terça-feira, 17 de maio de 2011

Reconhecimento Que Vale Ser Destacado

Por Gabriel Guimarães


Na última quinta-feira (12 de maio), ocorreu na sede da ABL (Academia Brasileira de Letras) no largo do Arouche, SP, uma digna e muito bem recebida homenagem à maior figura dos quadrinhos brasileiros no mundo e patrono da nona arte no país, o criador da turminha da Mônica, Maurício de Sousa. Após décadas de dedicação e trabalho focado na divulgação, expansão e manutenção dos públicos de seus personagens, Maurício enfim tomou posse como membro do círculo mais respeitado de profissionais da literatura brasileira e se tornou o primeiro quadrinista a atingir tal posto.

É com grande orgulho que recebi essa notícia, e é com profundo e sincero desejo de voos cada vez mais altos para os projetos de Maurício que eu venho trazê-la aqui para o blog como um gesto de reconhecimento da arte sequencial no campo literário brasileiro. Desde que os quadrinhos começaram a ser publicados no Brasil, a luta pela valorização desse meio de comunicação tem sido muito discutida, destacando grandes nomes que lutavam a favor desse processo, como os editores Adolfo Aizen e Sérgio Machado e o escritor Gilberto Freyre, e gerando marcantes figuras de oposição, como Samuel Wainer e Orlando Dantas, que por muito tempo atacaram os quadrinhos como uma brecha para criticar seu maior rival do meio jornalístico, Roberto Marinho, dono do jornal O Globo e da Rio Gráfica-Editora (RGE).

Anos se passaram, muitos discursos foram feitos de ambos os lados, tentativas de sindicalização, da criação de um selo de ética válido, além de muitas e muitas estratégias de aproximação da nona arte com os valores da sociedade brasileira. Ainda assim, a resistência aos quadrinhos como forma de estímulo intelectual é algo muito discutido até hoje e ainda não é plenamente aceito. Espero que esse reconhecimento e homenagem ao grande autor que é Maurício de Sousa venha para trazer de novo à tona esse debate, para que enfim os quadrinhos possam ter o respeito e consideração que merecem, e seus admiradores o devido tratamento e reconhecimento.

O próprio Eloyr Pacheco (à esquerda) e Alvaro de Moya,
na palestra na Garagem Hermética

Além disso, gostaria de também destacar a homenagem que foi feita a um dos estudiosos brasileiros da arte sequencial que é talvez uma das maiores referências da área no país, o também paulista Alvaro de Moya, que já escreveu diversos livros sobre o assunto, dentre os quais "A História das Histórias em Quadrinhos", "Vapt-Vupt" e "Shazam", e que no último dia 13, teve seu nome dado a uma quadrinhoteca no Centro Cultural Eloyr Pacheco. Um dia depois, o autor participou de um debate com admiradores da nona arte na sede da Garagem Hermética, espaço multiuso do próprio Centro Cultural. Muitas pessoas estiveram presente e a procura pelo conhecido comunicador foi grande atrás de autógrafos.

Ao ver essas duas figuras de extrema importância para os quadrinhos no Brasil terem esse merecido reconhecimento e atraindo tanta atenção, fico muito feliz pensando no rumo dos quadrinhos. Podemos estar caminhando a passos não tão longos ainda para uma expansão dos quadrinhos como arte diante dos críticos e do público em geral, mas não estamos parados, e o movimento é essencial para que um dia possamos chegar a dias onde o respeito seja algo comum e o tratamento entre os meios de comunicação se dê de forma igualitária. Pode ser apenas um sonho, um ideal, almejar tanto, mas não vamos parar de lutar até que esse sonho se torne realidade, porque a realidade nada mais é que fruto dos sonhos de quem veio antes de nós, e jamais podemos esquecer isso.

2 comentários:

Marcela disse...

oi, gabriel!!! Fiz um blog também. to no laboratório de blog da eco. não dá pra te seguir aqui?
depois veja lá, é sobre cultura feminina (também vou falar um pouco sobre quadrinhos!) :P
beijos, marcela (PE)

GG disse...

Me passa depois o link quando fizer alguma matéria sobre HQs que eu faço um comentário aqui no blog pra divulgar. =)
Acho que não tem nenhum problema no momento no Blogger que te impeça de acompanhar as novidades do blog aqui não... Caso não consiga fazer isso de casa, me avisa que eu vou procurar saber qualquer problema que possa estar acontecendo.