domingo, 19 de julho de 2009

Primeira Homenagem Aos 50 Anos de Carreira de Maurício de Sousa

Por Gabriel Guimarães
Ontem dia 18 de julho foi uma data de extrema importância para ser comemorada por todos os quadrinistas brasileiros. Fazia exatos 50 anos que um desenhista chamdo Mauricio de Sousa começava sua jornada artística que mudaria o modo dos quadrinhos brasileiros serem vistos mundo afora.
Desenho por Gabriel Guimarães

Esta será minha primeira homenagem a esse grande mestre divulgador da nona arte. Farei aqui no blog uma pequena série delas ao longo desta semana.


Primeiramente, o que dizer de alguém que esteve presente na infância de todas as crianças desse enorme país nas últimas cinco décadas?


Tal qual Eisner em suas obras realistas, creio eu poder comparar a influência de Mauricio de Sousa para os quadrinhos nacionais. Sua versatilidade comunicativa lhe permitiu expandir seu 'império' ao redor de todo o globo, mostrando ao mundo as enormes riquezas que o grande país Brasil tem, diferentemente do que muitos estrangeiros possam acreditar, achando que aqui só há florestas e favelas.


Desenho por Gabriel Guimarães


Não, o o Brasil é muito mais, ele é riqueza cultural, é esperança física com as mais belas visões que se podem imaginar, é vida que transpira em cada cidadão brasileiro. E é isso que os quadrinhos de Mauricio nos mostram, seja com a turma da Mônica, Horácio, Rolo, Jotalhão,... A cultura brasileira sempre esteve presente em cada página publicada. Acredito que aí esteja o gênio do criador. Ao evitar focar apenas no básico do choque do real promovido por todo filme de grande produção nacional que chega no exterior passando a imagem de uma terra de ninguém, os quadrinhos de Mauricio passam o que a vida normal brasileira é, de fato.

Não é por termos muitas favelas nas cidades que a vida é pura pobreza. Não é por termos belas mulheres que todo dia é carnaval. Não podemos nos limitar aos estereótipos pelos quais somos taxados, até por nós mesmos. Por isso, aprecio tanto o que representa esse criador, esse quadrinista, esse grande símbolo de luta por um Brasil melhor, é por ele ajudar a mudar o Brasil de maneira não-agressiva, de maneira compreensiva e incentivante. Falta isso no caráter de muitos quadrinistas hoje em dia, pelo que pude perceber por algumas conversas que tive com outros quadrinistas sendo publicados hoje no Brasil.


Temos ainda muito a aprender com esse grande homem, e ainda mais temos é de agradecer pelo que ele é, a figura máxima do quadrinista brasileiro.

Nenhum comentário: