponível para ser visitada gratuitamente até o dia 7 de maio, das 15h às 18h.

2 comentários:

João Ferreira disse...

Já fui fã da animação que passava na TV na década de 80. Nunca li nenhuma HQ dela além da versão Teen que foi lnçada há alguns anos. Sabe se existe algum encadernado dela, ao estilo do que saiu do Peanut?

GG disse...

João, acredito que a editora Devir tenha publicado uns dois ou três volumes com as histórias em quadrinhos clássicas da pequena Lulu aqui no Brasil, em formato americano, que é mais ou menos similar ao da folha de papel ofício, diferente do trabalho realizado pela L&PM com as tiras do Peanuts. Entretanto, acho que esses volumes hoje estão um pouco difíceis de encontrar. Você talvez consiga achá-los no Estante Virtual. Lá fora, o volume de publicações dos materiais clássicos é logicamente maior, e existe uma possibilidade melhor de você encontrar esse conteúdo também. =)