Por Gabriel Guimarães
Will Eisner foi um dos pioneiros das histórias em quadrinhos no início do século XX, apesar de ele só ter passado a ficar mais em evidência a partir da década de 1970. Habitante dos bairros judeus de Nova York, Eisner ganhou destaque pela profundidade emotiva de suas obras, em especial aquelas que tratavam do período negro da história americana durante a crise de 1929 nos Estados Unidos, retratando em muitas delas a determinação da população que, mesmo sem ter condições de uma vivência um mínimo que positiva em muitos casos, permanecia batalhando por algo melhor.
Como Eisner afirma,: “Por meio do manejo habilidoso dessa estrutura aparentemente amorfa [da arte da narração] e de uma compreensão da anatomia da expressão, o desenhista pode começar a empreender a exposição de histórias que envolvem significados mais profundos e tratam das complexidades da experiência humana.”[1], seus trabalhos foram muito marcados por uma humanização única das personagens, feita de maneira sutil e marcante.
Baseado nas definições propostas por Walter Benjamin no seu texto “O Flâneur”, e suas considerações sobre a posição do transeunte dos textos de Edgar Allan Poe e Baudellaire, sinto-me em condições de enquadrar Eisner como praticante da flanérie uma vez que tal qual Benjamin afirmou que “a rua se torna moradia para o flâneur que, entre as fachadas dos prédios, sente-se em casa, tanto quanto o burguês entre suas quatro paredes.”, é possível observar isso nas obras de Eisner, que costumam tratar da vida nos grandes centros e das reações humanas a ela, sendo muito pouco limitadas por histórias entre quatro paredes apenas, indo além, para um ambiente público e urbano.
Obras como “Um Contrato com Deus” (1978), “Avenida Dropsie” (1995), “Nova York: A Grande Cidade” (1981), “O Edifício” (1987), “Cadernos de Tipos Urbanos” (1989) e “Pessoas Invisíveis” (1992) são exemplos máximos disso, uma vez que, semelhante ao personagem protagonista de Poe em seu conto “O Homem da Multidão”, os olhos do artista através dos quais observamos as histórias são focados em personagens corriqueiras que nos chamam atenção muitas vezes pelo seu arquétipo humanizado. Sem caracterizar absolutamente um personagem sequer, Eisner deixa todos as pessoas que aparecem sem nome, sem identificação, sendo estes então tratados apenas como seres em trânsito, indo ou voltando do trabalho, cujas ambições muitas vezes passam desapercebidas dos olhares alheios, mas que por trás de cada um há uma história, há uma narrativa a ser contada.
É ainda mais evidente a flanerié de Eisner em seu único personagem cuja alcunha e fisionomia eram sempre reconhecidas todos os meses, o herói detetive Spirit, que não possuía sequer identidade secreta. Funcionando como uma visão pura da análise de suspeitos, Spirit foi um personagem muito marcado pelo fato de suas histórias quase nunca terem o protagonista em primeiro plano, dando muito mais atenção assim aos personagens coadjuvantes e ao seu lado mais humanizado da história.
Criado em 1940, Spirit destoava do padrão de herói que estava sendo desenvolvido na época, chamando atenção já naqueles tempos para a diferença que uma mudança de abordagem era capaz de fazer por uma história. Eisner adotou o mesmo padrão de narrativa humanizada em todas as suas grandes obras, suas graphic novels (novelas gráficas), termo que foi criado por ele mesmo para definir histórias em quadrinhos adultas de muitas páginas que podiam ser lançadas em formato de livro, e que seria mais socialmente reconhecido que o termo histórias em quadrinhos em si quando ele fosse questionado quanto a sua profissão.
Em sua graphic novel “Nova York: A Grande Cidade”, Eisner produziu uma série de vinhetas (histórias curtas) cujo objetivo era mostrar os fatores que realmente marcavam a cidade grande na visão do autor, vista de ângulos pouco ou nada convencionais, como bueiros, degraus de escada, metrôs – abordando aqui a questão destacada Benjamin do predomínio da comunicação visual a uma comunicação auditiva, onde as pessoas passaram a ter de encarar horas a fio indivíduos desconhecidos sem demonstrar necessariamente uma reação a eles, fato ao qual Eisner trata de maneira bem humorada, revelando-nos por balões de pensamento a infinidade de interesses inerentes de cada pessoa no vagão –, latas de lixo, hidrantes, caixas de correio, postes de luz, esgoto e janelas – este último talvez seu trabalho de maior destaque pela sensibilidade dada às idas e vindas dos habitantes da cidade e às representações simbólicas destas, como os quadrinhos anteriores demonstram.
Tal qual Poe destacou o fluxo das massas num ambiente urbano repleto de locais, ambientes e esferas específicas com seus respectivos habitantes para cada um, Eisner o fez em suas obras mostrando as diferenças dos bairros de população mais nobre, de renda mais farta, e os bairros pobres, marcados pela violência, pela existência de gangues, pelas muitas histórias de trabalhadores que dedicam suas vidas ao serviço e não vêem sua recompensa chegar, etc. Basta uma breve olhada em obras como “A Força da Vida” (1978), “Pessoas Invisíveis” e até os já mencionados “Avenida Dropsie” e “Nova York: A Grande Cidade” para poder constatar essas mudanças.
Entretanto, talvez seja na capa da coletânea mais recente de suas obras “Nova York: A Vida na Cidade Grande” e nas artes interiores de seu trabalho “Caderno de Tipos Urbanos” que a figura do flâneur pode ser vista mais nitidamente, uma vez que o próprio Eisner se retrata como um artista, parado com um bloco de folhas a desenhar em meio ao fluxo inesgotável de seres, que passam sem sequer perceber sua existência, imersos em seus próprios problemas e cotidianos. Eisner, nessas cenas, se mostra o verdadeiro estudioso das multidões, dedicando sua vida e sua carreira a esse objeto de estudo e mercadoria de prazer, fato confirmado pela afirmação de Eisner que “o tempo da cidade tem uma cadência especial. É afetado pela breve duração dos eventos. (...) O ritmo é um elemento da velocidade que dita como os habitantes têm de negociar o movimento. E o espaço é a limitada área habitável deixada pelos obstáculos no labirinto de concreto”[2], como pode ser visto abaixo.
Como Eisner afirma,: “Por meio do manejo habilidoso dessa estrutura aparentemente amorfa [da arte da narração] e de uma compreensão da anatomia da expressão, o desenhista pode começar a empreender a exposição de histórias que envolvem significados mais profundos e tratam das complexidades da experiência humana.”[1], seus trabalhos foram muito marcados por uma humanização única das personagens, feita de maneira sutil e marcante.
Baseado nas definições propostas por Walter Benjamin no seu texto “O Flâneur”, e suas considerações sobre a posição do transeunte dos textos de Edgar Allan Poe e Baudellaire, sinto-me em condições de enquadrar Eisner como praticante da flanérie uma vez que tal qual Benjamin afirmou que “a rua se torna moradia para o flâneur que, entre as fachadas dos prédios, sente-se em casa, tanto quanto o burguês entre suas quatro paredes.”, é possível observar isso nas obras de Eisner, que costumam tratar da vida nos grandes centros e das reações humanas a ela, sendo muito pouco limitadas por histórias entre quatro paredes apenas, indo além, para um ambiente público e urbano.
Obras como “Um Contrato com Deus” (1978), “Avenida Dropsie” (1995), “Nova York: A Grande Cidade” (1981), “O Edifício” (1987), “Cadernos de Tipos Urbanos” (1989) e “Pessoas Invisíveis” (1992) são exemplos máximos disso, uma vez que, semelhante ao personagem protagonista de Poe em seu conto “O Homem da Multidão”, os olhos do artista através dos quais observamos as histórias são focados em personagens corriqueiras que nos chamam atenção muitas vezes pelo seu arquétipo humanizado. Sem caracterizar absolutamente um personagem sequer, Eisner deixa todos as pessoas que aparecem sem nome, sem identificação, sendo estes então tratados apenas como seres em trânsito, indo ou voltando do trabalho, cujas ambições muitas vezes passam desapercebidas dos olhares alheios, mas que por trás de cada um há uma história, há uma narrativa a ser contada.
É ainda mais evidente a flanerié de Eisner em seu único personagem cuja alcunha e fisionomia eram sempre reconhecidas todos os meses, o herói detetive Spirit, que não possuía sequer identidade secreta. Funcionando como uma visão pura da análise de suspeitos, Spirit foi um personagem muito marcado pelo fato de suas histórias quase nunca terem o protagonista em primeiro plano, dando muito mais atenção assim aos personagens coadjuvantes e ao seu lado mais humanizado da história.
