quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Vida de Passarinho


Por Gabriel Guimarães




Foi realizado na noite desta quarta-feira, na Livraria da Travessa de Ipanema, o lançamento do terceiro volume das coletâneas de tirinhas dos personagens criados pelo autor capixaba Estevão Ribeiro. Com o título "Vida de Escritor" e um design similar ao do primeiro volume da publicação, os personagens Hector a Afonso tornam a protagonizar tirinhas com bom humor, dessa vez em histórias acerca do universo dos escritores e algumas das situações peculiares pelas quais muitos deles passam em alguns momentos ao longo de suas carreiras.


Atraindo a atenção de uma grande quantidade de pessoas que estavam na Livraria, que formaram uma considerável fila para conseguir o autógrafo de Estevão, além de reunir outros autores de quadrinhos e da literatura fantasiosa brasileira, como Carlos Ruas, Gerson Lodi-Ribeiro e Luiz Felipe Vasquez, que estiveram presentes para prestigiar o autor, o evento foi de grande sucesso. Contando ainda com a presença do editor responsável pela publicação, o paulista Guilherme Kroll (a quem já entrevistamos aqui no blog), da Balão Editorial, que recebeu a todos com bastante ânimo e entusiasmo, o lançamento proporcionou momentos extremamente agradáveis e conversas muito interessantes, dentre as quais vale destacar a origem do formato particular do primeiro e terceiro volumes das coletâneas dos "Passarinhos". Inicialmente pensado como uma forma de viabilizar a impressão do material nas máquinas de larga escala que eram utilizadas para imprimir em papel de nota fiscal, o formato acabou servindo para permitir uma economia maior nas gráficas habituadas à impressão em folha A4, vindo, apenas por final, a representar um objeto de estética atraente e fortemente convidativa para os leitores.

Uma vez que o custo com a publicação do seu material foi reduzido, Estevão permitiu à editora lançar o conteúdo de seus personagens a um preço mais acessível, atraindo, por conseguinte, uma maior gama e volume de leitores ao redor do país. A editora Balão Editorial ficou tão feliz com a receptividade da publicação, que, em breve, pretende relançar o segundo volume das coletâneas (cujo lançamento foi também coberto aqui no blog) no formato de livro-tira, segundo o próprio Estevão.

A vitrine da Livraria ganhou uma área temática especial para o evento
A noite fluiu de forma tranquila e o público da livraria foi ficando cada vez mais centralizado em torno do lançamento de Estevão, que pode receber todo o carinho dos leitores, que chegavam a trazer outras de suas publicações para conseguir sua assinatura. Todos os que estiveram presentes puderam sair satisfeitos com a nova obra adquirida e realizados com os encontros e conversas tidas.


Nenhum comentário: