segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Resultados e Comemorações

Por Gabriel Guimarães


Ângelo Agostini
Em 30 de janeiro de 1869, ocorria a primeira publicação do material do ítalo-brasileiro Ângelo Agostini, uma história apresentada através de imagens em sequência para gerar a compreensão lógica da relação entre elas. Essa história, "As Aventuras de Nhô Quim", publicada originalmente no jornal Vida Fluminense, constituiu um marco para a história dos quadrinhos enquanto meio de comunicação, e Agostini se tornou, dessa forma, um dos grandes precursores das histórias em quadrinhos tradicionais. Ainda que muitas vezes seja esquecido por alguns historiadores, como foi o caso na publicação do livro "1001 Comics You Must Read Before You Die", da editora americana Cassell Illustrated, Agostini apresentou cerca de 26 anos antes do americano Richard Outcault uma história com as mesmas propriedades expressivas com igual teor político estilizado, tal qual a produção do americano, as tiras "Down Hogan's Alley", mais tarde renomeadas a partir de seu personagem de maior destaque, "The Yellow Kid".

Para que a memória desse grande pioneiro não fosse esquecida, e seu legado pudesse manter-se ativo na memória de todos os profissionais da indústria dos quadrinhos, em 1984, a Associação dos Quadrinistas e Cartunistas de São Paulo instituiu este dia 30 de janeiro como Dia do Quadrinho Nacional, fato que até os dias de hoje é muito celebrado por todos os admiradores da arte sequencial brasileira. O blog "O Quadrinho" fez uma bela matéria em homenagem a Ângelo Agostini hoje que merece ser conferida, o que pode ser feito aqui.

Com a força que os quadrinhos nacionais vem recebendo nos últimos anos, em especial o esplêndido ano de 2011, o qual considero como tendo sido o ano em que foi apresentado o novo panorama dos quadrinhos brasileiros no Brasil dos Quadrinhos, o mercado cresceu muito, e os autores têm conseguido receber um pouco do reconhecimento que tanto merecem por seus esforços e talentos. Um exemplo disso é o grande roteirista paulistano Celso Menezes, que anunciou hoje o segundo volume da sua história "Jambocks!", sobre a participação do Brasil nos grandes conflitos militares internacionais. Tendo lançado o primeiro volume em 2010 através do programa de incentivo à produção cultural do estado de São Paulo, o ProAc, junto do excelente desenhista Felipe Massafera, a união desses dois grandes profissionais poderá ser novamente conferida no segundo volume da história, que trata da defesa do canal do Panamá realizada pelo exército brasileiro. Certamente, a história valerá a pena ser conferida.

Para comemorar esse dia, nós do Quadrinhos Pra Quem Gosta lançamos, há algumas semanas, a segunda promoção da história do blog, "Quadrinhos Pra Quem Gosta no Dia do Quadrinho Nacional". Depois de muitas inscrições de vários estados brasileiros, enfim, realizamos o sorteio de cada um dos prêmios, e o resultado foi o seguinte:

DVD "Superman - Um Pedacinho de Casa" - Nicolas Queirós (@nicolasqueiros);

DVD "Superman/Batman - Apocalypse" - Luis Henrique Garavello (@luisgaravello);

DVD "A Morte do Superman" - Victor Serpa (@victordequide);


Encadernado "Coleção DC 70 Anos: As Maiores Histórias do Lanterna Verde" - Vitor Silveira Pereira (@vitor655);


Livro "Reféns", autografado pelo autor Rafael Neves - Luciana Cristian (@L2CG);

Livro "Os Passarinhos e Outros Bichos", autografado pelo autor Estevão Ribeiro - Vinícius Cunha (@thevinil);

Livro "Intempol: Para Tudo se Acabar na Quarta-Feira", de Octavio Aragão e Manoel Ricardo, autografado pelo autor Octavio Aragão - Nina Rocha (@ninarocha);

Desejamos, portanto, os mais sinceros parabéns a todos os participantes, e agradecemos a todos os muitos parceiros do blog, que tornaram possível essa merecida premiação aos leitores do Quadrinhos Pra Quem Gosta. Os vencedores serão contatados pelo blog através de mensagens diretas no twitter e/ou e-mail, para que a entrega dos prêmios seja combinada de forma correta. Mais uma vez, muito obrigado pela participação de todos, e:

FELIZ DIA DO QUADRINHO NACIONAL!

3 comentários:

João Ferreira disse...

Tava aqui acompanhando o sorteio. Maneiro isso! hehe Gostei muito do "logo" que vc criou com o "balãozinho" na posição do círculo central de nossa bandeira. Não conheço muitos dos quadrinhso brasileiros, mas sou fã (fã meeesmo!) do Maurício de Souza e sua "turminha". Sou fã confesso também de "Carlos Patati", vc já sabe. hehe De resto, só desejar um "Feliz Dia dos Quadrinhos Nacionais" pra vc tb! :-)

GG disse...

Na verdade, João, a logo não fui eu que criei, não, mas sim um elemento encontrado em alguns outros blogs e sites de quadrinhos como forma de comemorar esse dia para a arte sequencial brasileira. Agradecemos sinceramente seu apoio e pedimos que você continue acompanhando o blog aqui que, tendo a oportunidade de organizar novas promoções e concursos, certamente o faremos para premiar nossos grandes leitores. Feliz dia do Quadrinho Nacional pra você também! =D

Anônimo disse...

Estou em SP e vim até numa lanhouse conferir o resultado! Fiquei muito feliz com a premiação e espero ter em mãos o meu "presente"! Valeu e sucesso para o blog =)