Criado em 1940, Spirit destoava do padrão de herói que estava sendo desenvolvido na época, chamando atenção já naqueles tempos para a diferença que uma mudança de abordagem era capaz de fazer por uma história. Eisner adotou o mesmo padrão de narrativa humanizada em todas as suas grandes obras, suas graphic novels (novelas gráficas), termo que foi criado por ele mesmo para definir histórias em quadrinhos adultas de muitas páginas que podiam ser lançadas em formato de livro, e que seria mais socialmente reconhecido que o termo histórias em quadrinhos em si quando ele fosse questionado quanto a sua profissão.
Em sua graphic novel “Nova York: A Grande Cidade”, Eisner produziu uma série de vinhetas (histórias curtas) cujo objetivo era mostrar os fatores que realmente marcavam a cidade grande na visão do autor, vista de ângulos pouco ou nada convencionais, como bueiros, degraus de escada, metrôs – abordando aqui a questão destacada Benjamin do predomínio da comunicação visual a uma comunicação auditiva, onde as pessoas passaram a ter de encarar horas a fio indivíduos desconhecidos sem demonstrar necessariamente uma reação a eles, fato ao qual Eisner trata de maneira bem humorada, revelando-nos por balões de pensamento a infinidade de interesses inerentes de cada pessoa no vagão –, latas de lixo, hidrantes, caixas de correio, postes de luz, esgoto e janelas – este último talvez seu trabalho de maior destaque pela sensibilidade dada às idas e vindas dos habitantes da cidade e às representações simbólicas destas, como os quadrinhos anteriores demonstram.
Tal qual Poe destacou o fluxo das massas num ambiente urbano repleto de locais, ambientes e esferas específicas com seus respectivos habitantes para cada um, Eisner o fez em suas obras mostrando as diferenças dos bairros de população mais nobre, de renda mais farta, e os bairros pobres, marcados pela violência, pela existência de gangues, pelas muitas histórias de trabalhadores que dedicam suas vidas ao serviço e não vêem sua recompensa chegar, etc. Basta uma breve olhada em obras como “A Força da Vida” (1978), “Pessoas Invisíveis” e até os já mencionados “Avenida Dropsie” e “Nova York: A Grande Cidade” para poder constatar essas mudanças.
Entretanto, talvez seja na capa da coletânea mais recente de suas obras “Nova York: A Vida na Cidade Grande” e nas artes interiores de seu trabalho “Caderno de Tipos Urbanos” que a figura do flâneur pode ser vista mais nitidamente, uma vez que o próprio Eisner se retrata como um artista, parado com um bloco de folhas a desenhar em meio ao fluxo inesgotável de seres, que passam sem sequer perceber sua existência, imersos em seus próprios problemas e cotidianos. Eisner, nessas cenas, se mostra o verdadeiro estudioso das multidões, dedicando sua vida e sua carreira a esse objeto de estudo e mercadoria de prazer, fato confirmado pela afirmação de Eisner que “o tempo da cidade tem uma cadência especial. É afetado pela breve duração dos eventos. (...) O ritmo é um elemento da velocidade que dita como os habitantes têm de negociar o movimento. E o espaço é a limitada área habitável deixada pelos obstáculos no labirinto de concreto”[2], como pode ser visto abaixo.
Em sua vida, poucas foram as obras desse autor que não lidaram com essa temática, como “Último Dia no Vietnã” (2001) e alguns contos ilustrados que produziu como “O Último Cavaleiro Andante” (1999), que retratava a história escrita por Cervantes do cavaleiro Dom Quixote. Além dessas, houve algumas obras de autobiografia feitas por ele também, como “O Sonhador” (1986) e “No Coração da Tempestade” (1991), que contavam suas experiências de vida.
Tal qual Dickens se queixou da falta do barulho da rua, que era indispensável para a sua produção, fez Eisner, quando se mudou para o estado da Flórida, e não suportou viver lá por muito tempo, regressando o mais rápido que pôde para sua vida na sua cidade grande, lar de seus desejos e fonte de seus sonhos, Nova York. Lá, voltou a residir, produzir, criar, sonhar, até 2005, quando faleceu aos 87 anos.
