domingo, 30 de janeiro de 2011

Feliz Dia dos Quadrinhos!

Por Gabriel Guimarães
Sei que estou um pouco atrasado, e espero terminar a matéria antes da meia-noite, porém, venho aqui dar sinceros parabéns e desejar tudo do melhor aos admiradores da nona arte neste dia 30 de janeiro, dia das histórias em quadrinhos.

Seja você um leitor de mangá, de quadrinhos de heróis, de graphic novels européias, de tirinhas e histórinhas em estilo cartum, este dia visa homenageá-lo, e a tudo que esse meio de comunicação representa: uma união de credos, raças, classes sociais, culturas, pessoas. Tendo sua origem encontrada em formas de abordar o convívio entre as diferentes culturas que formavam os bairros no começo do surgimento das grandes metrópoles, os quadrinhos sempre foram ferramenta de integração, e assim permanecerão por toda a sua existência.

Fosse levando o leitor para fora do mundo, mostrando-lhe universos com os quais ele nunca tinha tido contato antes; ou para dentro de si mesmo, numa jornada de auto-conhecimento e análise de forma profunda e sensível, a arte sequencial ficou marcada na vida de muitas pessoas. Para uns, mais, para outros, nem tanto. Mas ficou marcada de alguma forma, isso é uma certeza.

Com os anos, o reconhecimento e a admiração a essa bela forma de arte vêm crescendo, graças a muito trabalho duro e dedicação de todos os envolvidos no processo de uma história em quadrinhos (que vai desde o roteirista que tem a ideia até o leitor quando lê o trabalho já finalizado - como destacou o quadrinista Daniel Esteves em sua palestra na Rio Comicon de 2010). Fosse traçando linhas e mais linhas até criar um universo onde antes só existia uma folha em branco, ou gastando seu suado dinheiro depois de muitas horas de trabalho na compra de um gibi, você contribuiu para isso tudo. E por essas razões, parabenizo a todos, leitores, roteiristas, desenhistas, editores, arte-finalistas, coloristas, letristas, admiradores, etc.

As comemorações alcançaram a capital mineira, por exemplo, que organizou um evento no Bistrô Folha Gourmet, que acredito ter atraído muitas pessoas. Infelizmente, não pude estar presente, mas quem sabe ano que vem, não nos esbarremos por lá? Com certeza não deixarei de narrar todos os passos do evento aqui no blog caso isso se confirme, tal qual fiz para a cobertura da Rio Comicon do ano passado.

Meu prazo está estourando, então, encerro aqui essa matéria comemorativa mais uma vez parabenizando a todos, e agradeçendo, porque nada do que tem se conquistado para os quadrinhos seria possível sem você, fiel admirador da nona arte.

Tudo de bom e muitos quadrinhos para todos vocês!

Nenhum comentário: