quinta-feira, 28 de abril de 2011

Novo Portal de Quadrinhos Nacionais, Exportando Talento e A Busca por Tempos Áureos Das Gigantes dos Quadrinhos

Por Gabriel Guimarães


Sei que o título está bastante comprido, mas são muitas novidades a serem comentadas aqui. Em primeiro lugar, gostaria de destacar um projeto que me chamou bastante a atenção pela excelente iniciativa que é: a ainda nova Editora Eras, que se oficializou em 2010 e tem como foco o trabalho com materiais de RPG, jogos e histórias em quadrinhos, deu início essa semana à procura de interessados em trabalhar com arte sequencial para começar a publicar no seu portal online específico de quadrinhos, o "Multicomics Blog".

Com o objetivo de fazer um trabalho exclusivo com quadrinhos brasileiros, a Eras tem divulgado vários artigos sobre o universo no qual as histórias que publicará acontecerão e comentando o processo de produção delas, desde a colorização até a diagramação que o site usará. O trabalho promete muito e pode ser uma porta de divulgação para o talento nacional bem positiva. Quando o portal estiver plenamente construído (o que se vê lá por enquanto ainda é a versão provisória, até que comece a publicação das HQs), acredito que será um ótimo ponto de encontro para os admiradores da nona arte no Brasil. Fiquem antenados nesse projeto.

Quanto à segunda notícia do dia, trata-se da notícia de que a graphic novel nacional "Cachalote", escrita por Daniel Galera e desenhada por Rafael Coutinho, será exportada para a Europa e a editora Cambourakis será a responsável pela publicação do material na França. Dou destaque a essa notícia porque se trata de mais um exemplo de que o Brasil está começando a exportar seu talento para o mundo e não mais apenas importando. Apenas na década de 1960, quando o Brasil exalava um crescimento cultural muito grande (que infelizmente não foi muito pra frente depois, diga-se de passagem) e exportava vários exemplos disso, como a Bossa Nova, a arquitetura revolucionária de Oscar Niemeyer que começava a se destacar, e a beleza da construção de Brasília, o país verdadeiramente demonstrava seu potencial criativo, e vejo que nos últimos tempos, o Brasil tem começado a dar seus passos para voltar a praticar isso. Precisamos continuar assim, mostrando a que viemos.

E, por último, mas não menos importante, uma notícia que reforça um pouco o ponto que tenho exposto aqui no blog já há algum tempo quanto aos quadrinhos das duas grandes editoras americanas Marvel e DC. Através de projetos como Iron Age (Marvel) e RetroActive (DC), as editoras demonstram estar atrás de um retorno aos bons tempos em que fazer, ler e acompanhar quadrinhos era mais simples, onde você não precisava de uma cronologia completamente louca para compreender tudo que acontece no universo e que os personagens são mais simples e verdadeiramente humanos do que nos dias atuais. Os quadrinhos atuais estão vendendo muito e atraindo cada vez maiores fontes de capital e possíveis leitores, porém, é perceptível que muitos sentem a falta de algo, que antes os quadrinhos tinham e hoje parecem ter esquecido um pouco como usar: pureza e simplicidade. É uma volta às origens necessária, mas que não é garantia de bons resultados. Aguardo para ver o desenrolar disso.

Um comentário:

Vitor Coelho disse...

Olá.

Obrigado pela menção à Editora Eras e o Multicomics. Ficamos orgulhosos em ver que os leitores e os amantes de quadrinhos estão curtindo nosso trabalho.

Aproveito para informar que o site já estreou e está mesmo bombando com a participação dos visitantes e usuários.

Abraços!