Will Eisner foi, portanto, um homem da vida pública, cujo trabalho reflete sua paixão pela vida nos grandes centros como poucos o fizeram, adotando para si a visão de observador, estudioso dos movimentos, das idas e vindas, do fluxo com que os turbilhões de pessoas cruzam as ruas diariamente. Sua visão vai além do normalmente esperado, revelando-nos pela sua narrativa gráfica todo um novo mundo de interpretação dos fatos e eventos, uma interpretação pelo olhar de mera figura humana, limitada, esquizofrênica, porém forte em meio às fraquezas da vida. Seu fascínio pelas multidões pode se comparar ao do personagem de Poe, se não ultrapassá-lo, porque até seus últimos dias de vida, esse grande mestre dos quadrinhos, referência para todos os pretensos quadrinistas que vieram depois dele, permaneceu produzindo obras que exacerbavam os grandes centros, suas selvas de concreto, que eram suas grandes fontes de inspiração.
Tal qual Dickens se queixou da falta do barulho da rua, que era indispensável para a sua produção, fez Eisner, quando se mudou para o estado da Flórida, e não suportou viver lá por muito tempo, regressando o mais rápido que pôde para sua vida na sua cidade grande, lar de seus desejos e fonte de seus sonhos, Nova York. Lá, voltou a residir, produzir, criar, sonhar, até 2005, quando faleceu aos 87 anos.
Will Eisner foi, portanto, um homem da vida pública, cujo trabalho reflete sua paixão pela vida nos grandes centros como poucos o fizeram, adotando para si a visão de observador, estudioso dos movimentos, das idas e vindas, do fluxo com que os turbilhões de pessoas cruzam as ruas diariamente. Sua visão vai além do normalmente esperado, revelando-nos pela sua narrativa gráfica todo um novo mundo de interpretação dos fatos e eventos, uma interpretação pelo olhar de mera figura humana, limitada, esquizofrênica, porém forte em meio às fraquezas da vida. Seu fascínio pelas multidões pode se comparar ao do personagem de Poe, se não ultrapassá-lo, porque até seus últimos dias de vida, esse grande mestre dos quadrinhos, referência para todos os pretensos quadrinistas que vieram depois dele, permaneceu produzindo obras que exacerbavam os grandes centros, suas selvas de concreto, que eram suas grandes fontes de inspiração.
BIBLIOGRAFIA:
BENJAMIN, Walter. O Flâneur, editora Brasiliense, 1989.
POE, Edgar Allan Poe. O Homem da Multidão, editora Cultrix, 1985.
EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Seqüencial, editora Martins Fontes, 2001.
EISNER, Will. Narrativas Gráficas, editora Devir, 2008.
EISNER, Will. Um Contrato com Deus, editora Brasiliense, 1978.
EISNER, Will. O Edifício. In: Nova York: A Vida na Grande Cidade, editora Companhia das Letras, 2009.
EISNER, Will. Caderno de Tipos Urbanos. In: Nova York: A Vida na Grande Cidade, editora Companhia das Letras, 2009.
EISNER, Will. Pessoas Invisíveis. In: Nova York: A Vida na Grande Cidade, editora Companhia das Letras, 2009.
EISNER, Will. Nova York: A Vida na Grande Cidade, editora Companhia das Letras, 2009.
EISNER, Will. A Força da Vida. Editora Devir, 2007.
EISNER, Will. Avenida Dropsie, editora Devir, 2004.
EISNER, Will. Pequenos Milagres, editora Devir, 2006.
EISNER, Will. O Último Cavaleiro Andante, editora Companhia das Letras, 1999.
EISNER, Will. Último Dia no Vietnã, editora Devir, 2001.
EISNER, Will. O Sonhador, editora Devir, 2007.
EISNER, Will. No Coração da Tempestade, editora Abril, 1996.
[1] EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Seqüencial, editora Martins Fontes, 1999.
[2] EISNER, Will. Nova York: A Vida na Grande Cidade, editora Companhia das Letras, 2009.
2 comentários:
Vejo que você gosta bastante de Eisner... E vejo que vou ter que imprimir isso pra ler melhor...
Deixo registrado aqui um convite:
O Quadrinho Mudo, razão de ser da minha pesquisa está disponível pra download... Peço que dê uma olhada nele... para saber as suas críticas...!
Abs
:.
Como faço para baixar os quadrinhos no seu site, freExpreeioNnaquin?
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