Por Gabriel Guimarães
Essa semana foi anunciado o ator que fará o papel do novo professor Xavier no cinema, e não é ninguém menos que alguém que já trabalhou em outra adaptação de quadrinhos para a telona no filme “O Procurado”, o ator escocês James McAvoy. Não tenho absolutamente nada contra ele, porém isso me fez começar a tentar entender como o processo de formação do elenco principal dos filmes é importante.
A escalação do elenco certo pode muitas vezes ser o maior diferencial entre um filme de sucesso e um fracasso, e parece que alguns produtores ainda não perceberam isso tão claramente. Enquanto posso mencionar Hugh Jackman, Robert Downey Jr. e Tobey Maguire como atores que surpreenderam no papel de heróis e se tornaram a forma física com que todos olhamos para esses personagens hoje, há uma lista impressionante de atuações que marcaram os filmes de heróis de maneira negativa. Basta recordar Ben Affleck em Demolidor (2004), Halle Barry em Mulher-Gato (2004), Nicholas Cage em Motoqueiro Fantasma (2007) e Gabriel Macht em Spirit (2008).
Então, me pergunto, será que os atuais escalados ou pré-escalados para os próximos filmes de adaptação dos quadrinhos farão parte do primeiro grupo mencionado ou lutarão para serem esquecidos por sua atuação como os demais?
Alguns são ainda excelentes atores e atrizes e podem vir a surpreender, mas causam muito receio por sua fisiologia e/ou jeito de agir diferentes dos personagens das HQs, como é o caso de Ryan Reynolds, que ficou perfeito pelo seu perfil físico e psicológico no papel de Deadpool no sofrível filme solo do Wolverine, mas que em nada se assemelha a Hal Jordan, o principal Lanterna Verde dos quadrinhos que será o personagem central do filme que estreará em 2011. Como fã confesso do gladiador esmeralda, admito que fiquei muitíssimo temeroso pelo rumo que o filme vai ter, ainda que o elenco de bastidores seja de primeira linha. Assomando-se ao intérprete de Jordan, surge outra fonte de questionamento no filme, Blake Lively como Carrol Ferris. A atriz principal de Gossip Girl não me parece lembrar nem de longe a Carrol Ferris marcante e responsável do universo DC. Mas foi como disse antes, podem surpreender, e é o que eu sinceramente espero.
Chris Evans como Capitão América, os cinco candidatos a serem o novo Homem-Aranha no reboot das filmagens do cabeça-chave da Marvel, dentre outros, ainda geram muitas incertezas no público que mais conhece as obras originais.
Espero que, tal qual no universo dos quadrinhos, nossa força de vontade, que é o que alimenta a bateria econômica das grandes empresas de quadrinhos quando compramos as revistas e vamos ao cinema assistir aos filmes, seja grande o suficiente para que em caso de os critérios para a escolha de elencos permanecer a mesma para os filmes futuros, que os atores e atrizes escolhidos venham sinceramente a nos surpreender e honrar os personagens que inflamam em nossas memórias há tantas décadas.
Links relacionados:
http://www.omelete.com.br/cinema/filme-do-lanterna-verde-contrata-sua-carol-ferris/
http://www.omelete.com.br/cinema/anunciado-o-ator-que-vai-ser-o-lanterna-verde-nos-cinemas/
http://universohq.com/quadrinhos/2010/n28052010_10.cfm
http://cinemacomrapadura.com.br/livros/161788/conheca-os-cinco-candidatos-ao-papel-de-homem-aranha/
Um comentário:
Fala Gabriel!
Queria saber se você podia me ajudar a divulgar esse concurso que estou promovendo, ou só comentar ele, e até convidando-o a participar:
Postar um comentário