quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Workshop com Eddy Barrows

Por Gabriel Guimarães
Neste último sábado, dia 29 de janeiro, ocorreu nas instalações da subsidiária da Impacto Quadrinhos no Rio de Janeiro um workshop com o desenhista brasileiro Eddy Barrows, responsável pelo traço de várias edições do Superman e que colaborou com muitas edições para o mega evento A Noite Mais Densa, trabalhando nos desdobramentos que a história teve nos títulos do Superman e da Sociedade da Justiça.

Começando de manhã e indo até de tarde, a oficina mostrou um ponto raro de ser encontrado nas aglomerações dos admiradores de quadrinhos: explorou de forma enfática e pontual a carreira de um desenhista de histórias em quadrinhos. Apesar de algumas generalizações sobre certos pontos, a palestra realmente foi ótima. Barrows explicou como é seu relacionamento com seus colegas de trabalho, como faz seu dia-a-dia funcionar em função dos prazos, e como lidar com estes. Entretanto, o ponto mais interessante e estimulante abordado foi a questão relativa ao direcionamento de carreira dos desenhistas, ponto que muitos não pensam muito enquanto estão trabalhando.


Eddy Barrows explicando seu processo criativo para uma
 página dupla da SJA 

Utilizando de exemplos do próprio meio, que permitiu ao público visualizar bem o que estava sendo dito, o desenhista mineiro conseguiu prender os espectadores que abarrotavam a sala do terceiro andar de uma escola, onde o curso funciona. O público, composto em grande parte por alunos do próprio curso, ficou atento o tempo inteiro, participando e tirando todas as dúvidas que tinham com o palestrante, que se integrou muito bem com o assunto e entrosou rapidamente com todos ali presentes.

A palestra apresentou ainda uma análise caso a caso em cima de diversas obras de Barrows, que explicou como produziu cada uma delas, e deu projeções para seus trabalhos futuros, seu decorrer profissional e seus conselhos aos novos marujos da carreira no mercado de quadrinhos.

Após a palestra, houve avaliação de portfolios com o desenhista e venda de layouts originais dele, junto com revistas importadas que continham seu traço. Aos que se interessaram por compra-las (dentre as quais haviam páginas excelentes e de espantosa qualidade), houve depois a oportunidade de pegar o autógrafo do seu artista, que demonstrou estar satisfeito com o reconhecimento que estava tendo ali.

Barrows ainda comentou sobre a necessidade de surgir uma referência para os quadrinhos nacionais no Rio de Janeiro, uma vez que em outros grandes centros, já há nomes, enquanto aqui, não se tem um artista que possa ser o estandarte do gênero de forma apropriada. Isso foi extremamente exultante, pois ele discorreu de uma forma consistente e inspiradora, que, eu garanto, não sairá da memória daqueles que lá estiveram.

Tudo foi ótimo, excetuando-se o calor em que a reunião se deu, elevado pelo fato de a escola sede ter tido problemas com a rede elétrica recentemente e não ter tido a oportunidade de ter um ar condicionado instalado a tempo. Os organizadores se desdobraram para garantir a realização do evento, uma vez que tudo já estava organizado antes do problema estrutural surgir; creio que isto merece uma nota aqui pela determinação de todos.

Somo às palavras de Barrows meu sentimento pelo crescimento da nona arte no Rio de Janeiro. Vejo na cidade, que é a mais bonita do mundo, o maior potencial artístico de todos. Cada esquina, cada rua, cara praia, cada pessoa; todos são obras de arte, aqui, tudo é arte, é vida. Precisamos dar a importância devida a isso, não podemos jamais esquecer, jamais esmorar, jamais abandonar a veia artística. Estimulem-se, regozijem-se, criem. Que o Rio de Janeiro possa ser o rio de esperanças para vocês, possa ser o berço de seus mais maravilhosos sonhos, seus mais incríveis desejos. Que o Rio de Janeiro seja o rio de seus sonhos, de todo o seu ano, de toda sua vida. Que ele possa ser o seu Rio de Janeiro, dentro de seus corações e de cada folha de papel que vocês desenharem, escreverem e/ou criarem. Tomem posse de sua terra, e nela, vivam seus maiores sonhos. Esse é o meu desejo para todos os cariocas que aspiram a um dia alcançar a uma profissão no ramo dos quadrinhos. Fiquem todos com Deus, e até a próxima.  

Nenhum comentário: