Por Gabriel Guimarães
Iniciado a partir da paixão pelo gênero heróico das histórias em quadrinhos, o site Meu Herói, do aficionado pela arte sequencial Elenildo Lopes, foi crescendo em termos de estrutura desde 2007, mas apenas consolidando-se em 2008. Partindo do desejo de Lopes de incentivar a produção brasileira de histórias em quadrinhos, o site foi construindo um banco de matérias bastante interessante, indo desde entrevistas com profissionais do meio a áreas dedicadas à exposição de trabalhos dos aspirantes do mercado.

Participando ativamente dos debates acerca da democracia na nona arte, Meu Herói sempre procurou disponibilizar um ambiente de liberdade de expressão e de colaboração entre o público e os profissionais do ramo, com uma área em seu site, inclusive, destinada aos depoimentos dos afetados pela questão do mercado editorial brasileiro. Com esse desejo em mente, é que Lopes decidiu que é novamente momento de expandir a marca de seu site para outro setor dos quadrinhos, anunciando, há poucos dias, que está previsto para o primeiro semestre de 2012 a publicação da primeira revista de seu novo selo de quadrinhos independentes.
![]() |
A HQ "Capitão R.E.D." promete seguir na linha do personagem Capitão Nascimento, do filme "Tropa de Elite" |
Utilizando do mesmo nome de seu site, que está em etapa de registro junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), Lopes detalhou um pouco desse seu primeiro projeto. Trata-se do herói nacional "Capitão R.E.D.", que representa também o título da edição. Escrita e conceituada pelo próprio Elenildo Lopes e contando com os desenhos de Antonio Lima, mais conhecido por seu pseudônimo A-Lima, a publicação será feita em formato americano, com 35 páginas, capa colorida e miolo preto e branco, com uma versão colorida digitalmente para os dispositivos eletrônicos de leitura. Produzida com investimento dos próprios artistas, o retorno com este material é que deve ditar o futuro das publicações no selo Meu Herói. Uma vez que possui uma grande rede social de admiradores da arte sequencial, da qual fazem parte profissionais do meio e fãs, a repercussão da expansão deste novo selo de quadrinhos independentes brasileiros pode render grandes frutos, tanto para seus produtores, quanto para o público, que terá mais oportunidade de ler material produzido dentro do país, algo que nem sempre é possível devido a ampla concorrência nas bancas de revista. Uma vez que a tiragem da primeira edição será limitada, aos interessados fica a recomendação para entrar em contato com o autor por meio do próprio site do Meu Herói, cujo link pode ser encontrado aqui. Outra forma de conhecer um pouco mais do projeto de Elenildo e conferir as matérias de qualidade produzidas por seus muitos e talentosos colaboradores é através da página do site no Facebook, que pode ser vista aqui.
Como ativo batalhador dos direitos e valor dos quadrinistas brasileiros, fica aqui o mais sincero desejo de sucesso na nova empreitada do pessoal do site Meu Herói, e a esperança de que esse seja apenas o primeiro passo de uma jornada de grande reconhecimento para todos os profissionais envolvidos. Ao mesmo tempo, fica também as congratulações pelo trabalho de qualidade realizado no site e junto ao público nas redes sociais para toda a equipe. Que o futuro lhes reserve cada vez mais sucesso!
5 comentários:
Sem palavras para agradecer e dizer o quanto estamos felizes com essa reportagem completa sobre o MeuHerói, Gratos mesmo. Obrigado
Falta de respeito o que fizeram com esse desenho do Bira.
A ilustração foi criado pelo Bira para o meu blog sobre o Ken Parker, com base na capa do livro 58 de Ken Parker, que é baseada no quadro de Giuseppe Pellizza.
Veja a ilustração original do Bira aqui:
http://kenparker.blogspot.com/2011/02/bira-dantas-e-um-dos-maiores-mestres-do.html
E a Capa original, assim como a tela original que deu origem a tudo:
http://kenparker.blogspot.com/2008/01/capa-de-ken-parker-pea-de-museu-para.html
Lucas, realmente não sabia da originalidade desse desenho quando o postei. Procurei apenas uma das imagens utilizadas pelo DQB que melhor ilustrasse o parágrafo relacionado a ele. Em consideração ao seu comentário e em respeito ao trabalho do desenhista Bira Dantas, modifiquei a imagem que havia escolhido para a matéria, a fim de evitar quaisquer problemas de reconhecimento de autoria.
Agradecemos muito também pela sua atenção a esse elemento, e esperamos que esse tipo de erro não se repita no futuro. Caso aconteça, não hesite em nos avisar, que averiguaremos cada questão com especial atenção.
Ótima iniciativa e parabéns pela atenção às novidades, Gabriel.
Legal a iniciativa.
Postar um comentário