segunda-feira, 12 de março de 2012

Novo Selo de Quadrinhos Independentes

Por Gabriel Guimarães


Iniciado a partir da paixão pelo gênero heróico das histórias em quadrinhos, o site Meu Herói, do aficionado pela arte sequencial Elenildo Lopes, foi crescendo em termos de estrutura desde 2007, mas apenas consolidando-se em 2008. Partindo do desejo de Lopes de incentivar a produção brasileira de histórias em quadrinhos, o site foi construindo um banco de matérias bastante interessante, indo desde entrevistas com profissionais do meio a áreas dedicadas à exposição de trabalhos dos aspirantes do mercado.

Fornecendo, dessa forma, um ponto de encontro para aqueles com verdadeira paixão pelo meio, Lopes sempre manteve em mente a pretensão de atingir públicos cada vez maiores e, portanto, passou a investir na expansão de abordagem de seu portal. Criando setores que oferecessem conteúdo audiovisual das séries animadas japonesas e recomendassem jogos virtuais com temática baseada nos quadrinhos, o site ampliou sua margem de apelo, e permitiu a uma leva maior de internautas aproveitarem do seu vasto conteúdo postado. Entretanto, a marca do site foi se fortalecendo em um setor especificamente: a luta pela valorização da produção nacional de arte sequencial, em especial junto ao movimento DQB (Democracia ao Quadrinho Brasileiro).

Participando ativamente dos debates acerca da democracia na nona arte, Meu Herói sempre procurou disponibilizar um ambiente de liberdade de expressão e de colaboração entre o público e os profissionais do ramo, com uma área em seu site, inclusive, destinada aos depoimentos dos afetados pela questão do mercado editorial brasileiro. Com esse desejo em mente, é que Lopes decidiu que é novamente momento de expandir a marca de seu site para outro setor dos quadrinhos, anunciando, há poucos dias, que está previsto para o primeiro semestre de 2012 a publicação da primeira revista de seu novo selo de quadrinhos independentes.

A HQ "Capitão R.E.D." promete
seguir na linha do personagem
Capitão Nascimento, do filme
"Tropa de Elite"
Utilizando do mesmo nome de seu site, que está em etapa de registro junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), Lopes detalhou um pouco desse seu primeiro projeto. Trata-se do herói nacional "Capitão R.E.D.", que representa também o título da edição. Escrita e conceituada pelo próprio Elenildo Lopes e contando com os desenhos de Antonio Lima, mais conhecido por seu pseudônimo A-Lima, a publicação será feita em formato americano, com 35 páginas, capa colorida e miolo preto e branco, com uma versão colorida digitalmente para os dispositivos eletrônicos de leitura. Produzida com investimento dos próprios artistas, o retorno com este material é que deve ditar o futuro das publicações no selo Meu Herói. Uma vez que possui uma grande rede social de admiradores da arte sequencial, da qual fazem parte profissionais do meio e fãs, a repercussão da expansão deste novo selo de quadrinhos independentes brasileiros pode render grandes frutos, tanto para seus produtores, quanto para o público, que terá mais oportunidade de ler material produzido dentro do país, algo que nem sempre é possível devido a ampla concorrência nas bancas de revista. Uma vez que a tiragem da primeira edição será limitada, aos interessados fica a recomendação para entrar em contato com o autor por meio do próprio site do Meu Herói, cujo link pode ser encontrado aqui. Outra forma de conhecer um pouco mais do projeto de Elenildo e conferir as matérias de qualidade produzidas por seus muitos e talentosos colaboradores é através da página do site no Facebook, que pode ser vista aqui.

Como ativo batalhador dos direitos e valor dos quadrinistas brasileiros, fica aqui o mais sincero desejo de sucesso na nova empreitada do pessoal do site Meu Herói, e a esperança de que esse seja apenas o primeiro passo de uma jornada de grande reconhecimento para todos os profissionais envolvidos. Ao mesmo tempo, fica também as congratulações pelo trabalho de qualidade realizado no site e junto ao público nas redes sociais para toda a equipe. Que o futuro lhes reserve cada vez mais sucesso!

5 comentários:

Elenildo Lopes disse...

Sem palavras para agradecer e dizer o quanto estamos felizes com essa reportagem completa sobre o MeuHerói, Gratos mesmo. Obrigado

Lucas Pimenta disse...

Falta de respeito o que fizeram com esse desenho do Bira.

A ilustração foi criado pelo Bira para o meu blog sobre o Ken Parker, com base na capa do livro 58 de Ken Parker, que é baseada no quadro de Giuseppe Pellizza.

Veja a ilustração original do Bira aqui:
http://kenparker.blogspot.com/2011/02/bira-dantas-e-um-dos-maiores-mestres-do.html

E a Capa original, assim como a tela original que deu origem a tudo:
http://kenparker.blogspot.com/2008/01/capa-de-ken-parker-pea-de-museu-para.html

GG disse...

Lucas, realmente não sabia da originalidade desse desenho quando o postei. Procurei apenas uma das imagens utilizadas pelo DQB que melhor ilustrasse o parágrafo relacionado a ele. Em consideração ao seu comentário e em respeito ao trabalho do desenhista Bira Dantas, modifiquei a imagem que havia escolhido para a matéria, a fim de evitar quaisquer problemas de reconhecimento de autoria.

Agradecemos muito também pela sua atenção a esse elemento, e esperamos que esse tipo de erro não se repita no futuro. Caso aconteça, não hesite em nos avisar, que averiguaremos cada questão com especial atenção.

Nano disse...

Ótima iniciativa e parabéns pela atenção às novidades, Gabriel.

João Ferreira disse...

Legal a iniciativa.