sexta-feira, 13 de maio de 2011

Nanquim Descartável, Talento Inestimável

Por Gabriel Guimarães


Semana passada, tive o imenso prazer de poder ler uma obra que já estava há algum tempo na minha lista de desejos. A HQ independente "Nanquim Descartável", produzida desde 2007, chegou à sua quarta edição em um formato especial, direto para as livrarias com 96 páginas de ótimas histórias e não tem como eu não comentar um pouco sobre esse projeto nacional de quadrinhos que deu extremamente certo.

Criação do roteirista Daniel Esteves, as histórias das personagens Ju, Sandra e do mulherengo Tuba já foram desenhadas por uma série de talentosíssimos desenhistas brasileiros, dentre os quais Mário Cau (autor da HQ "Nós - Dream Sequence Revisited", cujo lançamento foi anunciado aqui no blog antes e cujo site pessoal pode ser visto aqui) e Julio Brilha, cujos experimentos com o formato de narrativa dos quadrinhos são realmente uma obra de arte. Falando em um tom de diálogo com o leitor, todos os capítulos da história são envolventes e mostram todas as dificuldades que os relacionamentos que construímos ao longo de nossas vidas nos afetam, uns mais do que outros, naturalmente.

Seja pela indecisão, por insegurança ou pelo simples desejo de não esquecer as boas memórias que se teve com uma pessoa amada, "Nanquim Descartável" trata principalmente dessa encruzilhada dos personagens de uma forma descontraída, sincera e sensível. Sem se conter, a história mostra conflitos que são reais e que, ainda que inexplicáveis pela racionalidade lógica, acontecem com cada um de nós. A qualidade do roteiro é ótima e os desenhos acompanham a sequência de eventos de forma precisa, dando o tom de cada cena de acordo com o que a cena representa em si. A edição com certeza figurará na minha coleção de bons quadrinhos para se ler, e a minha recomendação aqui é clara.
Além desse tom sentimental da história, a HQ tem uma quantidade de elementos metalinguísticos muito grande pelo fato de seus personagens serem aspirantes a profissionais dos quadrinhos, tal qual as pessoas que fizeram a história, e, através dessa característica, mostra um pouco o processo de criação e edição necessários para se montar uma história em quadrinhos num dos grandes centros urbanos do Brasil que é a cidade de São Paulo, onde é ambientada a história.

Em novembro do ano passado, tive o grande prazer de conhecer alguns dos responsáveis pela criação e publicação desse material na Rio Comicon (que teve cobertura completa aqui no blog, inclusive das oficinas ministradas por essa galera) e foi um imenso prazer ver que há gente capaz de fazer quadrinhos de extrema qualidade lutando para conseguir mostrar seu trabalho em meio a esse mercado tão concorrido que é o de quadrinhos no Brasil. Os selos nacionais "HQ em Foco", "Balão Editorial" e "Quarto Mundo" também merecem uma grande menção aqui pelo trabalho que vêm realizando na promoção dos quadrinhos brasileiros e espero, honestamente, ouvir cada vez mais de conquistas de cada uma delas no futuro.

NOTA GERAL: 4,5 estrelas.

Um comentário:

Cadu Simões disse...

E vale lembrar que as Histórias em Quadrinhos da Nanquim Descartável podem ser lidas online no site da série dentro do coletivo de webcomics Petisco: http://petisco.org/nanquim/

Pra quem ainda não pode comprar as revistas, eis uma ótima oportunidade de conhecer essa série "onde nada acontece, mas muita coisa é dita". =)