domingo, 16 de novembro de 2014

Rumo a Uma Grande Experiência

Por Gabriel Guimarães



Entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2014, será realizado no Centro de Convenções dos Imigrantes, em São Paulo, a primeira edição da ComiCon Experience (CCXP), com uma estimativa de público considerável vinda de todo o Brasil, além de dezenas de artistas brasileiros e estrangeiros cujo trabalho na indústria de quadrinhos tem rendido obras de grande sucesso de público e crítica nos últimos anos. A fim de trazer a experiência dos grandes eventos da indústria de entretenimento realizados nos Estados Unidos, os organizadores do evento, com destaque para o pessoal do site "Omelete" e para o entusiasta dos quadrinhos Ivan Freitas de Costa, pretendem oferecer a oportunidade ao público de conhecer os responsáveis pela produção do conteúdo que os atrai, entretêm e motiva.

Para tanto, atores como Jason Momoa ("Game of Thrones" e o futuro filme "Superman V Batman - Dawn of Justice") e Edgar Vivar (o clássico "Seu" Barriga, do seriado "Chaves"), atrizes como Katie Cassidy (Laurel Lance, do seriado "Arrow") e Fiona Dourif (que interpretou a personagem Casey de "True Blood"), foram convidados para painéis voltados para a mídia televisiva, enquanto desenhistas como José García-López (responsável pelo design da maioria dos personagens do Universo DC pós-Crise nas Infinitas Terras e pré-Novos 52) e Don Rosa (aclamado artista por décadas das revistas do "Tio Patinhas", para a Disney), e roteiristas como Scott Snyder (atual roteirista do Batman para a DC), comporão o núcleo dedicado à arte sequencial. No campo dos games, a Arena Go4Gold realizará torneios dos jogos online "League of Legends", "Crossfire" e "Smite - A Arena dos Deuses", com a maior premiação do cenário brasileiro, totalizando cerca de 150 mil reais.

Procurando abrir espaço para novos autores também, o evento contará com muitos lançamentos de obras independentes, além de anúncios sobre as publicações previstas para as bancas e livrarias brasileiras no ano de 2015. Do âmbito nacional, serão muitos autores, vindos de norte a sul do país, oferecendo uma mistura cultural de todos os tipos que compõem o Brasil. Muitos autores que tiveram seu conteúdo recentemente lançado graças ao financiamento colaborativo, inclusive, estarão lá, como é o caso da dupla Denis Mello e Ana Recalde, com o álbum "Beladona", Alex D'Ates, com a revista "Mercenary Crusade" (comentada na época de seu financiamento aqui no blog) e o premiado Mário Cau, com o primeiro volume de sua webcomic, "Terapia", entre muitos artistas que merecem uma atenção especial e um forte estímulo para continuarem produzindo suas obras.

O evento será, definitivamente, um marco no panorama cultural brasileiro durante a sua realização e, com tanto para se desenrolar em tão pouco tempo, nós do "Quadrinhos Pra Quem Gosta" não poderíamos ficar de fora desse grande evento. Portanto, por meio desta matéria, estamos confirmando nossa participação na cobertura do evento, nos mesmos moldes em que cobrimos no passado as duas edições da Rio Comicon (que podem ser conferidas aqui), as duas últimas edições da Feira Internacional do Livro no Rio de Janeiro (que também podem ser conferidas aqui) e outros tantos eventos nos quais a arte sequencial esteve em destaque ou em debate. Até lá, ainda haverá muitos outros tópicos que serão trabalhados em nosso site, porém, o destaque para nossa presença na CCXP é claramente um fator que precisava ser feito em proporcional medida com seu significado para a indústria de entretenimento no Brasil.

Que venha a grande #ComiXperiencia!



Nenhum comentário: