quinta-feira, 4 de junho de 2009

Os Nerds Dominaram o Mundo

Por Pedro Turambar

O título é a mais pura verdade.

Acabou aquela história de que nerd é o cara de gel, óculos, blusa xadrez, feio, sem vida social, com boas notas e sem graça. A chamada Cultura Nerd dominou tudo. E mostrou para o mundo que ser nerd é muito mais que saber de átomos, variantes, fazer o sinal do Spock e saber de cor as falas de O Império Contra Ataca.

Quando eu digo que a Cultura Nerd dominou eu não estou brincando. Veja por exemplo a indústria do Cinema. Quantos filmes de Ficcão Científica com orçamentos exorbitantes saíram nos últimos anos? Dos maiores lançamentos do ano, quantos vieram das Histórias em Quadrinhos? Só esse ano já tivemos as megaproduções Watchmen, Star Trek, X-Men Origins: Wolverine (que é uma merda). Isso sem contar as multimilionárias franquias que estão para sair: Superman, The Flash, Lanterna Verde, Mulher-Maravilha, Thor… só para citar alguns. E ano que vem teremos Homem de Ferro 2.

Sem falar nos livros de fantasia - sucedendo o fenômeno de bilheteria e Oscars O Senhor dos Anéis. Além de filmes baseados em desenhos animados e games, esse último ainda custa a ter um filme bom… mas não é esse o ponto. E dos desenhos animados - depois do total fracasso horrível de Drangonball Evolution - eu espero realmente que o filme do Avatar - The Last Airbender seja bom. Vamos lá, M. Shayamalan… eu confio em você.

Eu citei os games ali em cima, mas não preciso nem comentar não é? Tá, você pode defender que videogame é uma parada mais abrangente… todo mundo gosta. É e não é. É impressionante o que a indústria de games fatura hoje em dia. Com consoles fantásticos, gráficos que beiram a realidade e deixam os nerds malucos. Aliás, eu tenho muito a agradecer aos games que joguei a minha vida toda. Primeiro por eu ter aprendido a falar inglês sozinho com uns 12 anos de idade (como você espera zerar um jogo de RPG sem saber inglês?) e depois pelas toneladas de diversão, cultura e porque não criatividade que aqueles roteiros incríveis me deram. Tão aí Final Fantasy VII e Chrono Trigger que não me deixam mentir. A sim, eu também amava jogar Rock N’ Roll Racing para escutar as músicas.

a deusa-rainha-musa de todos os nerds: Princesa Léia

Livros, Filmes, Games, Música, Internet, Gagets. TODO nerd é banhado se não por todas, mas pela maioria disso aí 24h por dia. E por internet, entenda-se cultura útil e inútil e é claro a pornografia porque nerd não é de adamantium. E já que falamos nisso, nerd pega mulher… mas pega de jeito meu amigo, leia aqui a matéria do G1 “Nerds são melhores na cama, diz estudo”. Toma aí. Por isso nada pra mim melhor que o slogan Smart is the New Sexy de uma das melhores sitcoms da tv The Big Bang Theory. Um nerd sabe muito bem o que acontece no mundo, conhece muito de história, na verdade… pelo acúmulo de conhecimento, posso dizer que um nerd conhece de tudo. Algumas coisas mais profundamente que outras, mas de qualquer modo ele tem opinião formada sobre qualquer coisa. Ou seja, você nunca ficará ’sem papo’ com um de nós.

Dizem que ser nerd hoje em dia está em moda. É ótimo poder falar “Vida longa e próspera” e ver os olhos de outra pessoa brilhando. É ótimo poder comentar sobre os novos lançamentos do cinema e de como era bom o Super Nintendo. É ótimo você falar que tem as HQ’s de Alan Moore na estante e pessoas olharem para você respeitosamente. É melhor ainda ver que todo mundo pode ter acesso a informação, cultura e diversão sem ter medo de ser taxado.

Hoje em dia aliás, você dizer que conseguiu 5 estrelas em Trought The Fire and Flames no Guitar Hero III você é considerado praticamente um herói.

Bom, vida longa e próspera e que a força esteja com vocês.

3 comentários:

The FreExpressioNanquin disse...

e viva o nerdismooooow shaushauhsa

The FreExpressioNanquin disse...

Gabriel, como companheiro da arte quadrinhística, convido-o a ler o primeiro quadrinho disponível para download no blog...
TE Espero lá!

e óbvio, aguardo um comentário... hehe

abs
:.

Jacque disse...

Uau!
Sim sim sim!! Os nerds dominaram o mundo!!
Mas.....particularmente não gosto desse termo: "nerd"...É muito carregado de preconceito....Prefiro chamar de pessoas inteligentes... que têm conteudo....ok... às vezes podem até parecer chatas...mas basta uma boa conversa e paft...alguem com quem se pode descobrir um mundo!!
......

Jornada nas Estrelas tem origem nos quadrinho??? Pensei q o original fosse o filme...=/

Adorei seu blog!!

Voltarei sempree!!

beijinhoooosss