domingo, 4 de janeiro de 2009

Admirável Ano Novo

por Gabriel Guimarães

Parece um tanto quanto cedo para admirar o ano de 2009, e, a princípio, é mesmo, mas para aqueles que, através das histórias em quadrinhos, aprenderam a escalar paredes e voar pelos setores galácticos, o novo calendário traz apenas novas histórias de batalhas épicas e contos de pura magia e superação.


Para os experientes colecionadores de gibis, o futuro reserva reformulações das linhas de HQs do Homem de Ferro e a minissérie de Brian Michael Bendis, Invasão Secreta, chegando ao seu ápice, pela Marvel, e as tão esperadas histórias de Grant Morrison, A Queda dos Novos Deuses e Crise Final, pela DC Comics.

Para os leitores mais eventuais, estarão sendo publicadas a saga Ultimatum, reunindo todos os heróis do universo Ultimate da Marvel, e a polêmica porém aclamada saga Batman: RIP, pela DC. Os autores não deixam por desejar.

Ao mesmo tempo, para aqueles que porventura queiram se integrar com esse meio de comunicação e/ou começarem a ler material de grande qualidade, a editora Panini tem muitos encadernados especiais em fase de produção para serem publicados aqui. Eles reúnem grandes sagas e arcos de história com os mais diferentes tipos de narrativa, feitos por grandes roteiristas das histórias em quadrinhos, como os mestres Stan Lee, Jerry Siegel, Bill Finger e Dennis O'Neal, e ilustrados pelos mais variados artistas, desde Joe Shuster, Jack Kirby e Steve Ditko a Neal Adams, Dan Jurgens e Brian Bolland.

WATCHMEN


Aqui, vale uma nota especial para a publicação do álbum Watchmen em sua edição mais luxuosa, com uma quantidade de material extra enorme em vista da estréia do filme nas salas de cinema ao redor do mundo a princípio no mês de março. Essa história é considerada a melhor dos quadrinhos de gênero heróico pela sua complexa abordagem psicológica sobre um grupo de heróis em plena época de Guerra Fria, em 1985.

Para quem nunca a leu, vai aqui a minha recomendação, e para aqueles que já a conhecem, esta edição, se alcançar parte da qualidade do seu modelo americano, que contém exemplos de roteiros do Alan Moore, esquetes de esboço e os desenvolvimento dos personagens pelo desenhista Dave Gibbons, vai ser um marco na qualidade de publicação desse gênero.

Um ano muito bom se anuncia, e tudo que nos resta agora é esperar a chegada às bancas desse material para podermos deliciar nossas imaginações e fantasias, tanto infantis quanto adultas, com todo esse conteúdo. Valerá a pena esperar.

Nenhum comentário: