quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Bienal - Novo Prelúdio

Por Gabriel Guimarães

 


Amanhã, dia 3 de setembro de 2015, vai ter início a XVII edição da Bienal Internacional do Livro, na cidade do Rio de Janeiro. Conforme foi nossa proposta nas duas últimas edições, em 2011 e 2013 (que podem ser conferidos aqui), faremos uma cobertura diária do evento, que promete grandes experiências e servirá de espaço para aguardados lançamentos na indústria de quadrinhos brasileira. Autores, editores e companhias dos mais diversos estados estarão presentes para promover um período dedicado ao reconhecimento da literatura na formação individual e social, e aos laços que toda a mídia editorial constrói.

Mapa dos três pavilhões do Rio Centro
Este ano, em homenagem aos 80 anos do quadrinista Maurício de Sousa, será organizada uma exposição especial, dando a devida importância para o autor, diante do quanto sua trajetória impactou em gerações e gerações de leitores, autores e artistas. Para comemorar esse feito, muitos lançamentos estão programados em diferentes editoras e pavilhões. Os detalhes serão dados de acordo com a ordem em que os eventos forem noticiados e vividos. Aos que tiverem interesse em se programarem para encontrar Maurício em pessoa, o portal Uol oferece as informações necessárias para tanto, e pode ser conferido aqui.

ich_capaOutra fonte de homenagem nesta edição da Bienal será a literatura argentina. Enquanto a última edição deu destaque à cultura alemã e a anterior, a francesa; desta vez, o país que terá muitos autores convidados e uma área construída para receber a atenção do público será nossa vizinha latina Argentina. Os quadrinhos não vão deixar essa oportunidade passar em branco, e a editora Jambô confirmou o lançamento de "ICH", da dupla argentina Luciano Saracino (roteiro) e Ariel Olivetti (arte). Certamente materiais de Quino, Liniers e a dupla Oesteheld e Solano López (este último, que já foi homenageado aqui no blog), portanto, vale a pena conferir!

A quantidade de editoras com conteúdo de quadrinhos é maior, também, este ano, com alguns materiais que começaram no financiamento colaborativo ganhando espaço nos estandes de editoras que chegaram a acordo com os autores para distribuir a tiragem do livro custeada no crowdfunding. Estão confirmados, ainda, muitos lançamentos de encadernados pela editora Panini (Marvel e DC), obras de ficção científica mantendo a pegada do ritmo acelerado da editora Aleph, e alguns novos mangás (como "Parasyte", de Hitoshi Iwaaki) na JBC. Editoras como a Balão Editorial e a Aquário Editorial também confirmaram presença, com vários lançamentos de conteúdo 100% nacional, algo que vem ganhando muito espaço nos últimos anos, mas que ainda encontra muitas barreiras no mercado mais conservador.

Outro fator de grande interesse para os aficionados pela arte sequencial deve ser a presença de uma inteira leva de novos livros teóricos da mídia, que foram lançados na 3ª Jornada Internacional de História em Quadrinhos, onde muitos projetos acadêmicos com enfoque na nona arte foram apresentados, entre 18 e 21 de agosto deste ano, na Escola de Comunicação da USP, com a presença de consagrados estudiosos do meio, como Waldomiro Vergueiro, Sônia M. Bibe Luyten e Paulo Ramos.

Uma longa e trabalhosa jornada nos aguarda nestas próximas duas semanas, mas as promessas são muitas de este ser mais um evento significativo para o cenário editorial brasileiro, com o espaço para conteúdo brasileiro ganhando mais espaço e barreiras culturais sendo derrubadas graças à enorme dedicação de profissionais altamente qualificados e fãs dedicados. Que muitas experiências agradáveis e impactantes possam nos aguardar nos dias que virão! #PartiuBienal

Nenhum comentário: